Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Afrânio Boppré

3ª Sessão Solene - 28/03/2005

O SR. DEPUTADO FEDERAL JORGE BOEIRA - Gostaria de cumprimentar o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Deputado Julio Garcia, o meu companheiro Deputado José Serafim, o Deputado Estadual Altair Guidi, o Deputado Estadual Valmir Comin e, em nome deles, cumprimento as autoridades já nominadas, os familiares de João Sônego (filhos, noras, genros e netos) e, especialmente, talvez aquele que mais tenha o legado do João Sônego na área do rádio, meu amigo pessoal, Adelor Lessa.

Quero fazer um cumprimento especial a Júlio Sônego, meu colega de profissão, pois também é engenheiro. Eu já conheço de longa data o seu trabalho com as empresas carboníferas.

Gostaria de deixar um cumprimento e um abraço especial ao Prefeito eleito Décio Góes e ao vice-Prefeito Edilson Medeiros.

Do João, apesar de sua forte estatura, o que me lembra é a sua voz. Uma voz que em nenhum momento se calou. O programa ‘Bom-dia, João’, que muitas vezes escutei, foi referência, apesar do momento político que se vivia no País. Ele jamais deixou de fazer a leitura da conjuntura tanto social, como política e econômica e sabia tirar dessa leitura a direção. Dava-nos, não só a direção como também o sentido que deveríamos trilhar naquele momento, como quem indica, de uma equação resultante, Júlio Sônego, o vetor resultante que devemos seguir.

Seus comentários, principalmente sobre política, é que nos encorajavam naquele momento, aliás, sua marca. Coragem e coerência deram-lhe, por certo, alguns dissabores, mas, com certeza, entre nós uma legião de admiradores.

Quero, hoje, neste evento, dizer talvez aquilo que a maioria dos anônimos gostariam de dizer: João Sônego não morreu. Porque resolveu escrever o seu nome na história dos homens vencedores, dos fortes, dos bravos e dos desbravadores. Escreveu o seu nome no rol daqueles que desde a tenra idade tiveram que trabalhar para sobreviver. Porém, com esforço e dedicação, superou todos os obstáculos e foi crescendo, crescendo, crescendo, até chegar ao reconhecimento público de que já não era apenas o João Sônego, mas o Líder partidário, o Vereador, o vice-Prefeito, o homem em quem uma parcela significativa da população depositou confiança e, sobretudo, esperança.

Estamos neste momento como se estivéssemos numa estrada e acompanhamos a partida de alguém que desaparece na primeira curva. Ele foi, mas ficou a sua obra, a sua presença forte, a sua mão amiga, o seu conhecimento na forma de sábias e profundas recomendações. Sentimos o vácuo da sua falta e ao mesmo tempo nos alegra a certeza de que como homem do povo não foi apenas mais um, mas um que fez por merecer não ser esquecido, e com certeza nunca será.

Muito obrigado, João Sônego!

(Palmas)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)