21ª Sessão Ordinária - 13/04/2005
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, gostaria de fazer menção à Gazeta Mercantil, que relaciona os 300 Municípios mais dinâmicos do País.
É uma matéria muito importante, muito relevante para Santa Catarina, haja vista que desses 300 Municípios 15 deles estão em nosso Estado. E destaca Florianópolis como o Município mais dinâmico do País.
Então, Srs. Deputados, convivendo aqui vemos o quanto Florianópolis é belo por sua natureza, o quanto progrediu, o quanto é maravilhoso e o quanto mostra a todo o País essa pujança, esse desenvolvimento harmonioso. Florianópolis possui uma beleza natural, talvez seja uma das cidades mais belas do mundo, com índices de desenvolvimento humano também reconhecidos.
Então, parabenizamos aqueles que ajudaram e que ajudam essa cidade, principalmente aqueles que moram aqui e que proporcionaram esse progresso. Parabenizamos esse povo maravilhoso, que, além de acolhedor, faz com que Santa Catarina esteja na ponta, faz com que Florianópolis seja a cidade mais dinâmica neste País.
É isso que a Gazeta Mercantil mostra, o que nos orgulha por sermos catarinenses, se assim podemos dizer. Esperamos também que essa descentralização do Governo proporcione para os outros Municípios o mesmo crescimento, para que possam, a partir desses dados de desenvolvimento humano, de progresso, de harmonia, de crescimento sustentável - e o Município de Florianópolis é agraciado com esse reconhecimento nacional -, ser contemplados com o desenvolvimento.
Sabemos que no Estado existem diversos Municípios que foram deixados por diversos governantes em total abandono. São Municípios que não têm ligação asfáltica e muitas outras coisas. Mas acreditamos no Governo do Estado, acreditamos que o processo da descentralização, com as Secretarias Regionais, poderá, sem dúvida nenhuma, olhar de perto esses problemas sociais que nos envergonham.
Temos uma cidade maravilhosa como Florianópolis, mas ao mesmo tempo temos outras cidades com índices de desenvolvimento muito baixos, que mostram, de forma triste, o abandono, a falta de moradia, a exclusão social e a pobreza, até comparável aos países da África, aos países mais pobres do mundo.
Então, temos um Estado maravilhoso por natureza, um Estado exportador, um grande Estado, um belo Estado e, ao mesmo tempo, cidades que eu não diria que nos envergonham, mas que nos entristecem, onde irmãos catarinenses sofrem pelo abandono, pela falta de saúde e pela falta de atenção do Poder Público.
Trago a minha mensagem, parabenizando o belíssimo trabalho da Gazeta Mercantil. Ficamos felizes em ter Florianópolis como a cidade primeira no ranking dessa pesquisa. Florianópolis é uma cidade que está entre os 300 Municípios mais dinâmicos do Brasil, destacando-se como a primeira cidade e como uma cidade acima da média nacional em desenvolvimento humano.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)