26ª Sessão Ordinária - 28/04/2004
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero dizer também ao Deputado Eduardo Cherem que tive a grata satisfação - e não tem demagogia no que vou falar - de conviver com Companheiro, de acompanhar e de me surpreender com o seu estilo, a sua seriedade, a forma com que conduziu o seu trabalho neste Parlamento - só engrandeceu esta Casa.
Eu tenho certeza absoluta de que Deus vai lhe acompanhar porque V.Exa. recebe uma das mais espinhosas e importantes missões. Afinal, V.Exa. vai cuidar da saúde do povo catarinense.
Então, desejo força, sorte e, acima de tudo, que continue com essa sua determinação. Eu tenho certeza de que a saúde de Santa Catarina estará em boas mãos.
Eu venho à tribuna, e queria aqui, de uma forma toda especial, falar aos Companheiros, aos amigos petistas que não se entristeçam comigo, porque se o PT não gostasse de escutar discurso de Oposição não deveria lutar pela ascensão ao Governo.
Nós passamos muito tempo aqui escutando os discursos do PT. Ele entendia que cumpria o seu papel de Oposição! E hoje, quando exercemos o nosso direito de fazer oposição, nunca é com o sentido de ofender pessoalmente os senhores Parlamentares e muito menos o Partido dos Trabalhadores! Mas, sim, chamar atenção do Partido dos Trabalhadores, dos "lulistas", dos "lulismos", do "petismo" ou dos "petistas", como quiserem, por aquilo que vem acontecendo na Nação brasileira. É esse o nosso papel, e é por isso viemos aqui.
Temos hoje uma pérola especial dada por um amigo, tirada de um site, muito interessante. É sobre uma matéria, de 2000, produzida pelo hoje Presidente da República, que diz o seguinte:
(Passa a ler)
"Se eu ganhasse a Presidência para fazer o mesmo que Fernando Henrique está fazendo, preferia que Deus me tirasse a vida antes para não passar vergonha. Porque, sabe o que acontece? Tem muita gente que tem o direito de mentir, o direito de enganar. Eu não tenho. Há uma coisa que tenho como sagrada para mim: é não perder o direito de olhar nos olhos dos meus companheiros e de dormir com a consciência tranqüila e de que a gente é capaz de cumprir a cada palavra que empenhamos perante o povo. E, portanto, se eu as não cumprir, não tenho coragem de continuar com o meu projeto político de ser Governo. Luiz Inácio Lula da Silva, novembro de 2000", numa entrevista à revista Caros Amigos.
Então, folheando os jornais, começamos a acompanhar o Governo do PT nesse um ano e meio. E eu fico preocupado. Se ele diz: "eu queria morrer se fizesse aquilo que o Fernando Henrique Cardoso estava fazendo", imaginem o que acontecerá se eles estão fazendo mais do que o Fernando Henrique Cardoso? Penso que se prevalecer isso está próximo os dias do Governo do PT.
Está próximo os dias do Governo do PT porque aqui está uma matéria de hoje: "Tributar inativos é ilegal, diz o Procurador-Geral da Justiça".
Ora, quanta negociata foi desenvolvida pelo Governo do PT! Ali começou a primeira escola dos petistas, a negociar. O primeiro balcão petista surgiu nessa reforma tributária. Para negociar o quê? Para tributar idosos, para tributar quem já tinha dado a sua cota de serviço pela sociedade, para tributar os velhinhos?
Agora a justiça foi feita e diz que aquilo não valeu. Mas o prejuízo já dado à Nação brasileira. E essas são as manchetes das grandes notícias nacionais de hoje:
"Aperto fiscal do Governo agrada mercado. Aperto fiscal do Governo Lula é recorde na história". Isto é matéria de jornais que têm credibilidade.
Quando o PT, com o seu aperto e ajuste fiscal agrada o mercado, quer dizer o quê? Que ele está, acima de tudo, agradando os banqueiros, os especuladores, o FMI, aqueles que especularam, judiaram e sacrificaram a população brasileira até hoje. E isto era motivo, até ontem, dos discursos do PT nesta Casa contra juros altos, contra FMI, contra banqueiros! Este era o discurso do PT ou não era verdade!?
Este foi o discurso repetido durante 25 anos pelo PT e o seu próprio comandante maior, que hoje é Presidente da República!
Temos aqui outra manchete interessante: "Lula faz o maior aperto fiscal da história". Junto com esta matéria aqui está uma outra: "Banqueiros ganham o maior lucro de toda a sua história".
Eu estou com medo de que se cumpra o que diz o Lula. Estou próximo da morte se for verdade aquilo que ele escreveu. Mas provavelmente também foi uma brincadeira, como ele fez até agora com o povo brasileiro, com os seus discursos. Era tudo brincadeira. Não escreva o que eu disse, muito menos lembre do que eu disse.
"País investe pouco e tem aperto fiscal recorde". "Metalúrgicos hostilizam Lula em visita ao seu berço político". Estas são as notícias.
O Lula diz aqui que todos os metalúrgicos têm inveja daqueles que estão pagando imposto. Eles queriam ganhar mais para poderem pagar imposto. Portanto, não tenham inveja, porque o PT diz que hoje o grande crime é aquele que está ganhando um pouco mais e paga imposto. Ele está dizendo em sua matéria que não precisam ficar preocupados com os seus R$240,00 de salário, mesmo que estejam passando fome, porque assim não irão pagar imposto. Que coisa boa! Que pérola!
Lula e seu desemprego espetacular! O espetáculo do crescimento realmente pode ter acontecido, mas é o espetáculo do crescimento do desemprego, como diz o IBGE. Mais de dois milhões de desempregados! Se se imaginar que têm uma família atrás disso, nós podemos então somar oito milhões de desempregados desesperados neste País, exatamente os desempregados patrocinados por quêm? Pelo Governo do PT!
Mas não está sendo justo o IBGE quando fala disto aqui! Sabe por que, meu Líder Antônio Ceron? Porque o PT gerou empregos que não estão nesta conta; está dizendo que só gerou um emprego no Brasil, no programa do emprego para o jovem. Só um emprego ele gerou. Mas não é verdade! Não é verdade que não deu certo o emprego no Brasil!
Só que nos Estados Unidos o PT conseguiu arrumar 500 empregos durante seis meses para as pessoas que estão construindo aeronave lá. Isto foi através do Sr. Presidente da República, do PT, do País dos pobres, dos países daqueles que têm fome; daqueles que não têm emprego; daqueles que estão desesperançosos; daqueles que estão sofrendo.
Assim sendo, o Governo deste País mandou construir uma aeronave, dando emprego a 500 pessoas que estão trabalhando, durante seis meses, para cuidar bem da decoração dessa aeronave nos Estados Unidos.
Então, não é verdade que o PT só produz desemprego! Ele também produz emprego, mas emprego nos Estados Unidos, emprego que puxa e que leva junto com ele o luxo, quando nem o Papa, neste planeta, tem uma aeronave, pois vive de aeronave alugada! Nem o rei da Suécia tem uma aeronave, ele tem aeronave alugada. Mas o Governante do nosso País teve a coragem de cuspir na cara do seu eleitor! Teve a coragem de enganar o seu eleitor! Teve a coragem de enxovalhar o seu eleitor! Teve a coragem de engolir o seu discurso, quando estamos passando da cifra de 10 milhões de desempregados; quando só São Paulo está com 20,6 da sua população desempregada.
Pelo menos, em respeito a esse povo, teríamos que andar de fusquinha, neste País, hoje. O Presidente da República tinha que andar era de fusca, para respeitar aquele que ele jogou no olho da rua, aquele que ele está na miséria, para respeitar aqueles que ele penalizou! Tinha que andar era de fusquinha e não com uma aeronave das mais luxuosas deste planeta, que vai custar mais de 174 milhões, sendo que 15 milhões são só para a decoração dessa aeronave.
Isso é uma afronta, e é isso que nos judia. E daí nós perguntamos: onde e até onde vai a coragem do Governo do PT?! Até onde vai o "petismo" e o "lulismo" com essa prática de inoperância, quando um Governo senta com os seus e diz: estou cheio dessa questão de Orçamento, eu quero é obras?! O Governo nunca tocou em nada, nem um boteco, portanto, não sabe o que é receita e despesa. E hoje se mostra desesperado porque estava despreparado para governar a Nação brasileira. Achava que era só falar e as coisas aconteciam. Hoje, ele viu que precisa ter receita, precisa cuidar das despesas, e isso ele não sabe fazer. Pior do que isso, buscou os seus desempregados, empregou os desempregados do PT, que nunca trabalharam também, a exemplo do próprio Presidente, e hoje, então, estão sem saber o que fazer para tirar o País do atoleiro em que enfiaram; estão judiando demais da população brasileira! Mas o PT não tem o direito de arrancar a nossa esperança, os nossos sonhos como está fazendo, jogando o povo na verdadeira e absoluta miséria.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)