75ª Sessão Ordinária - 15/10/2002
O SR. DEPUTADO JAIME MANTELLI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, catarinenses presentes, é evidente que nos próximos dias, em função de 27 de outubro, momento culminante do assunto mais importante para a Nação brasileira, as eleições, em segundo turno, tanto em nível federal quanto estadual, esta Casa precisa fazer debates, encaminhamentos e fazer com que seus Parlamentares definam o lado que estão ou por que defendem determinadas posições.
Na vertente do que vem sendo dito hoje, até fico muito à vontade para dar prosseguimento, na mesma tendência do que foi dito pela Deputada Ideli Salvatti e pelo Deputado Francisco de Assis, até porque o Brasil de hoje encontra-se num mesmo momento quando o Carlos Menem buscou a sua última reeleição na Argentina...
E não há como se negar que a candidatura José Serra, por ter sido Ministro todo tempo em que o Fernando Henrique Cardoso foi Governo, é parte integrante de indissociável deste Governo.
Lá na Argentina, Carlos Menem, quando buscava a sua última reeleição usando esse mesmo figurino defendido por José Serra e Fernando Henrique Cardoso, no Brasil, dizia que a mudança precisava continuar e que todo o processo de modernização, na visão dele, precisava continuar e que o povo não podia mudar. O povo tinha que continuar fazendo sacrifícios, vendo as taxas de desemprego crescerem exorbitantemente, vendo as taxas de juros inviabilizarem toda e qualquer iniciativa, seja da grande, da pequena, da média e da micro iniciativa, seja na área da indústria, de serviço ou da agricultura.
Mas o Carlos Menem dizia que a mudança, que a modernização precisava continuar, que não era possível mudar. A taxa Selic no Brasil, na mesma esteira, saltou para 21%, mostrando que a equipe econômica que o Sr. José Serra vai priorizar... E graças a Deus hoje não tem nenhuma perspectiva de ganhar a eleição, mas se tivesse seria exatamente essa, que consegue tomar a iniciativa, que vai aumentar o desemprego, que inviabiliza todo e qualquer investimento e que desagrada desde o sindicalista até os setores organizados da grande empresa brasileira.
É um Governo totalmente perdido e que teima em insistir numa posição que a Argentina já adotou e que acabou onde acabou. E é evidente que o culpado será sempre quem vai estar no Poder. Daí, nesse caso, o Sr. Carlos Menem vive num verdadeiro paraíso, porque ninguém mais cobra dele nenhuma responsabilidade pela tragédia que criou para o povo argentino.
A mesma sorte poderá ocorrer com o Sr. Fernando Henrique Cardoso, com seu jeito bonachão e de vovô simpático, deixando uma herança terrível para a Nação brasileira. E até para ilustrar bem o quanto isso está catastrófico na questão econômica dessa equipe que é abençoada pelo Sr. José Serra, podemos citar até o caso do superávit comercial.
O superávit da balança comercial, Sr. Presidente, que é propalado pelo Governo Federal como algo positivo, revela-se numa tragédia para o povo brasileiro, porque não foi o aumento das exportações que produziu esse superávit, e sim, em função da perda do poder aquisitivo do povo brasileiro, foram as importações que diminuíram assustadoramente.
Então, deixou-se de importar, porque o povo brasileiro está sem poder de compra. Daí é evidente que com o pouco que se exportava conseguiu-se um superávit na balança comercial. E até esse superávit mostra o quanto a Nação brasileira empobreceu. Quanto maior for o superávit comercial, considerando-se que não há aumento na cadeia de exportação, é evidente que ele só ocorreu porque o poder aquisitivo da população brasileira diminuiu. Ela deixou de comprar produtos importados para comprar produtos mais populares, fabricados no Brasil e até em outros países.
Então, o que ocorre com a proposta do Sr. José Serra é a manutenção disso tudo, é a modernização disso, sendo que o povo brasileiro vai precisar se modernizar muito e aprender a viver sem renda e a ver a agricultura ser destroçada, a crise da suinocultura, da produção de leite, enfim, em todas as áreas. E o processo continua degradante.
Graças a Deus as pesquisas estão mostrando 60% a favor do presidenciável Lula, e os exagerados, de acordo com os méritos, 30% para o Sr. José Serra. E é importante que nós, neste momento, venhamos a esta tribuna para dar exatamente esse indicativo. Não é possível apostar no fim de um modelo que o povo brasileiro construiu durante muitas décadas. E agora um Governo elitista, que se satisfaz em atender aos especuladores, teimam em manter para que a população brasileira pague a conta e a diferença.
Precisamos compreender que, efetivamente, a candidatura Lula, que a população brasileira tem visto muito bem e que consegue agregar, porque é disparadamente a melhor candidatura porque tem as melhores propostas e as mais adequadas para fazer a mudança que este Brasil precisa, para colocar o fim da espoliação do trabalho da nossa gente em detrimento dos especuladores e a favor da população...
Sem dúvida nenhuma, no arco de Partidos que apóiam Lula, até pela compreensão ideológica do que sempre postularam, é possível perceber que ali está, sem a menor sombra de dúvida, o maior grupo de especialistas em todas as áreas da administração pública para se fazer o maior Governo que o Brasil teve a oportunidade de contemplar até este momento.
Lula, forjado na sua história de vida, filho de miseráveis - esse é o termo da classe social dos pais dele, que viveram no Nordeste -, metalúrgico, trabalhador, operário, para usar a expressão mais adequada, conseguiu crescer como ser humano, como político e disputa, pela quarta vez, a Presidência da República. E o que é mais importante, somando apoios de especialistas valorosos e cercando-se de uma plêiade de homens e de mulheres altamente qualificados na área da política, na área social, industrial e em todas as atividades humanas que necessitam ser contempladas dentro de um plano de Governo.
E ninguém neste Brasil hoje tem o luxo de dispor de um time tão fantástico para escolher o grupo que vai governar este País.
Não será o Lula sozinho que vai Governar, como não será José Serra. Muito pelo contrário, se for José Serra, sabemos quem será: serão os banqueiros e o grupo da elite que sempre se serviu do povo brasileiro.
Lula ganhando, também sabemos quem vai Governar: serão esses especialistas da mais alta dignidade e moralidade, que forjaram a sua história, a sua vida nas universidades, nas experiências de vida, nas lutas sociais, na defesa do trabalhismo e de tudo aquilo que interessa à Nação e à família brasileira.
Por isso tudo, por Lula ter conseguido reunir ao seu redor esse time fantástico, é que não resta para a Nação brasileira outra alternativa a não ser dizer "não" ao modelo Menem, argentino, empurrado goela abaixo por Fernando Henrique Cardoso e por José Serra, como Ministro deste Governo, e dizer "sim" àquilo que, efetivamente, pode colocar, em primeiro lugar - e temos convicção disso -, a esperança da Nação brasileira.
Portanto, Lula Presidente para que o povo possa governar!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)