Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Ideli Salvatti

76ª Sessão Ordinária - 29/10/2002

A SRA. DEPUTADA IDELI SALVATTI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, agora, sim, com a bandeira do meu Partido, quero falar sobre o resultado das eleições.

A esperança venceu o medo. Foi assim que Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente eleito com a maior votação do mundo, anunciou o resultado da eleição: a esperança venceu o medo neste Brasil.

E é em homenagem à esperança que venceu o medo, Deputado Onofre Santo Agostini, que eu vim vestida de verde, com a esperança que têm milhões e milhões de brasileiros neste novo governo que vai iniciar no dia 1º de janeiro de 2003.

O coração e o sangue continuam vermelhos, batendo forte. Ao longo de 13 anos seguramos na garganta o nosso grito, a nossa comemoração, a nossa vitória deste dia 27 de outubro, por coincidência aniversário de Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil inteiro se soltou, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, num verdadeiro carnaval, numa alegria, numa festa, numa emoção que ainda faz com que cada um de nós vibre e chore ao ver os noticiários, as capas de jornais. Até a famosa Rede Globo dedicou, na noite de ontem, um programa muito especial a essa vitória, a essa figura que só existe, só aconteceu porque é um trabalho coletivo de milhões de anônimos, que longo de 22 anos acreditaram numa loucura (éramos chamados, há 22 anos, de os loucos).

Ainda tem gente que tem a ousadia, depois de um resultado eleitoral como esse, na sua petulância norte-americana, de dizer que está aguardando para ver se o Lula não é louco.

Mas dos loucos que começaram há 22 anos a construir este Partido, a trabalhar e a dizer que é possível fazer política de forma diferente, desses loucos todos, anônimos, milhões e milhões de pessoas, alguns, inclusive, não estando mais entre nós, quero lembrar só de um, porque acho que ele representa toda a força e a garra dos que se contraporam ao que está posto e estabelecido: Chico Mendes, Deputado Francisco de Assis. Acho que ele gostaria de estar vivendo este momento.

Poderia listar inúmeras, milhares de pessoas que contribuíram para que essa vitória pudesse acontecer.

Vim de verde, Deputado Onofre Santo Agostini, para homenagear a esperança que está vibrando e batendo em todo o Brasil. E também estreei um tamanquinho que tem estrelas, porque hoje estou pisando nas estrelas. Estou leve, como há muito tempo não me sentia - tão feliz, tão realizada. E o salto do meu tamanquinho é um pouco alto.

Quero dizer que essa eleição foi a eleição da derrota dos saltos altos. E apesar de não ter achado um tamanquinho de salto mais baixo (comprei por causa das estrelas), quero dizer que todos nós temos muita responsabilidade com o resultado dessas eleições. A expectativa, a esperança que a população está depositando nos que se elegeram para governar o Brasil, para estar no Senado, na Câmara Federal, nos Governos estaduais, nas Assembléias Legislativas é muito grande.

Então, que o resultado das urnas também nos ensine a não subir no salto, a não nos arrogarmos qualquer conhecimento, superioridade, porque a humildade foi o exemplo mais significativo, personificado em Luiz Inácio Lula da Silva, uma pessoa que em nenhum momento desqualificou quem quer que fosse. Trabalhou na agregação, no somatório, na expectativa e somando esforços, forças políticas para poder chegar onde chegou.

Em Santa Catarina o resultado da eleição também tem muito a ver com o salto. E se encerrou um ciclo, o clico do poder oligárquico está encerrado. Então, que todos nós tenhamos a humildade de reconhecer que este ciclo está encerrado. E mesmo quem ganhou aqui que tenha a humildade de reconhecer que o poder que vai assumir a partir de 1º de janeiro é um poder que será profundamente vistoriado, vigiado e que também terá que ter as suas tratativas a fim de não cometer os mesmos erros de outras épocas.

Nós que estamos felizes, comemorando a vitória do Lula, a vitória da esperança sobre o medo, nós estamos com um profundo sentimento de responsabilidade. E tendo a convicção de que nós podemos fazer tudo, nós podemos fazer qualquer coisa, Deputado Onofre Santo Agostini, mas jamais vamos poder trair a esperança que o povo depositou nas urnas nestas eleições, nem em nível de Presidência da República, nem de Senado, nem de Câmara, nem de Governo do Estado, nem de Assembléia Legislativa.

Temos direito de fazer muitas coisas, mas de errar não temos direito, de trair não temos direito, de frustar não temos direito, porque o povo brasileiro está cada vez mais consciente do que quer. Portanto, nós temos que usar os tamanquinhos com as estrelas que quisermos, mas com o salto bem baixinho da humildade.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)