Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Genésio Goulart

35ª Sessão Ordinária - 20/05/2004

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente e Srs. Deputados, a cidade de Tubarão, no próximo dia 27 maio, estará completando 137 anos de emancipação político-administrativa.

Realmente, falar de Tubarão, para mim, é um orgulho muito grande. É uma cidade pólo regional, uma cidade com aproximadamente cem mil habitantes, uma cidade que tem se desenvolvido bastante, muito e muito, nesses últimos anos.

Posso dizer com muito orgulho que como Vereador e Prefeito que fui desta cidade, graças a Deus, pude contribuir bastante para o seu desenvolvimento.

Tubarão, em 1999, foi a vigésima cidade em qualidade de vida do Brasil, a segunda cidade em menor índice de mortalidade infantil, em nível nacional. É uma cidade muito bem servida. Temos um Fórum moderno, uma rodoviária que é considerada a mais bonita do Brasil. Temos o Centro Municipal de Cultura, considerado o único no Sul do Estado, e também um centro de exposição.

Então, a cidade de Tubarão é uma cidade realmente muito gostosa, uma cidade que nos orgulha muito em viver. É uma cidade muito querida, com um povo hospitaleiro. E para quem já a conhece, para quem já teve a oportunidade de visitá-la, para quem já teve a oportunidade de ir até a cidade sabe perfeitamente o que estou falando. Realmente, é uma cidade que quem não conhece vale a pena conhecer.

Estamos a 130 quilômetros da Capital, a 300 quilômetros do vizinho Estado Rio Grande do Sul, a 100 quilômetros da Serra e a 20 quilômetros da praia. Realmente, Tubarão é uma cidade também com suas ligações turísticas e que nos últimos tempos vem se desenvolvendo muito.

Então, é um orgulho falar do Município de Tubarão, pois muitas coisas boas acontecem naquela cidade.

Como disse, fui Vereador e Prefeito e dei a minha contribuição para o desenvolvimento dessa bela cidade de Tubarão. É claro que muitas coisas ainda precisam melhorar e acontecer na nossa querida cidade, conhecida como A Cidade Azul e também como A Cidade Universitária.

Também temos o privilégio de ter na nossa cidade uma universidade, o que realmente muito nos orgulha. A Unisul também faz parte da história da cidade de Tubarão. Para nós, catarinenses, é um orgulho muito grande termos a sede da Unisul na nossa cidade, pois ela tem dado um destaque muito grande à educação e também ao esporte. A Unisul aposta muito no social e com isso a cidade da Tubarão deve, e muito, a essa Universidade, pelo que realmente ela representa para a nossa cidade.

Se hoje a cidade de Tubarão está onde está, destacando-se cada vez mais, é porque, graças a Deus, temos esses parceiros que ajudam a mantê-la. E nós estamos aqui fazendo a nossa parte, buscando e defendendo a nossa cidade, a nossa região e o nosso Estado para que o nosso povo tenha uma qualidade de vida melhor.

O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não!

O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar V.Exa., Deputado Genésio Goulart, e dizer que Tubarão, A Cidade Azul, é uma cidade simpática, que acolhe as pessoas que chegam lá e que está sempre aberta para ajudar a região Sul. E ela ajuda de uma forma aguerrida.

Quero dizer que Tubarão tem dado muitas alegrias no futebol. Os seus times que participam do Campeonato todos os anos têm chegado com muita força. E este ano a Unisul mostrou para o Brasil inteiro o time de vôlei, que foi capaz de ser campeão. E isso trouxe muito orgulho para nós, catarinenses.

Por isso, quero cumprimentar V.Exa., Deputado Genésio Goulart, que faz um trabalho com muita responsabilidade em defesa de toda a região da Amurel, que produz muito para contribuir para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. E V.Exa. tem representado, com muita competência, aquela região.

Então, quero cumprimentá-lo e também a cidade de Tubarão por ter colocado V.Exa. aqui nesta Casa para ser uma voz muito atuante em defesa daquele povo e de toda a região.

Parabéns pelo seu discurso!

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Obrigado, Deputado Manoel Mota, pelas suas palavras.

Realmente orgulha-me muito falar do Município de Tubarão, pelas qualidades que temos na nossa cidade, tanto no futebol, quanto na Saúde.

É com orgulho que falamos do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que serve como modelo na Saúde do Estado de Santa Catarina. É um hospital muito bem montado e estruturado, com uma diretora muito querida e guerreira, que está sempre buscando parcerias com os Governos Estadual e Federal para uma Saúde melhor da nossa população.

E o Hospital Nossa Senhora da Conceição não é diferente dos outros e atende toda a nossa população de Tubarão e 50% da população da região da Amurel.

Então, logicamente que precisa muito ainda para Tubarão se tornar realmente um Município de muita qualidade, até porque é claro que nós nunca vamos poder fazer tudo o que a cidade precisa, pois a sua população vai crescendo e a cidade vai se desenvolvendo. Portanto, com certeza, muitas coisas ainda vão precisar ser feitas na cidade.

Mas posso dizer que, graças a Deus, com o crescimento e o desenvolvimento, muitas coisas estão aparecendo, com a ajuda dos Governos Estadual como Federal, para que realmente a nossa cidade se destaque cada vez mais.

Como disse, temos uma qualidade de vida muito boa na cidade, com uma boa Saúde e Educação. Portanto, eu só tenho que agradecer aos nossos companheiros, aos nossos parceiros e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, procuram ajudar a melhorar a qualidade de vida na cidade de Tubarão, que, na próxima semana, estará completando 137 anos de emancipação político-administrativa, e contribuindo bastante também para a qualidade de vida da região da Amurel, representada por este Deputado.

Então, eu só tenho que parabenizar, neste momento, a cidade de Tubarão; os seus munícipes; a universidade; a nossa querida Unisul, que também está completando os seus 40 anos; e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, que também está completando 100 anos de sua existência.

Que bom que Tubarão tem muitas histórias e tomara que se desenvolva cada vez mais. Estamos aqui, como Deputados, fazendo o nosso papel em defesa, com certeza, do cidadão. Mas também aprendendo cada vez mais, junto com os nossos Companheiros, com a nossa experiência e com a nossa boa vontade de levar ao povo de Tubarão e da região Amurel uma qualidade de vida cada vez melhor.

Na próxima semana, a partir de segunda-feira, também vai acontecer, em Tubarão - e com certeza muitos visitantes haverão de estar lá -, a 15a Produsul, que já é uma festa tradicional naquela cidade.

E gostaríamos de convidar todos os nossos queridos Deputados, bem como todas as pessoas que estão assistindo neste momento à TVAL, para que realmente compareçam no Município de Tubarão, na 15a Produsul. Podem ter certeza de que vale a pena, pois é uma festa muito bonita e muito interessante.

No ano passado passaram por essa festa mais de 250 mil pessoas e este ano estamos esperando um número muito superior. É uma festa bastante divulgada e tradicional, na qual temos a oportunidade de mostrar a economia da nossa cidade e da nossa região.

Então, quero convidar os colegas Deputados e suas famílias, bem como todos aqueles que estão nos assistindo neste momento pela TVAL, para comparecerem, no Município de Tubarão, a partir da semana que vem, na Produsul, que se iniciará na segunda-feira, estendendo-se até domingo.

Podem ter certeza de que vale a pena participar dessa feira, e assim estarão também contribuindo para o aniversário do nosso Município, Tubarão. Como já dissemos, aquela querida cidade que nos tem orgulhado bastante, estará completando, na semana que vem, 137 anos de emancipação político-administrativa.

Graças a Deus, posso dizer que também dei, estou dando e sempre darei a minha contribuição para que aquele povo tenha uma qualidade de vida melhor. Com a nossa boa vontade e com o nosso esforço, estamos sempre buscando uma alternativa, uma parceria e lutando para que a nossa cidade cresça sempre mais.

Tubarão já foi, por muitas vezes, destaque no Jornal Nacional pelo seu desenvolvimento, pelo seu crescimento, pela sua qualidade de vida e também pelo menor índice de mortalidade infantil. Em 1999, foi a cidade que mais se destacou no desenvolvimento, na criação de quase 4 mil novos empregos - e isso foi, inclusive, matéria do programa Fantástico.

Fiquei muito feliz porque na época eu era Prefeito e, graças a Deus, pude dar a minha contribuição com incentivos para que realmente a cidade de Tubarão, a partir daquele momento, começasse a se destacar. E foi assim que nós temos a nossa contribuição.

Como dissemos, Tubarão, por várias vezes, foi destaque em nível nacional pelo seu desenvolvimento, pela sua economia, pela boa saúde dos seus munícipes, pela boa educação e pelo belo futebol que sempre tivemos. Por duas vezes tivemos o prazer, quando Prefeito da cidade, de levar o Tubarão Futebol Clube a categoria de vice-Campeão do Estado de Santa Catarina.

Sinceramente, eu me orgulho muito de falar dessa querida cidade onde nasci e ainda tenho a minha residência. Foi lá que eu casei e tive os meus filhose é lá que tenho realmente a minha história.

Então, estou aqui apresentando aos Companheiros um pequeno relato sobre as qualidades do Município de Tubarão, sobre o que ele significa para o Estado e o que tem contribuído para o bem-estar e uma qualidade de vida melhor para o seu povo.

Concluindo, quero reforçar o convite aos nobres Deputados para participarem, na próxima segunda-feira, da abertura da 15ª Feira Regional e Estadual, como assim é conhecida, a Produsul, bem como também todos seus familiares.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)