68ª Sessão Ordinária - 22/09/2004
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, eu nem iria utilizar o tempo do Partido, mas como Líder da Bancada do PFL preciso fazer algum comentário a respeito da intervenção feita pela eminente Deputada Ana Paula Lima, que, textualmente, utilizou a tribuna para pedir voto para o seu candidato e agredir de maneira gratuita o candidato do meu Partido, atribuindo-lhe uma responsabilidade em questões totalmente improcedentes.
Queria deixar aqui o registro de que nós, Deputados Estaduais, precisamos utilizar o espaço, dentro do que a lei determina... E mais do que a lei, o que o bom senso determina, porque nem todo o comportamento está escrito na lei. Mas o bom senso deve determinar e orientar como um Parlamentar deve se pautar.
Nunca vim aqui pedir voto a um candidato nem dizer que outro andou distribuindo... "Que o número 25 estava distribuindo". Quem me garante, Deputada Ana Paula Lima, de que não foi o 13 que colocou o 25 naquele carro?!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima (Intervindo) - Ah, meu Deus, isso é cômico!
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Ouvi V.Exa. com toda a educação. E até é uma novidade a senhora estar aqui hoje, pois faz dias que não estava - e fico contente em tê-la no Plenário -, ao contrário do Deputado do meu Partido, que pediu licença, sem remuneração, da Assembléia para fazer campanha em Blumenau!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima (Intervindo) - V.Exa está me acusando de não estar trabalhando, Deputado? V.Exa. está me acusando?
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Eu não permiti o aparte, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Francisco de Assis) (Faz soar a campainha) - A palavra está garantida ao Deputado Antônio Ceron.
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Se ela tiver a educação de pedir o aparte eu, educadamente, vou conceder.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima- V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON- Pois não! Só peço que seja breve!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Muito obrigada! V.Exa. sempre foi muito gentil, sempre tivemos um bom debate aqui nesta Casa. Mas acredito, Deputado Antônio Ceron, que nós vivemos um momento muito importante nas cidades do Estado de Santa Catarina.
Eu, como uma mulher, não sou covarde, sou batalhadora, sou profissional e estou aqui por mérito, por reconhecimento do povo, principalmente de Blumenau. O que eu penso, Deputado Antônio Ceron, e creio que V.Exa. vai concordar comigo, é que os eleitores, os cidadãos de várias cidades, como disse o Deputado Joares Ponticelli, não merecem um tipo de campanha na qual é agredida a família, na qual há baixaria e agressões.
Estou aqui defendendo o cidadão blumenauense, e certamente, Deputado, o panfleto era dirigido ao candidato de meu Partido. Então, nenhum militante de meu Partido iria distribuir um panfleto que iria agredi-lo. Portanto, isso que V.Exa. falou não é verdade.
Mas respeito a sua posição. V.Exa. é um Deputado experiente e tem muito a me ensinar. Portanto, tenho muito a aprender ainda. Mas numa campanha eleitoral não posso estar recebendo as críticas ao Partido que eu represento e ficar de boca fechada. O nosso papel aqui na Assembléia Legislativa, enquanto Parlamentar, é defender o nosso povo, e estamos aqui para defender o povo de Blumenau.
Muito obrigada pela sua gentileza!
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON- Muito obrigado, Deputada Ana Paula Lima. Mas nós também poderíamos questionar por que um Partido pediu registro de uma pesquisa - e aí foi o Ibope e não a empresa Mapa... E é muito fácil falar mal das empresas de Santa Catarina. Aliás, a empresa Mapa é da maior credibilidade e o cidadão catarinense a conhece.
Agora, com a empresa Ibope foi feito um contrato, que está no cartório, e este Partido que encomendou a pesquisa e a pagou não permitiu que o resultado fosse divulgado. E daí questionamos por quê? Será que também era induzida para o candidato do outro Partido?
Ora, entre o calor da disputa e a razão, temos que ficar com a razão, porque não somos principiantes, somos Parlamentares. E todo mundo veio aqui com delegação de voto, Deputada Ana Paula Lima, e não foi somente V.Exa. Os outros 39, com humildade, também vieram aqui com a delegação popular. E procuramos respeitar o posicionamento de todo mundo. O motivo de utilizarmos o espaço aqui é restabelecer a verdade.
Não acuse, Deputada Ana Paula Lima, uma pessoa de bem, como é o Deputado João Paulo Kleinübing. Santa Catarina conhece a sua história, sabe que é uma pessoa de berço e sabe da sua honradez e da sua dignidade. Duvido que parta dele qualquer atitude de matéria apócrifa ou que ele venha a usar de subterfúgios para tentar ganhar votos. Ele vai fazer a sua proposta para o povo de Blumenau, que é soberano e elitizado. E se nós ganharmos as eleições, vamos aplaudir, e com a mesma dignidade e altivez também vamos aplaudir um outro que for o vencedor. Vamos fazer isso em Blumenau e o nosso Partido vai fazer em mais de 294 Municípios de Santa Catarina!
Vamos discutir à exaustão! Vamos fazer entender que a nossa proposta é a melhor! Vamos fazer entender que a nossa ideologia é a melhor e que o nosso candidato é o melhor! Mas o povo é soberano e não vamos tentar nos utilizar da tribuna, de um mandato popular para tentar agregar valores. O candidato lá na sua base é que tem fazer a campanha. Nós aqui vamos defender aquilo que é do Parlamento!
Por isso, Sr. Presidente e Srs. Deputados, eu utilizei este espaço até para restabelecer... Deputada Ana Paula Lima, V.Exa. sempre teve um comportamento com altivez aqui e eu respeito demais a postura de V.Exa. Mas permita-me, respeitosamente, divergir de V.Exa., já que não foi feliz hoje aqui em tentar imputar uma ação que, com certeza, V.Exa. sabe que não deve ter partido desse candidato.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)