77ª Sessão Ordinária - 08/10/2003
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o que me traz à tribuna hoje é um assunto sobre o monopólio nos planos de saúde no Estado de Santa Catarina.
Dou como exemplo os vários Estados brasileiros, onde o cidadão tem inúmeras opções de planos. E o mais importante é que os planos são aceitos e respeitados igualmente em todos os hospitais, casas de saúde, laboratórios e clínicas.
Aqui em Santa Catarina não há concorrência nessa área - e todos bem sabem que ela gera um bom atendimento na disputa da clientela. Srs. Deputados, 95% dos convênios na medicina privada e no setor público estão nas mãos da Unimed - e eu também tenho esse plano de saúde.
Só no setor público, esses convênios ultrapassam a quantia R$4 milhões investidos mensalmente.
Levanto aqui esse questionamento para que V.Exas., juntamente comigo, fiquem atentos e esse monopólio.
Darei entrada na Casa a um pedido de informação sobre os convênios e planos de saúde que atendem os servidores, porque não é possível que não se tenha mais opções!
A Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais recebeu a denúncia de uma senhora que possuía um plano de saúde da Unimed. Ela resolveu marcar uma consulta porque apareceram nódulos no seu seio e precisava fazer os exames, a mamografia. Ela tem direito, porque, afinal de contas, paga mensal e rigorosamente as parcelas do convênio.
Mas, Srs. Deputados, ela marcou uma consulta e o médico só poderá atendê-la daqui a dois meses. Então, essa senhora procurou a Rede Feminina de Combate ao Câncer, na pessoa da Sra. Sônia Mastela, que imediatamente se prontificou a ajudá-la e rapidamente ela foi atendida.
Quero dizer que também tenho um exemplo dentro da minha casa, pois alguém da minha família paga esse convênio - e não paga pouco -, precisou de uma consulta e o médico disse que se fosse uma consulta particular ela seria atendida naquele dia, mas se fosse pelo convênio da Unimed só poderia atendê-la depois de dois meses. E não podemos admitir, de maneira alguma, esse tipo de monopólio!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. nos concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Quero cumprimentá-la pelo assunto que aborda, porque é muito preocupante. E várias reclamações nesta direção já têm ocorrido por todo o Estado de Santa Catarina.
Por isso, parabéns por trazer este tema!
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, amanhã vou entrar com o pedido de informação, porque não podemos admitir esse tipo de coisa.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)