Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Joares Ponticelli

79ª Sessão Ordinária - 27/10/2004

O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, eu quero, inicialmente, cumprimentar a Deputada Odete de Jesus, que já trouxe informações, e ontem eu já tinha antecipado na reunião de Comissão de Constituição e Justiça, mas a Deputada, que é integrante da diretoria da Unale, complementou as notícias da nossa reunião havida na última segunda-feira, na sede da nossa entidade em Brasília.

Tratamos sobre diversos assuntos, e os dois mais importantes, sem nenhuma dúvida, foram aqueles que diz respeito à reforma tributária e à reforma política e, em especial dentro do tema reforma política, a questão da coincidência das eleições, que é o principal assunto que está na pauta do debate, a partir da conclusão do processo de eleições municipais e certamente ocupará a pauta do Congresso Nacional no primeiro semestre do próximo ano.

Por isso, Deputada Odete de Jesus, V.Exa., o Deputado Romildo Titon, que também integra a Unale, e eu, precisamos empreender todos os esforços para que nos dias 3 e 4 de dezembro possamos levar a São Paulo, senão todos os Deputados desta Casa, mas a opinião, o sentimento, o desejo, a vontade de cada um dos 40 integrantes deste Parlamento, o pensamento acerca dessas duas matérias para que a nossa entidade possa extrair uma posição oficial, definitiva, e a partir disso passar a atuar junto ao Congresso Nacional.

Eu tenho diversos assuntos para tratar no dia de hoje, mas o primeiro deles, Deputado Reno Caramori, Deputado Celestino Secco, Deputado Antônio Ceron, Deputado Antônio Carlos Vieira, Deputado Lício Silveira, é sobre um assunto que já debatemos nesta Casa uma semana atrás, que diz respeito àquela propaganda da Secretaria de Estado dos Transportes, Secretaria de Infra-Estrutura - Deinfra -, sobre as tais obras que seriam fruto da descentralização, mas, na verdade, nós já comprovamos que, segundo relatório, são todas obras iniciadas pelo Governo anterior. O Deputado Antônio Carlos Vieira inclusive escreveu um artigo muito objetivo, de fácil compreensão, que nós reproduzimos já e vamos distribuir, em grande, quantidade para que esse assunto possa ter repercussão nas Câmaras de Vereadores por este Estado.

O interessante, Deputado Antônio Ceron, é que no dia seguinte o Deputado Edson Bez de Oliveira, ao invés de fazer o reconhecimento de que essas obras são todas obras iniciadas no Governo passado (é verdade que o atual Governo está dando continuidade, mas também pudera, o Governo passado deixou dinheiro em caixa, o financiamento do BID para continuar)...

O interessante, Deputado Pedro Baldissera, é o documento que foi extraído de um processo da Secretaria de Transportes e Obras com o seguinte teor. Um documento público, Deputado Antônio Ceron.

Esse documento foi enviado no dia 9 de dezembro de 2003, às 14h11min, de um diretor para outro, da Secretária de Estado dos Transportes e Obras.

Diz o texto: "Boa tarde, Saliba.

Segue o modelo da placa. Favor ver a quantidade de placas que precisamos trocar para que possamos apresentar os orçamentos. Temos que ser rápidos, pois senão o Amin e o Tiscoski continuarão agradecendo, pois há várias placas do Governo anterior.

Um abraço. Te aguardo.

(a) Bernardo Lopes. Diretor de Negócios da Secretária de Transportes e Obras."

Documento público! E aí colocando o modelo para trocar as placas das obras do Governo passado, e apresentar as placas apenas do Governo atual. Mas o interessante é que este tipo de comentário deveria se fazer por bilhetinho ou por telefone, não é Deputado Afrânio Boppré?

O interessante é que esse tipo de comentário deveria ser feito por bilhetinho ou por telefone, Deputado Afrânio Boppré, mas num documento oficial? Isso demonstra o quanto este Governo se preocupa e pensa apenas na politicagem, apenas em apossar das obras que não são suas, como diz o Deputado Antônio Carlos Vieira, na verdadeira posição de chupim, que põe os ovos no ninho do tico-tico nem os choca e também não trata os filhotes. E isso é feito oficialmente, um diretor dizendo para o outro: "Olha, troquem rápido porque o Amin e o Tiscoski estão agradecendo que as obras deles continuam nas placas!".

Secretário e Deputado Edson Bez de Oliveira, é um diretor da sua área falando com outro diretor, recomende um bilhetinho, contato pessoal ou contato telefônico! Em documento público esse tipo de manifestação expõe, mais uma vez, a sua Pasta e o seu Governo. Tome cuidado com os seus subordinados para que esse tipo de exposição do Governo não seja feita. E aí, quando apresentar de novo uma propaganda tão cara, reproduzida em todos os jornais de Santa Catarina, faça, no mínimo, uma propaganda sem enganação, sem mentiras, sem inverdades. Dizer que isso aqui é fruto da descentralização, veja que nem os diretores da Secretaria de Transportes reconhecem.

Portanto, não vão, dessa forma, enganar os catarinenses, não, Deputado Reno Caramori! não conseguem sequer convencer os seus diretores, que têm plena consciência de que as obras não são do atual Governo.

Essa é mais uma demonstração de que, de fato, esse Governo só se preocupa em angariar votos, e para isso faz qualquer negócio, inclusive usando o palco, o caminhão e os policiais militares, se for preciso, para fazer campanha, publicamente, abertamente, oficialmente para os seus candidatos.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)