75ª Sessão Ordinária - 14/10/2004
O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Srs. Deputados, Sra. Deputada, assomo à tribuna, neste espaço reservado ao meu Partido, o PMDB, para tocar sobre diversos assuntos. Um deles é sobre a viagem que o Governador Luiz Henrique está fazendo à Rússia, para falar em relação ao embargo da carne suína e carnes de aves, que aquele país está impondo ao Brasil.
Mas antes disso, gostaria, com muito orgulho, de fazer referência à presença no Plenário da Assembléia Legislativa, do Prefeito eleito do Município de Presidente Getúlio, Sr. Ivo Adami, que está conosco, e que ganhou as eleições com uma diferença de 611 votos, em uma coligação com o PMDB, ele que é do PPS, com o PT, e com o próprio PSDB. Tivemos uma belíssima vitória. O Ivo Adami, que é eletricista, é um homem do povo, que conhece o povo mais do que ninguém, com essa vitória, está habilitado pela sanção popular a assumir os destinos de Presidente Getúlio pelos próximos quatro anos.
Sucesso, Ivo Adami! Eu tenho muita confiança em seu trabalho na administração deste Município. Pode ter certeza de que nós estaremos aqui, como Deputado Estadual, que represento com muito orgulho o Alto Vale do Itajaí, no contexto do qual se inclui o Município de Presidente Getúlio. Estarei lutando, incessantemente, para que sejam conseguidos recursos e para que aquela gente daquele Município próspero ligada à agricultura possa realmente ter tudo de que precisa, de que merece.
Aquela região, componente da Secretaria Regional de Ibirama, no qual é Secretário Regional o Aldo Schneider, que está fazendo um grande trabalho, também teve belíssimos resultados, porque dos dez Municípios que compõem esta Secretaria, nós, do PMDB, ganhamos em Presidente Getúlio com Ivo Adami, ganhamos no Município de Vitor Meirelles, no Município de Lontras, em Apiúna, em Witmarsum, coligado com o PP, onde nós somos vice, e ganhamos, também, em D. Emma. Portanto, tivemos um bom resultado em toda aquela região de Ibirama, demonstrando um bom trabalho da Secretaria Regional neste local, o trabalho que o Aldo está fazendo, e as ações do Governo do Estado, que são muito fortes.
Tanto eu, como Deputado Estadual, e o Deputado Federal João Matos, temos muito orgulho de ter participado, ativamente, da campanha política naquela região. Não só nessa região, além de termos um bom resultado, diríamos que no Médio Vale, o PMDB, também, foi muito bem, desde a Foz do Rio Itajaí.
Veja só, Deputado Romildo Titon, V.Exa. que também colheu um excelente resultado na sua região, é um campeão. Aliás, caso eu venha a ser candidato a Deputado Federal, já estou pedindo o seu apoio. Quem sabe V.Exa. me ajuda e aí as coisas irão ficar mais fáceis, porque com um apoio de um campeão igual a V.Exa. as coisas serão mais facilitadas.
Mas como estava dizendo, naquela região do Médio Vale, o PMDB também ganhou na reeleição de Navegantes, com uma excelente e incontestável vitória; no Município de Itajaí tivemos o privilégio de participar juntos com o Deputado Volnei Morastoni a vice do PMDB; ganhamos as eleições em Ilhota; subindo o Rio Itajaí, ganhamos em Luís Alves; no Município de Gaspar; em Timbó, pela terceira vez; em Indaial perdemos por um voto; em Doutor Pedrinho; em Rio dos Cedros e em Apiúna. Na região de Brusque, Deputado Paulo Eccel, da mesma forma o PMDB, em oito Municípios, foi vitorioso em cinco deles: eu diria em Botuverá, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento e Tijucas.
No Município de Brusque, infelizmente, Deputado Paulo Eccel, não fomos felizes, mas quero aproveitar o momento para registrar a belíssima campanha que V.Exa. fez. Eu tive, por diversas oportunidades, o privilégio de participar de alguns comícios, encontros. Eu sempre participei desses encontros, principalmente do último, que foi no bairro Santa Luzia, e quando ouvi a sua mensagem, o seu plano de governo, pensei comigo mesmo que grande oportunidade Brusque está tendo em escolher um Prefeito com esse perfil, com condições de fazer um grande trabalho nessa cidade.
Nós não podemos dizer que estamos errados ou a população errou ao não nos escolher, provavelmente teve os seus méritos ao escolher o seu adversário. Mas tenha V.Exa. a consciência tranqüila do bom trabalho que fez, e se eu já o admirava, o admiro mais ainda, até pela forma com que fez a sua campanha, a qual tive, modestamente, o privilégio também de participar.
Por isso acredito que nessa região do Vale do Itajaí o meu Partido foi, realmente, bem sucedido. Muitas pessoas têm me perguntado, Deputado Paulo Eccel, qual será o meu projeto daqui para frente, se devo concorrer novamente a Deputado Estadual ou a Deputado Federal. Estou no aguardo e na definição do Deputado Federal João Matos. Somos da mesma região do Alto Vale e Médio Vale do Itajaí. Caso João Matos não concorra a Deputado, pois ele ainda está avaliando qual será o seu novo projeto, eu, sem dúvida nenhuma, estarei lá, a postos e disposto, achando que a nossa região tem condições, sim, de eleger um Deputado Federal pelo meu Partido.
E estarei, realmente, disputando esse espaço que, tenho certeza, é muito importante, e posso buscá-lo com o apoio, como eu disse, de todas essas regiões, como também dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, até porque nesta região, Deputado Cézar Cim, que compõe 32 Municípios, as três Secretarias, Ituporanga, Ibirama e Rio do Sul, o meu Partido tinha, nas últimas eleições, no atual período, dez Prefeituras. E nestas eleições o PMDB, nas três Secretarias, ganhou nove Prefeituras.
Nós tínhamos, também, duas vice-Prefeituras, portanto, com dez, tínhamos 12 Prefeituras, que nós, de alguma forma, estávamos juntos. E com o resultado destas eleições, a partir do ano que vem, o PMDB estará com nove Prefeituras, e mais seis em que nós somos vice, como é o caso de Presidente Getúlio, junto com o PPS, do meu amigo Ivo Adami, que está aqui conosco. Portanto, estaremos presentes, e fomos vitoriosos em 15 Prefeituras, dentre as 32. Com certeza, no total, é um Partido ainda que tem o melhor resultado.
Muitos até me questionam, até porque no Município de Ituporanga, onde moro, onde fui Prefeito, nós realmente perdemos as eleições para o PP. Mas, evidentemente, que nós temos que reconhecer, primeiro, por que a população assim escolheu, com uma diferença de 14% dos votos, o nosso opositor.
Mas antes de nós procurarmos defeitos em nós ou que nós erramos, temos que reconhecer o mérito dos adversários que, com certeza, devem ter feito também um bom trabalho, Deputado Reno Caramori, que mereceu esta votação, até porque, por outro lado, nós temos a consciência tranqüila. E eu tenho a consciência tranqüila de que lá na nossa região as obras levadas do Governo do Estado demonstram que a nossa parte, a nossa missão, a minha missão foi feita, porque nunca, na história, num período tão curto, se fez tanto por toda uma região do Alto Vale, como nós estamos fazendo agora.
Então, se for uma avaliação do nosso trabalho, saio de consciência tranqüila. Evidentemente que esperávamos o resultado maior, mas mesmo assim tenho que reconhecer que fomos também felizes.
Mas gostaria de aproveitar este espaço, primeiro, para parabenizar o engenheiro agrônomo, que ontem não tivemos a oportunidade de falar desta tribuna, mas no dia 12 de outubro, que é o Dia da Criança, também foi o dia do Engenheiro Agrônomo. Sou engenheiro agrônomo e quero parabenizar esta classe, esta categoria, que tem contribuído muito para o desenvolvimento de Santa Catarina, do Brasil, com o nosso País atingindo recorde de exportação na agricultura, recorde na produção em todos os sentidos, e isso se deve muito, com certeza, ao nosso agricultor, principalmente, e também à categoria do engenheiro agrônomo.
E quero me somar ao Deputado Cézar Cim e parabenizar também o Município de Timbó, a nossa pérola do Vale, em que elegemos o Prefeito Oscar Schneider, do PMDB, que foi eleito pelos seus 120 anos de emancipação daquele Município.
Mas gostaria de fazer referência à viagem que o Governador Luiz Henrique está empreendendo a diversos países da Europa, principalmente à Rússia. Antes da viagem, eu estive com ele, o qual me disse que sua vontade realmente não era fazer essa viagem, até porque a campanha política foi muito desgastante. E todos nós, que estivemos envolvidos, tivemos realmente um desgaste.
Mas ele foi porque a missão era muito importante. E esse embargo da exportação da carne suína e de aves do Brasil deverá representar para Santa Catarina, caso dure três meses, um prejuízo de US$90 milhões, Deputado Genésio Goulart, e para o Brasil, aproximadamente, R$150 milhões. E como Santa Catarina representa 60% da exportação de carnes, o prejuízo, realmente, é muito grande, caso não seja retomada logo a exportação. E se perdurar até o mês de novembro, em função do inverno na Rússia, fala-se que só poderá ser retomada no ano de 2005. E hoje, praticamente, o que estão sendo negociados ainda são os estoques, já negociados anteriormente ao embargo.
O nosso Alto Vale, Prefeito Ivo Adami, vai ter um prejuízo muito grande, principalmente na sua região de Presidente Getúlio, que tem um frigorífico grande, o Frigorífico Riosulense, o Frigorífico Pamplona, que são os grandes exportadores de carne suína para a Rússia. E poderá ter um prejuízo e, inclusive, desemprego, lá na sua cidade, como em tantas cidades de Santa Catarina.
Por isso quero parabenizar o Governador Luiz Henrique da Silveira, que realmente está fazendo a sua viagem. E nós temos plena convicção de que ele poderá ter sucesso.
O Governador, inclusive, sugeriu para que cada região produtora emita um certificado dizendo que está livre de contaminação, a fim de que essas regiões possam exportar para a Rússia, até porque Santa Catarina, hoje, tem o seu rebanho livre da febre aftosa sem vacinação. E Santa Catarina, com todos os cuidados que está tendo, está sendo penalizada por algo que está acontecendo no Amazonas. E é evidente que as pessoas de lá, que não conhecem o nosso País, distantes da realidade, ficam achando que Amazonas... E até houve uma confusão, Prefeito Ivo Adami: quando se falou que tinha a febre aftosa no Pará, confundiu-se com o Paraná, e aí houve, inicialmente, esse embargo.
Mas, felizmente, o nosso Governador está lá e confiamos na sua capacidade de negociação junto com o vice-Presidente José Alencar, junto com o Governo Lula, com toda a estrutura do Governo Federal, os quais estão lá negociando. E nós esperamos que o quanto antes esse embargo seja suspenso, para que Santa Catarina não tenha prejuízos ainda maiores como está tendo, até pela importância da exportação suína e avina para o nosso País e para nosso Estado.
Por isso nós estamos aqui torcendo para que esta missão tenha sucesso e que possa, efetivamente, suspender o embargo o quanto antes.
Gostaria de fazer uma referência, também, Deputado Cézar Cim, às injustiças que estão sendo feitas ao Deputado Ronaldo Benedet, nosso Colega desta Casa, que está fazendo um grande trabalho na Secretaria de Estado da Segurança Pública, onde se colocam mentiras na sua boca. E eu posso dizer mentiras, porque a forma distorcida da verdade passa a ser uma mentira. E nós sabemos que, de forma alguma, o Deputado Ronaldo Benedet, pela sua competência, pela sua honestidade, pela sua seriedade, iria estar comemorando o índice de criminalidade.
Ele tem, sim, reduzido a criminalidade neste Estado, fazendo um bom trabalho, como também fez o Deputado João Henrique Blasi. O que me estranha é que agora começa só elogiar o Deputado João Henrique Blasi, que não está mais lá. Mas antes nós lembramos do bombardeio que recebia o Deputado João Henrique Blasi. Agora, como ele está nesta Casa, passou a ser elogiado e o Cristo sacrificado é o Secretário Ronaldo Benedet. Amanhã, o Secretário Ronaldo Benedet estará aqui como Deputado e ele também fará elogios a ele, distorcendo a verdade, infelizmente.
Oposição, faz-se, sim, mas se faz com seriedade, sem denegrir, sem prejudicar a imagem das pessoas, principalmente de uma pessoa que temos carinho e admiração, que é o nosso colega Secretário Ronaldo Benedet.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)