9ª Sessão Extraordinária - 14/10/2003
O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - (Passa a ler)
"Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, no último domingo, 12 de outubro, data comemorativa ao Dia da Criança e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, também marcou a passagem do Dia do Engenheiro Agrônomo.
Inicialmente minha homenagem às crianças, esses futuros construtores do nosso desenvolvimento, e à nossa Senhora Aparecida, que tem velado por este País, que apesar dos problemas que carrega ainda é uma das melhores Nações do mundo para se viver.
Mas gostaria de aproveitar esta oportunidade, aqui da tribuna, para fazer uma menção especial à classe dos engenheiros agrônomos, a qual me orgulho de pertencer. Sou engenheiro agrônomo, formado na Universidade Federal de Pelotas, no ano de 1975.
Como profissional de agronomia e político, tenho acompanhado, com muita atenção, as transformações que estão ocorrendo no setor primário. E o que tenho observado é que essas mudanças tecno-científicas que ocorrem são extremamente rápidas, a ponto de exigir elevada qualificação dos técnicos e dos pesquisadores envolvidos no processo.
Apenas para citar um exemplo, aí está a questão dos transgênicos, o assunto do momento.
A transgenia virou, inclusive, conversa de botequim, tal a popularidade dessa área da biologia de conteúdo, como sabemos, altamente complexo.
A biodiversidade, a evolução biotecnológica e o quadro do agro-business no Brasil e no mundo estão presentes no noticiário da mídia escrita e televisada. E é neste ponto, como Legislador, que está centrada a minha preocupação.
Quero me referir à proliferação de cursos de agronomia, cujas condições técnicas e físicas estão muito aquém do que as necessárias para a formação de profissionais capacitados à altura das necessidades e das exigências do setor produtivo.
A geração de novos conhecimentos são fundamentais para responder ao apelo de um mundo ávido de novas conquistas tecnológicas. A formação do agente de mudança deve acompanhar e, por vezes, adiantar-se a esse processo de transformação social.
Para isso é necessário competência e credibilidade profissional. O ganho de conhecimento começa nos bancos escolares, em instituições de ensino, que devem ser reconhecidamente capazes de propiciar uma formação avançada, sólida e coerente com as necessidades do mundo contemporâneo.
Vejo uma grande distância entre alguns centros novos de formação agronômica e as tradicionais escolas de agronomia do Brasil. Uma Luiz de Queiroz de Piracicaba, uma Elizeu Maciel de Pelotas (onde me formei), uma Santa Maria no Rio Grande do Sul, uma Viçosa em Minas Gerais e a nossa Universidade Federal de Santa Catarina, apenas para citar algumas, todas são centros de ensino considerados referência na área agronômica.
Na data em que se comemora o Dia do Engenheiro Agrônomo, eu faço um apelo às autoridades responsáveis pela gerência do ensino agrícola deste País. A sociedade agrária está precisando de profissionais que dêem resposta e soluções para os graves problemas da era moderna: dos transgênicos, da poluição por dejetos, do mau uso da biodiversidade, do desequilíbrio ecológico, dos agrotóxicos, das novas pragas e doenças da agricultura, da perversa competição mercadológica, entre outros.
A sociedade espera que o engenheiro agrônomo cumpra o seu papel. A sua boa formação é fundamental para que a missão seja exitosa.
Parabéns a todos os engenheiros agrônomos que ajudaram e ainda ajudam na promoção do desenvolvimento deste Estado. Parabéns aos extensionistas, esses heróis anônimos, que com seu trabalho contribuem para a produção dos avanços tecnológicos de que tanto nos orgulhamos. Parabéns aos agricultores, estes parceiros que acreditaram nas mudanças, sem os quais estaríamos ainda hoje marcando passo no contexto da história.
A Sra. Deputada Simone Schramm - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Pois não!
A Sra. Deputada Simone Schramm - Quero também parabenizar todos os engenheiros agrônomos pela passagem do seu dia, no último dia 12.
Gostaria de convidar todos os Parlamentares e funcionários da Casa para a sessão solene, às 18h30min, em comemoração aos 25 anos do Banco de Olhos de Joinville, que presta atendimento a todo o Estado de Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Agradeço o aparte, Deputada Simone Schramm; com certeza estaremos juntos na sessão solene.
Quero igualmente cumprimentar o nosso Seagro - Sindicato dos Engenheiros Agrônomos - e a Aeasc - Associação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina -, pelo trabalho realizado de integração e fortalecimento da classe agronômica.
Meus colegas engenheiros agrônomos, que Deus ilumine a nossa mente e o nosso coração - a mente, para que possamos inovar e contribuir sempre para a melhoria das condições de vida do nosso agricultor, e o coração para que continuemos amando cada vez mais este Estado e a sua gente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)