Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Rogério Mendonça

49ª Sessão Ordinária - 29/05/2002

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria de, ao utilizar este espaço, nesta Casa, fazer referência a um dos momentos mais emocionantes que vivi em toda a minha existência.

Refiro-me ao último dia 19 de maio, quando tive a oportunidade, a honra e orgulho de representar a Assembléia Legislativa, juntamente com os Deputados João Macagnan, Ivan Ranzolin e Nilson Gonçalves, e participar, em Roma, da cerimônia de canonização da nossa hoje Santa Paulina.

Daquele momento participaram muitos brasileiros, talvez mais de 2.000, não poderíamos especificar quantos, e também o dirigente máximo da Nação, Sr. Fernando Henrique Cardoso, os Governadores de Santa Catarina e de São Paulo, os Presidentes da Câmara e do Senado, a imprensa do nosso Estado e o jornalista Moacir Pereira, que se encontra aqui neste momento.

Cinco santos foram canonizados, quatro italianos e um espanhol, mas à nossa Santa Paulina, nascida na Itália, que veio para o Brasil com 09 anos e aqui teve toda a sua formação, tanto particular como familiar e cristã, que foi permitido, pelo seu trabalho, fazer alguns milagres.

No entanto, a grande responsável por este processo de canonização foi a Irmã Célia Cadorim, de Nova Trento. Apesar de naquele dia estar chovendo muito, as pessoas não se afastavam um minuto sequer, pois ficaram muito emocionadas com a atitude do Papa, que está muito doente, alquebrado, mas muito carismático, aos 82 anos conduzindo aquela cerimônia de canonização.

No momento em que foi feito referência ao nome da nossa Santa Paulina, ao Brasil, à Santa Catarina e à Nova Trento, os brasileiros tremulavam as bandeiras e sentimos o orgulho de sermos brasileiros e catarinenses. E este Deputado, como filho de Nova Trento, onde a nossa Santa se criou, que se formou lá e fez todo o seu trabalho, viveu uma grande emoção que jamais haverá de esquecer.

Tenho certeza de que no momento em que cantamos o Hino Nacional e levantamos as bandeiras ficamos arrepiados, e este acontecimento de canonização da primeira Santa brasileira vai ficar marcado para sempre.

Na segunda-feira, tivemos a oportunidade de participar de uma audiência particular com o Papa, quando estavam presentes o Presidente da República, os Governadores de Santa Catarina e de São Paulo. Mas naquele momento da audiência pública, pela qual o Papa recebeu catarinenses, brasileiros, inclusive parentes da nossa Santa Paulina, pudemos perceber a maneira diferente com que recebeu e acariciou a Célia Cadorin, a importância do seu trabalho e, acima de tudo, como é querida e reverenciada pelo nosso Papa.

Portanto, aquele momento foi muito importante, Deputado João Macagnan, mas também é importante que possamos vir aqui dizer do contato que tivemos V.Exa. e eu com o Governador e com o arcebispo de São Paulo, enquanto estávamos juntos no avião e conversávamos sobre os restos mortais de Madre Paulina, que hoje estão em São Paulo.

Falamos com o Governador de São Paulo e dissemos do nosso interesse que esses restos mortais viessem para Santa Catarina. Ele, por sua vez, nos disse que não permitiriam isso, pois querem construir lá uma grande basílica e que o referencial da Santa Paulina seja em São Paulo. Dom Cláudio Uves também nos dizia que uma lei canônica não permite a transferência desses restos mortais.

Por isso, independente da posição de São Paulo, Santa Catarina tem que sair na frente, tem que montar uma verdadeira força-tarefa e construir a basílica o quanto antes, em Nova Trento. Soube, inclusive, que as irmãs contrataram uma empresa para construir o projeto da Madre Paulina e foram enganadas, pois pagaram e não receberam o projeto e agora estão contratando um novo.

Este processo de Nova Trento, do Vígulo, não pode ser conduzido desta maneira. Tem que ser através de uma força-tarefa, na qual esteja todo o Brasil envolvido, o Presidente da República, que inclusive nos colocava que se for convidado virá a Santa Catarina, a Vígulo, para conhecer o local onde viveu a nossa Santa Paulina.

Independente disso, um plano diretor tem que ser feito imediatamente, porque sabemos das dificuldades de recursos da Prefeitura de Nova Trento em atender às necessidades da região.

O Sr. Deputado João Macagnan - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Pois não!

O Sr. Deputado João Macagnan - Nobre Deputado, quero associar-me às manifestações de V.Exa. e dizer, ainda, que a emoção realmente tomou conta de todos aqueles que estiveram na solenidade de canonização da Santa Madre Paulina.

Ao mesmo tempo, quero referendar as colocações aqui feitas a respeito do translado dos restos mortais da Madre Paulina. Se nós não fizermos um esforço conjunto, ou seja, o Estado, a população, de um modo geral, e o Governo Federal, não atingiremos o nosso intento.

O objetivo, realmente, é fazermos de Nova Trento o grande centro religioso, Deputado Rogério Mendonça, em Santa Catarina e não em São Paulo, porque vimos, com muita clareza, quando da santificação, pelo Papa, que estava santificando a Santa Paulina, de Santa Catarina.

Eram estas as colocações que gostaria de fazer, neste momento.

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Agradeço a V.Exa. pelo aparte e, realmente, ficamos muito orgulhosos de termos vivido aquele momento.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)