Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

29ª Sessão Ordinária - 30/04/2003

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente e colegas Deputados, gostaria de parabenizar o Presidente da Comissão Central Organizadora da 12ª Festa Nacional da Maçã, Sr. Élson Outuki, que doou 100 toneladas de maçãs ao programa Fome Zero.

Acreditamos que assim o Estado de Santa Catarina representará muito bem o programa Fome Zero, ao qual a nossa Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais também dará total apoio.

Srs. Deputados, infelizmente e com muita tristeza e revolta, quero registrar nos Anais desta Casa a maneira como vêm sendo colhidas as maçãs. A parte envolvida com a colheita das maçãs, acreditem, são menores de idade que deveriam estar nos bancos escolares absorvendo conteúdo. Isso é grave!

Então, isso deixa-me muito triste como educadora, como professora, como mãe e como avó! É lamentável saber que menores, que deveriam estar nos bancos escolares, hoje deixam de se inteirar de conteúdos, Deputada Ana Paula Lima, para estar trabalhando. E é isso, Srs. Deputados, que vai provocar a rejeição do cidadão na sociedade, porque ele fica desassistido pelos conteúdos escolares, resultando nisso que está acontecendo aqui no Estado de Santa Catarina: assaltos, banditismo, mortes, tragédias, etc.

Mas a festa foi muito linda! Teve desfiles de cavalarias e de carros alegóricos e foi muito bonita e apreciada. Eu até fui convidada para essa festa. A única coisa, Sr. Presidente, que me deixou triste foi ver que as crianças, que deveriam estar nos bancos escolares, estavam trabalhando. Penso que isso é injusto!

Outro motivo que me traz à tribuna é para falar do Ceer - Conselho de Ética das Entidades Religiosas -, que nasceu de uma Lei de minha autoria, de nº 11.189, que dá livre acesso aos presbíteros e pastores aos hospitais e presídios.

Então, através desta lei, Deputado Joares Ponticelli, nasceu o Ceer - Conselho de Ética das Entidades Religiosas -, que tem dado assistência aos pastores e aos presbíteros.

Sabemos que o Ceer vai participar ativamente do programa Fome Zero em Santa Catarina, e que está sendo representado no Conselho Estadual do Fome Zero através da Secretaria de Estado da Família. Como representante do Ceer, temos o Pastor Ildo Albino da Luz, da Igreja Brasil para Cristo, que faz um trabalho maravilhoso. A Assembléia de Deus também tem o seu representante, assim como a Igreja Universal, na pessoa Bispo Alceu Nieckarz.

O Ceer também faz o trabalho de distribuição das carteirinhas para que esses pastores possam ter as suas credenciais para entrarem nos hospitais. Mas recebi uma denúncia muito grave de um hospital, e já estou encaminhando para esse Conselho: que esses pastores, mesmo tendo carteirinha, estão sendo barrados nos hospitais.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)