25ª Sessão Ordinária - 27/04/2004
O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Sr. Presidente e Srs. Deputados, é lógico que todos nós ficamos apreensivos e extremamente preocupados com as notícias de grandes dificuldades dentro da Casan.
Todos nós acompanhamos os problemas que de muito tempo e agora, desde o início do atual Governo, fizeram-se notar com maior grau de intensidade dentro daquela companhia.
É evidente que esses problemas não podem retirar a tranqüilidade dos trabalhadores naquele setor. É um grande contingente de homens e mulheres que construíram, que fizeram a história da Casan, inclusive de forma pioneira, levando água e saneamento para as mais distantes cidades do nosso querido Estado.
No entanto, é inegável de que está presente no seio daquela empresa, na própria Diretoria, a grande preocupação com o saneamento financeiro.
Nós acompanhamos, a exemplo de outras manifestações, em vários setores do Governo, através de reiteradas vezes, por iniciativa do Governo passado, que a Casan estava em dia, que o Governo do Estado de Santa Catarina estava saneado, estava em ordem, estava em plenas condições de saúde econômico-financeira.
No entanto, Sr. Presidente e Srs. Deputados, na semana que vem trarei a relação dos títulos protestados da Casan, num passado próximo, recente, durante a gestão do Governo anterior. Essa minha manifestação vai na afirmação de que a propaganda intensa, as afirmações muitas vezes até agressivas, através da mídia, proporcionadas pelo Governo de então, não correspondiam com a realidade daquilo que estava sendo afirmado.
Por isso, no dia de hoje, na tarde de hoje, nós vimos as galerias tomadas, cheias de servidores, extremamente apreensivos com a sua situação. E nós temos conosco as duas preocupações, com a solvência, com as condições, com a saúde financeira da Casan e também com a garantia de uma vaga e do trabalho dos nossos servidores, que queremos que possam continuar a servir o nosso Estado, através daquela conceituada Companhia de Água, Esgoto e Saneamento.
Mas a grande verdade, a grande realidade é que no dia de hoje se faz sentir os efeitos de procedimentos que não foram aqueles que nos dão a idéia e também a ação e atuação com relação ao bom trato com a coisa pública.
Por isso, Sr. Presidente e Srs. Deputados, é que estou na tribuna, para fazer essas afirmações, que a Casan tem problemas, e problemas sérios, e que nunca saiu do cartório. Ela esteve no cartório durante todo o mandato do Governo anterior, e agora os problemas se fazem sentir de uma forma contundente e extremamente sensível, preocupante, até porque todos nós queremos ver a garantia de trabalho para todos aqueles que exercem um cargo, uma função dentro da estrutura direta ou indireta do nosso Estado.
A exemplo do que me referia há alguns instantes aqui, com relação ao Ipesc, do desvio de finalidade de recursos, agora também faço a afirmação de que todas as notícias que davam conta do saneamento, da boa saúde financeira dessas empresas estatais e do próprio Governo do Estado, revelaram-se, de uma forma assustadora e surpreendente, que não correspondiam à verdade, à realidade dos fatos.
Aquelas afirmações todas eram mais para capitalizar eleitoralmente, para fazer com que se desmerecessem outras gestões, outras administrações e para que se superestimasse a capacidade administrativa de quem estava à condução, à frente dessas empresas e do próprio Estado.
Por isso, faço uso da palavra, nesta tarde, para frisar essas situações. E logicamente vir à tribuna, como foi feito por integrantes da Bancada do ex-Governador, e fazer agora acusações com relação à situação atual em que vive a nossa empresa, a Casan, é evidente que se comete uma injustiça com os atuais administradores, que têm feito todo esforço, que, com a sua dedicação, com o seu empenho e a sua capacidade de trabalho, têm procurado saídas para que se possa viabilizar essa empresa que sofreu inúmeras, várias situações de revés durante a gestão passada e que, como disse o Deputado Manoel Mota, não saiu do cartório, porque a relação de títulos protestados é enorme. Mas nós vamos ter mais tempo para falar acerca disso.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Deputado Herneus de Nadal, Líder do Governo nesta Casa, quero cumprimentar V.Exa. pelo discurso, com profundidade, sobre a questão da Casan.
Eu vi algumas manifestações, para ser aplaudido por aqueles funcionários pelos quais tenho todo um respeito especial.
A administração tomou essa medida atual, porque praticamente deixaram inviabilizada a Casan. São títulos protestados, é uma dívida de mais de R$160 milhões, quer dizer, deixaram uma situação caótica, uma situação inadministrável.
Então, evidentemente que atual administração tem que tomar algumas medidas sérias, convenientes com a capacidade que vivemos no momento, para poder sanear e poder fazer sobreviver aquela grande empresa, que, com certeza, terá luz muito forte ainda, em defesa dos servidores, dos funcionários daquela Casa.
O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Não podemos apenar o servidor.
O Sr. Deputado Manoel Mota - Por isso, cumprimento V.Exa., na certeza de que temos que fazer justiça com a atual administração, porque está corrigindo erros que a ex-administração com deixou naquela Casa.
O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Agradeço e incorporo a sua manifestação ao meu pronunciamento, Deputado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)