Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

54ª Sessão Ordinária - 12/08/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o que me faz assomar à tribuna hoje diz respeito a uma matéria que li hoje na coluna do brilhante colunista Paulo Alceu, onde temos uma manifestação do Deputado Nelson Goetten. O título da matéria é Oposição e ele fala sobre propaganda enganosa.

Deputado Ronaldo Benedet, confesso que este é o tipo de manifestação de um Parlamentar que não acrescenta nada, muito pelo contrário, só denigre a imagem daqueles que elegem os seus Parlamentares.

Confesso, Deputado Celestino Secco, V.Exa. que é um homem muito inteligente, muito culto, que já tentei analisar o personagem do Deputado Nelson Goetten, no sentido de tentar enquadrá-lo como um artista de um panteão grego, mas cheguei à conclusão de que não se enquadra naquele perfil da tragédia grega. Também já tentei analisar o Deputado Nelson Goetten numa peça de Shakespeare, porque ser Oposição ou não ser, eis a questão.

Tentei analisá-lo na peça de Otelo, como aquela pessoa que tem dúvidas na vida e também não consegui enquadrá-lo, mas cheguei à conclusão de que o Deputado Nelson Goetten, com esse tipo de deboche, com esse tipo de chacota com o nosso Governo, com o Governo de Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira, quem sabe, não é uma ator circense frustrado com a sua condição, hoje, de Oposição, porque as suas piadas são de muito mal gosto. São piadas que ninguém ri.

Preocupa-me muito as suas manifestações de deboche, a maneira como tem abordado uma discussão tão séria como a do reajuste salarial, da reposição salarial. Isso me preocupa porque todos os Deputados têm conversado nas suas bases com os seus eleitores, e uma manifestação dessa de que estamos aqui debatendo, trazendo para o Parlamento ou para uma discussão mais profunda algo ridículo, como se fosse uma coisa para ser levada ao Procon... Eu acho que o que tem que ir ao Procon são as suas manifestações neste sentido.

Deputado Genésio Goulart, nós estamos neste Parlamente para enriquecer esta instituição, nós estamos aqui para discutir coisa séria, pois é isso que a sociedade espera de nós, homens públicos. Não estamos aqui para vir fazer galhofas, piadas neste sentido.

Nós temos que trazer propostas que enriqueçam o Parlamento, o debate, as discussões.

Ouvi a manifestação do Deputado Antônio Ceron e sei da preocupação que ele tem. Realmente podemos discutir isto aqui dentro de um nível civilizado, mas não podemos deixar que alguém venha aqui tentar não apenas denegrir a imagem de um Parlamentar como fazer confusão perante a sociedade dizendo que não temos mais nada para fazer aqui do que ficar com uma palhaçada dessa. Infelizmente, são piadas de muito mal gosto.

Gostaria também de dizer que eu, amanhã, já que o Deputado Nelson Goetten entrou neste assunto, com certeza, vou mostrar para o referido Deputado o que é piada de mal gosto, o que é tragédia, o que é cômico, o que é patético.

O Sr. Deputado Herneus de Nadal - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!

O Sr. Deputado Herneus de Nadal - Eu gostaria, Deputado Eduardo Cherem, de fazer a seguinte afirmação: o Deputado está brincando e fazendo chacota com coisa séria.

Denegri o Parlamento quando se faz de desentendido numa peça publicitária que é clara, transparente e que não deixa nenhuma dúvida. E ele sabe que estão sendo dado aumentos a quem ganha menos num percentual maior, ou um abono, e a aqueles que têm os maiores salários está sendo dado um aumento de 1%. Para todos 1% linear, mais abono que chega a R$150,00.

Fazer este entendimento para ocupar espaço na mídia é extremamente condenável, sob todos os aspectos. Inclusive demonstra ignorância ao interpretar o projeto de lei...

(Discurso interrompido por término do horário regimental)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)