Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Rodrigues

7ª Sessão Ordinária - 03/03/2004

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero registrar a todos a satisfação de ser Deputado do Oeste catarinense, pois agora posso anunciar aos nobres Parlamentares que a Udesc, no Oeste, já começou as suas atividades. Ela iniciou, no último dia 1°, as aulas na cidade de Pinhalzinho, na cidade de Palmitos e também na cidade de Chapecó. Claro que toda a região está comemorando esta importante conquista, Deputado Onofre Santo Agostini, porque, afinal de contas, era um grande sonho da região poder ser contemplada com uma universidade pública e gratuita.

Estamos todos felizes com isso e quero aproveitar este espaço para reconhecer o belo trabalho das pessoas que conduzem brilhantemente a Udesc no Estado de Santa Catarina.

Mas quero aproveitar a oportunidade para informar, Deputado Onofre Santo Agostini, que ontem estávamos em Brasília, e ao visitarmos o Congresso Nacional e o Senado da República presenciamos uma cena deplorável. Chega a engasgar a goela do brasileiro que presencia o que ocorre no Senado brasileiro.

Deputado Sérgio Godinho, nós, do PFL, e o Deputado Onofre Santo Agostini recordamos, perfeitamente, que no passado, quando Fernando Henrique Cardoso era Presidente da República, nós carregávamos uma cruz. Uma cruz que o PT tentou colocar nas nossas costas por sermos peefelistas e por darmos estabilidade ao País. Se a economia caminhava razoavelmente bem era porque o PFL estava começando, junto com o PSDB e com os demais Partidos de base do Governo anterior, a colocar o País nos trilhos. Porque se no passado prevalecesse a vontade do PT, o País, Deputado Antônio Ceron, com certeza, estaria amargando uma grande crise.

Mas o que me deixou decepcionado ao assistir à sessão no Senado da República foram figuras ilustres como Antônio Carlos Magalhães, José Sarney e outros. Vamos primeiro lavar a nossa roupa suja, para depois tentarmos lavar a dos outros.

Antônio Carlos Magalhães, do nosso glorioso PFL, defensor e advogado do PT. Idolatrado pelo Partido dos Trabalhadores e desfila no Senado da República como a salvação do PT. Já pensaram V.Exas. a que ponto este País chegou? O homem que era satanizado pelo PT, hoje, Deputado Djalma Berger, é o herói do PT!

Quanto a José Sarney, Deputado Antônio Carlos Vieira, quando ele foi Presidente da República, o PT queria decapitá-lo. O PT odiava o então Presidente José Sarney. Hoje, vejo o Senador José Sarney como o homem que está segurando o Governo do PT.

Eu tive a oportunidade, como Prefeito na época, ao visitar a Assembléia Legislativa, de assistir das galerias desta Casa às manifestações da ex-Deputada Estadual Ideli Salvatti, que gemia de raiva na tribuna, que acusava, que denunciava, que esbravejava, mas ontem a vi, agora como Senadora no Senado da República, fazendo uma defesa contra a abertura da CPI dos Bingos.

Então, isso tudo acaba repugnando a população brasileira. É por isso que a classe política fica cada vez mais desacreditada, porque ontem se tinha uma posição, hoje se tem outra posição. E os brasileiros não sabem mais em quem confiar.

No mês de junho do ano passado, quando estive em Brasília, em todos os corredores, desde os manobristas de elevadores, todos estavam com estrelinha do PT cravada no paletó, parecia uma constelação: era o Senado, o Congresso e até taxista com estrela do PT no peito.

E agora, andando pelos corredores de Brasília, passeando nos gabinetes, conversando com os Deputados, com os servidores, Deputado Antônio Carlos Ceron, pude perceber a decepção do povo brasiliense em relação ao Governo do PT.

Então, ao retornar, ontem, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, de Brasília, percebi que a estrela cadente está em extinção, não a vemos mais nem no peito dos Parlamentares. Inclusive não vejo mais nem aqui. Acho que a estrela do Deputado Dionei Walter da Silva caiu.

Enfim, a estrela cadente do PT se foi, caiu.

Na revista Época, Deputado Antônio Ceron, são denúncias e mais denúncias; são três ou quatro páginas de denúncias sobre o bingo, o jogo do bicho e sobre a lavagem de dinheiro. Agora, há um probleminha também com o ex-Ministro Adauto, com algumas empreiteiras envolvendo o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, conforme a revista Época, em suas páginas centrais.

Na revista Veja é denúncia e mais denúncia de corrupção, Deputado Mauro Mariani! É uma coisa impressionante! Nem o mais ferrenho dos petistas deste País nem o doente dos doentes, com certeza absoluta, podem tentar colocar uma carapuça de ferro para tentar defender o PT, mas lá no fundinho deve estar decepcionado.

O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois Não!

O Sr. Deputado Antônio Ceron - Deputado João Rodrigues, na manhã de hoje tinha um assunto para resolver na Polícia Federal, em Florianópolis. Fiquei surpreso ao chegar na Receita ao ver que na recepção tinham faixas anunciando a greve da Polícia Federal para o dia nove de março.

Ao conversar com os funcionários da Receita, ao ser identificado, evidentemente, pois ser Deputado, agora, do PFL, é bom - tempos atrás eles nos olhavam com a cara atravessada, hoje já está começando a dar liga, a dar "bolinho" -, o que me chamou a atenção é que eles disseram que desde 64, na época em que foi implantada a revolução no País, não se descumpria tanto a lei, por parte do Governo Federal, como agora. E o motivo principal dessa greve iminente dos servidores da Polícia Federal é o descumprimento da lei. Não é o aumento, porque eles deram um no ano passado, devem dobrar este ano. Parece que a proposta é de 2,6; um aumento de 100% não deixa de ser um grande aumento. Mas a maior revolta dos servidores da Polícia Federal é o descumprimento da lei. E a grande frustração deles é que 100% ou próximo disso votou no Presidente Lula. Esta é a frustração deles.

Eles disseram: "O PSDB e o PFL não terem cumprido a palavra conosco nós até aceitávamos, pois odiávamos vocês, mas aceitávamos. Agora, sermos perseguidos, massacrados por um Governo e um Partido que ao qual jogamos toda nossa esperança é muito doído para todos nós".

Eu estou fazendo este depoimento para ilustrar, com muita humildade, é bem verdade, o depoimento que V.Exa. traz a esta Casa, hoje.

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Outra preocupação que eu quero trazer aos Srs. Deputados é que em Brasília corre a boca pequena o medo de que a história de Fernando Color de Mello e de PC Farias comece a ser contada novamente, só que de uma forma muito pior. PC Farias era tesoureiro de campanha de Color, mas não era Ministro. PC Farias arrecadava dinheiro nas empreiteiras, mas não tinha gabinete ao lado do Presidente da República, o que é muito pior. E o assessor do Ministro José Dirceu, o homem que era encarregado das articulações e dos acertos dentro do Congresso Nacional, está sendo acusado como o responsável por buscar dinheiro sujo, dinheiro lavado, dinheiro da máfia italiana.

Então, a preocupação que nós estamos tendo é de que o PT seja contra esta CPI, até com medo que daqui a pouco seja cassado o Presidente, porque quem manda neste País é o Presidente! O Governo é do PT! Não é figura isolada!

Então, eu tenho essa preocupação. Não gostaria de que isso acontecesse, porque prejudica toda a nação brasileira. Não gostaria de que isso acontecesse, até porque eu quero ver o PT até o final do Governo! Não dá para tirá-lo agora, não! Ele tem que agüentar o taco até o último dia! Nós apanhamos quatro anos, mas agüentamos o ferro e estamos aqui faceiros, alegres e retumbantes! O PT vai ter que agüentar pau por quatro anos, vai engolir tudo o que falaram! O Presidente Lula vai ter que agüentar até o final do seu Governo!

Então, senhoras e senhores, queremos transmitir essa preocupação a todos, já que sentimos em Brasília toda esta manifestação.

Por fim, eu quero aqui externar o meu sentimento a todos os funcionários de bingo de Santa Catarina e do País pela forma como foram tratados pela medida provisória assinada pelo Presidente Lula, que é desrespeitosa e uma ofensa à família e a estas pessoas que têm seu emprego nas casas de bingo. Hoje, 30 mil pessoas estão em Brasília fazendo manifestações!

O que nós estamos contestando e condenando é o seguinte: por que somente quando foi descoberto o envolvimento de um homem do primeiro escalão do PT no esquema de corrupção é que o Presidente suspendeu a atividade de bingo no País? Por que não tomou esta providência tempos atrás, Deputado Julio Garcia?!

E a preocupação maior é que parece que os bingos, Deputado Joares Ponticelli, andaram colaborando com o Fome Zero. Se os bingos deram dinheiro para o Fome Zero, isso tem que ser conversado também! Aqui em Santa Catarina, por exemplo, os bingos deram dinheiro para o Rede Treze ou não deram! Se deram, quanto foi e onde foi parar este dinheiro?!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)