73ª Sessão Ordinária - 07/10/2004
O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, assomo à tribuna nesta manhã para fazer uma manifestação da importância do setor produtivo, primário do nosso Estado e, em especial, do Oeste catarinense, principalmente no setor de produção de carnes.
Todos nós sabemos que a nossa agroindústria gera milhares de empregos e que, através das integrações, contrato esse mantido com os produtores no campo, no meio rural, nós também geramos milhares de oportunidades, procurando fixar as famílias e os próprios jovens, através de uma atividade que lhes possibilite renda.
Há exemplos, Srs. Deputados, de empreendimentos feitos com a parceria do poder público, como é o caso da agroindústria construída com a participação dos Municípios de Caxambu do Sul, Planalto Alegre e Guatambu, base eleitoral e região do sempre Deputado Idelvino Furlanetto, que possibilitam que em todas as manhãs o transporte coletivo leve do interior desses Municípios até a sede da indústria as pessoas que atuam na área administrativa e também na própria atividade industrial, na transformação de carnes em produtos que são exportados para inúmeros países do mundo todo.
Aquele exemplo do Frigorífico Bondio chama a atenção de muitos Municípios, pela capacidade que tem de gerar vaga de trabalho e de fixar as pessoas nos nossos pequenos Municípios.
E como temos nessa atividade um forte componente exportador, e como temos uma competição extremamente acirrada com outros países que também têm tecnologia e capacidade produtiva, nós sempre precisamos estar atentos e acompanhar o mercado.
Essa é uma função e uma tarefa daqueles que se dedicam a essa atividade produtiva, mas também, e principalmente, do poder público, dos Municípios, do Estado e, quero acreditar, da própria Assembléia Legislativa, para que nós possamos fomentar a exportação e essas atividades, que são sinônimos de geração de renda e de impostos e que fazem com que se movimentem as nossas pequenas cidades e também as cidades pólos, como é o caso de Chapecó, de Maravilha, de São Miguel d’Oeste, por falar de Itapiranga e outros, por falar no nosso Extremo Oeste.
Fazendo esse relato e registrando a importância que tem esse setor no nosso Estado, também quero destacar aqui nesta manhã para aos nobres Pares que compõem este Parlamento a grande importância que tem a missão que é chefiada pelo vice-Presidente da República e que em sua comitiva, através de convite efetuado, se houver a autorização legislativa, também estará inserido o Governador do nosso Estado.
É importante que Santa Catarina, que é o Estado exportador, que é um Estado modelo da nossa Federação, possa ter nesta missão o nosso Governador, o Chefe do Poder Executivo para registrar e demonstrar a importância que o Poder Público, que o Estado de Santa Catarina dá a esse setor, a esse segmento imprescindível para movimentar a nossa economia e também para abrigar as pessoas que procuram por uma vaga de trabalho.
Faço esta minha modesta manifestação para procurar retirar qualquer outro componente que crie dificuldades para que o Governador possa empreender viagem e integrar essa missão.
Todos nós temos nossas cores partidárias, todos nós temos os nossos interesses políticos. No entanto, parece-me que essa situação está acima de qualquer outra que possa estar dentro desse contexto neste momento.
Como disse, volto novamente à tribuna na manhã de hoje para destacar a importância e também para dizer, Sr. Presidente, que é praxe em Santa Catarina sempre autorizar as viagens do Chefe do Poder Executivo quando em missões oficiais, para atuar na defesa dos interesses da nossa gente e do nosso Estado.
E nós vivenciamos, como disse há alguns instantes, grandes dificuldades na competição, e seguidamente são levantadas também situações que nos dirigem para a criação de algumas dificuldades na área sanitária. Então, que nós possamos ter junto com essa missão o nosso Governador para que ele possa, de uma forma muito positiva, mostrar aos países que apresentem qualquer restrição na importação desses produtos a qualidade dos nossos produtos, a capacidade da nossa indústria.
Inclusive isso foi registrado ontem no meu modesto gabinete por integrantes da Facisc de todo o nosso Oeste e Extremo Oeste, quando registravam a preocupação com a infra-estrutura do nosso Estado, da nossa região em vários setores, inclusive nos transportes, para que se possa dotar de mecanismos a atividade que nos permite fomentar o desenvolvimento da nossa região.
É por isso, Srs. Deputados, que faço mais um apelo para que possamos, no período pós-eleitoral, deliberar sobre essa mensagem, sobre esse pedido de autorização que nos permite a representação do nosso Estado em uma missão oficial junto com o Sr. vice-Presidente da República para que esses países tenham a segurança e a garantia de que os nossos produtos são de grande qualidade e que, através da via diplomática, do contato dos nossos representantes, tanto do vice-Presidente como do Governador, poderemos abrir caminhos que nos permitirão o crescimento nessa atividade tão importante que agrega valor e que promove, através de ações como aquelas já referidas, também no campo social condições para que se possa dar cidadania, através da vaga de trabalho para toda a nossa população que tem esse vínculo tão estreito, tão próximo com a tradição dessa atividade que, com certeza, engrandece todo o nosso Estado, o Oeste de Santa Catarina, e que faz com que a nossa região se destaque e coloque-se como uma das grandes produtoras.
Para concluir, Sr. Presidente, gostaria de dizer que essa atividade laboriosa tanto da gente do campo, como da indústria, coloca o nosso Estado e o nosso País em um cenário de destaque, pela produção, pela maneira com que o setor produtivo do nosso Estado e também no nosso País é conduzido, destacando-nos, inclusive, internacionalmente.
Essa é a minha manifestação, Sr. Presidente, Srs. Deputados, pedindo a compreensão de todos os Sr. Deputados para que viabilizemos esta mensagem.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)