10ª Sessão Ordinária - 10/03/2004
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, não poderia deixar de dar meus cumprimentos à cidade de Joinville, que aniversariou no dia de ontem, tão bem representada nesta Casa.
Aproveito o horário destinado ao meu Partido para convidar V.Exa., Deputado Nilson Machado, que é uma pessoa benquista não só na Grande Florianópolis, mas em todo o Planalto Serrano, bem como todos os Parlamentares desta Augusta Casa, para participarem da VI Fenahort - Festa Nacional das Hortaliças -, a ser realizada no vizinho e belíssimo Município de Urubici.
Temos uma programação que se inicia no dia 11, com a abertura dos portões; na sexta-feira, dia 12, teremos show com Maurício e Mauri, Luiz Marenco, ou seja, existe uma série de atividades que só serão encerradas no domingo, dia 14 de março de 2004.
Urubici está engalanada, pois esta festa tem abrangência estadual e nacional e traz um grande contingente de pessoas à cidade para visitar suas belezas e suas atrações não só turísticas, como de empreendimentos que tanto orgulham Santa Catarina.
Eu tenho a honra também, Sr. Presidente e Srs. Deputados, neste momento, desta tribuna, de fazer um agradecimento à Câmara Municipal de Urubici, que me agraciou com o título de Cidadão Honorário Urubiciense, título que vou receber no dia 12 de março próximo, em sessão solene naquela Casa Legislativa.
Desde já aproveitamos para agradecer, de forma muito especial, pela deferência a nós concedida pela Câmara de Vereadores de Urubici. Trata-se de um projeto de lei apresentado pelo nosso querido Vereador José Luiz Andrade, que obteve a aprovação unânime dos Vereadores Pedro Romário Lorenzetti, Armínio Maccarini, Dirceu Borges de Souza, Luiz Clovi Morgan, Nilo Carlos Ventura, Wilson Machado, José Gavinez, Flávio Walter Meyer e do assessor parlamentar, o nosso querido amigo, Dário Rodrigues.
Eu, que nasci em Bom Retiro, Deputado Sérgio Godinho, tenho a honra de poder participar da equipe de Parlamentares que representa o Planalto Serrano. E nada melhor do que continuar exercendo esse papel de defensor das postulações daquela região, agora com o título de Cidadão Honorário Urubiciense.
(Passa a ler)
"Este título significa muito para este Deputado, virtude de tudo o que aquele Município representa para Santa Catarina e, por que não dizer, para todo o País.
Além disto, Srs. Parlamentares, temos uma excelente relação com a cidade de Urubici, corretamente chamada de Capital Catarinense das Hortaliças, que tanto orgulho traz para nós, catarinenses. Cada vez que comemos uma hortaliça produzida aqui em Santa Catarina, lembramos invariavelmente do potencial econômico e da vocação desenvolvimentista de Urubici. Dados demonstram que a produção anual de hortaliças chega à casa das 74 mil toneladas.
Além disto, é prudente ressaltar as características turísticas que envolvem a cidade, que registrou nos últimos anos um aumento de 75% do número de visitantes.O próprio nome Urubici, de origem indígena, está ligado a um pássaro chamado Uru, muito conhecido na região. E o som dos pássaros, que nos remete às belezas naturais, ilustra da melhor maneira a preocupação do turismo que respeita e desenvolve-se em harmonia com o meio ambiente.
Atualmente, conforme a própria administração, Urubici é uma das cidades mais procuradas para a prática do chamado turismo de aventura. Através de agências especializadas e de pessoal treinado e equipado para exercer esse tipo de atividade, o turista conhece locais paradisíacos e aprende, certamente, como tirar proveito da natureza, sem danificá-la. São realizadas práticas como o arborismo, montanhismo, rapel, rafting, que unem lazer, esporte, aventura e meio ambiente numa perfeita sintonia."
O Sr. Deputado Eduardo Cherem - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Pois não!
O Sr. Deputado Eduardo Cherem - Deputado, apenas gostaria de me irmanar à Câmara de Vereadores de Urubici por tão bela homenagem a sua pessoa e a sua família, que sabemos ser originária da cidade de Bom Retiro, e de dizer que para nós, do PSDB, é um orgulho muito grande, até pelo fato de V.Exa. fazer parte de uma equipe político-administrativa, comandada pelo seu irmão, que tem feito história na administração catarinense.
Todos nós sabemos do potencial que a cidade de São José tem atualmente e com certeza a família Berger ajudou - e muito - para que aquela cidade se tornasse o que é hoje.
Portanto, acho justa a homenagem do povo de Urubici ao seu nome.
Quero apenas fazer um parênteses aqui, dizendo que Bom Retiro tem laços afetivos com quatro Deputados: V.Exa., os Deputados Antônio Carlos Vieira e Sérgio Godinho e este Deputado, pois sua mãe nasceu naquela cidade. Com certeza, a cidade tem quatro representantes aqui na Casa, mas, pelo jeito, não está sabendo aproveitar isso.
Apenas para encerrar, gostaria de dizer que meu pai foi dentista por dois anos em Urubici e meu irmão também nasceu lá.
Era isso o que eu tinha a colocar!
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Muito obrigado, Deputado.
Certamente o seu aparte enriqueceu muito o meu pronunciamento, que demonstra como as oportunidades hoje estão concentradas nas nossas cidades litorâneas e como a grande imigração que ocorreu no Estado de Santa Catarina - e que ainda hoje ocorre - é motivo, em determinados casos, de preocupação. Mas, por outro lado, temos que preparar as nossas cidades para bem receber esse pessoal do interior, esse povo serrano, que tanto contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado de Santa Catarina.
Para finalizar, gostaria, novamente, de agradecer ao meu amigo Vereador José Luiz Andrade, o popular Bolinha, e em seu nome a todos os Vereadores da Câmara Municipal de Urubici, que têm prestado serviços relevantes e importantes àquela população, levando as suas reivindicações, suas preocupações e seus anseios àquela Casa Legislativa e cobrando, efetivamente, do nosso Poder Executivo a solução para os seus problemas.
Urubici é hoje uma das cidades mais bonitas de Santa Catarina e que tem um grande potencial turístico ainda a ser desenvolvido. Quem conhece as cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, e de Urubici, São Joaquim e Bom Retiro, em Santa Catarina, sabe que as belezas naturais que existem aqui são muito melhores e maiores que as de Gramado e Canela, só que com uma diferença: lá eles conseguiram realizar empreendimentos que melhoraram e que trouxeram mais turistas. Vamos fazer isso também em Santa Catarina!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)