Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Francisco de Assis

21ª Sessão Ordinária - 09/04/2003

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Senhor Presidente e Srs. Deputados, a moção que estamos apresentando solicita ao Presidente da República que receba em Brasília uma comissão formada por funcionários da Interfibra e da Cipla, duas empresas de Joinville que passam por situação de dificuldade desde o ano passado.

Para que os colegas Deputados tomem conhecimento do conteúdo dessa moção, até porque recebemos na pauta apenas a ementa, faço questão de lê-la, e também para darem um voto de confiança a essa equipe de trabalhadores, funcionários da Cipla, que estão lutando para salvar a empresa.

(Passa a ler)

"Considerando que uma das prioridades do Governo Lula é o pleno emprego, forma particular e inigualável de inclusão social;

Considerando que em Joinville, mil trabalhadores lutam pela manutenção de seus postos de trabalho nas empresas Cipla e Interfibra, após vitoriosa greve em que conquistaram o controle das fábricas;

Considerando que a população de Joinville já demonstrou seu categórico apoio à luta destes trabalhadores através de um abaixo-assinado contendo mais de cinqüenta mil assinaturas."

Inclusive a cópia desse abaixo-assinado foi entregue ao Presidente desta Casa.

(Continua lendo)

"Considerando que os trabalhadores da Cipla e Interfibra pretendem ir a Brasília para fazer a entrega deste abaixo-assinado e de reivindicações capazes de sustentar a existência dos mil empregos diretos que se encontram em jogo;

Considerando que na primeira visita do Excelentíssimo Sr. Presidente a Joinville, após a eleição de outubro de 2002, houve o comprometimento de agendar uma audiência em Brasília com os representantes destes trabalhadores;

Considerando que a Daimler Crysler do Brasil, principal cliente da Cipla, está aguardando esta audiência para definir se mantém seus ferramentais na empresa, sendo que sua saída representaria a inviabilização de continuidade da operação da empresa;

Considerando, finalmente, a importância desta audiência para a continuidade da luta dos trabalhadores da Cipla/Interfibra;

A Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, aprovando proposição do Deputado Francisco de Assis Nunes (PT), apela ao Excelentíssimo Sr. Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que receba a comissão de representantes dos trabalhadores das empresas Cipla e Interfibra, determinando num curto prazo a designação de dia e hora para a audiência."

Colegas Deputados, o Presidente Lula quando esteve em Joinville, na primeira visita ao Estado depois de eleito, recebeu no hotel, para o café da manhã, uma comissão das empresas Cipla e Interfibra.

Na conversa, rápida, é verdade, com os trabalhadores que estão tocando as empresas hoje, Deputado Antônio Ceron, foi solicitada ao Presidente a possibilidade de serem recebidos em Brasília para saber de ações do Governo Federal para salvar a empresa desse momento crítico.

Essas empresas estão sendo tocadas com muita garra e determinação, e vêm dando condições para os trabalhadores receberem o seu salário em dia, coisa que há muito tempo não se fazia nessas empresas de Joinville. Aliás, tradicional empresa de Joinville, que tem o seu nome colocado em todo o País, porque durante muito anos, Deputado Antônio Ceron, produziu equipamentos residenciais comercializados nos depósitos de material de construção, como caixas de descarga, produtos plásticos para uso doméstico e muitos outros.

Essas empresas vêm passando por uma dificuldade muito grande. E os trabalhadores, não tendo outra alternativa, tiveram de tomar para si a responsabilidade das empresas. Criaram uma comissão, formada por trabalhadores, e vem tocando a empresa. E agora busca no Governo Federal, claro, uma alternativa para salvar, principalmente o trabalho dessas pessoas, que só têm essa fonte de renda e precisam do emprego para sobreviverem.

Este é o Governo que defendemos, que ajudamos na eleição, e que tem como compromisso também a geração de emprego. Se não temos condições neste primeiro momento de gerar emprego, pelo menos temos a obrigação de dar continuidade aos empregos já existentes. E o Governo Lula está imbuído da tarefa, do compromisso de salvar os empregos que a indústria brasileira oferece.

Então, fiz essa moção para me solidarizar com os trabalhadores, e espero contar com o voto de todos os Srs. Deputados para que essa Casa encaminhe, ainda esta semana, a moção ao Presidente da República pedindo que marque, o mais breve possível, uma audiência com o trabalhadores das duas empresas joinvilenses.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)