Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Ideli Salvatti

25ª Sessão Ordinária - 10/04/2002

A SRA. DEPUTADA IDELI SALVATTI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, volto à tribuna para tecer comentários à respeito da pesquisa da Data Folha que está estampada nos jornais de hoje, que nos coloca num cenário de muita responsabilidade para nós do PT.

Em primeiro lugar, porque pela pesquisa o candidato já definido do Partido dos Trabalhadores volta a subir com percentuais significativos, da data da última pesquisa, 12 de março, para a pesquisa realizada no dia 9 de abril. Lula vai de 26% para 31%, enquanto que o candidato ungido pelo Palácio do Planalto, Sr. José Serra, se mantém estacionado nos 19%, Garotinho do PSB cai de 16% para 15%, Roseana Sarney continua com a sua queda, vai para 13%, Ciro Gomes teve um crescimento de 1% e Enéas baixa 1%.

Sendo que a corrida presidencial nesta radiografia momentânea, que é a pesquisa eleitoral, daria uma folga, uma grande vantagem para Luiz Inácio Lula da Silva, em primeiro lugar com 31%, e o segundo lugar, embolado entre o Serra, Garotinho, Roseana e um pouquinho mais atrás, Ciro Gomes.

A novidade da pesquisa Data Folha também é de que são feitas projeções para o segundo turno. E numa disputa entre Lula e Roseana, o primeiro ficaria com 49% e Roseana com 35%; numa disputa entre Lula e José Serra, o primeiro ficaria com 46% e o Serra com 41%; numa disputa com Garotinho, Lula ficaria com 46% e Garotinho com 40%.

Portanto, fazendo a projeção com os três candidatos que estão embolados no segundo lugar, Lula, neste momento, ganharia o segundo turno nas três hipóteses.

Quando digo que isso nos traz muita responsabilidade é porque é muito difícil estar a seis meses praticamente antes das eleições numa posição como esta, numa eleição que já mostrou a todos aqueles que têm um mínimo de capacidade intelectual, que conseguem estabelecer raciocínios lógicos mínimos, de que não será uma disputa eleitoral qualquer, Deputado Ivo Konell.

Será uma disputa eleitoral na qual o tratamento que os amigos estão tendo entre si, Deputado Rogério Mendonça, os de cama e mesa a tantos anos, estão com uma disputa e um tratamento de tal monta, de tal gravidade, de tal acirramento, que ficamos imaginando o que virá para nós, adversários do candidato ungido, José Serra.

Portanto, esta disputa eleitoral, com seis meses de antecedência, nos dá, com este quadro, a responsabilidade de nos conduzir frente a tudo que ainda está previsto e imprevisto de acontecer nesta disputa. Uma preocupação bastante grande e uma responsabilidade de podermos conduzir o debate em bom nível, podendo apresentar as nossas propostas, o modo petista de governar, ou seja, que já é reconhecido pela população em muitos Municípios e em vários Estados e, também, podermos fazer esta campanha com o mesmo espírito que animou o programa do Partido dos Trabalhadores que foi ao ar neste segunda-feira.

Um programa reconhecido, pois temos recebido muitas manifestações de apreço e elogiosas pela forma como apresentamos o Partido, as nossas lideranças, os resultados das nossas administrações e também o que estamos projetando, tanto para o Brasil, quanto para o Estado de Santa Catarina.

Portanto, nós, do Partido dos Trabalhadores, estamos com esta disposição, ou seja, de fazer esta campanha com competência, com responsabilidade, com propostas e também com bom humor, até porque muitos dizem que a política é a arte de engolir sapos. E nós não queremos nem engoli-los e nem disfarçar algum gosto ruim que alguma questão possa trazer às nossas glândulas de sabor.

Mas, obviamente, precisamos ter uma disposição positiva para enfrentar essa campanha, até porque, como disse, o Governo Federal já deu demonstrações de que não terá prurido, não terá medida para utilizar de todos os mecanismos possíveis e imagináveis na disputa.

Quando estava, inclusive há poucos minutos, conversando com o Deputado Julio Garcia a respeito destes episódios entre o PSDB e o PFL em nível nacional, nós estávamos relembrando que esta questão entre eles, Deputado Rogério Mendonça, já começou há bastante tempo. Ela não é de agora, ela não é recente, é do período em que teve a disputa para a Presidência da Câmara e do Senado. Já foi naqueles dois episódios que o PSDB comprou a briga com o PFL pela disputa da Presidência das duas Casas Legislativas maiores do nosso País.

Na nossa reflexão já está claro, por que é que o PSDB tomou esta atitude. Não precisa fazer grandes pesquisas nem fazer grandes estudos sociológicos para chegar à conclusão do por que o PSDB agora quer se apresentar sem oligarquias, sem os liberais, sem os Partidos mais da direita. Quer dizer, não que ele não queira o apoio, Deputado Rogério Mendonça, não que ele não queira estes Partidos fazendo a campanha, contribuindo financeiramente com o seu candidato José Serra, porque eles até já fizeram a leitura, que está na mente e nos corações da população brasileira o fato de que este País não tem alternativa a não ser numa política que saia desta, ou seja, da entrega do patrimônio, da perda da soberania, de abertura indiscriminada da economia nacional sem preservação das nossas riquezas, dos nossos patrimônios. Quer dizer, o Governo para poder ter chance de disputar a sua continuidade tem que se travestir de centro.

Por isso, Deputado Rogério Mendonça, que o PSDB está tão desesperado para fechar aliança com o PMDB. Ele quer se apresentar mais ao centro e não quer perder o apoio do PPB e do PFL para poder ter alguma chance de poder a disputar as eleições com um sentimento muito forte, cada vez mais forte que tem na população, e que a pesquisa Data Folha hoje está apresentando, que é uma candidatura identificada com programas de soberania nacional, de defesa do patrimônio, contra a entrega das nossas riquezas, de defesa dos interesses nacionais, das classes produtivas e trabalhadoras do nosso País. Hoje, neste momento, ganharia as eleições no primeiro e no segundo turno, quem fizesse isso.

É por isso que precisam se travestir, precisam se apresentar com nova roupagem, ou seja, precisam mudar sem mudar nada! Precisam se apresentar de forma diferente sem mudar na essência o que eles propõem. Assim sendo, acho que nós que temos capacidade de análise, que temos capacidade de reflexão e temos a responsabilidade de fazer isto com a população ao longo desta campanha, vamos ter muito trabalho.

Por isso espero que a minha coluna cure rapidamente, Deputado Volnei Morastoni, para podermos fazer o bom combate, porque esta campanha eleitoral nos aguarda.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DO ORADORA)