101ª Sessão Ordinária - 11/12/2003
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, talvez hoje seja a última oportunidade que possamos neste ano nos manifestar para fazer desta tribuna um momento de agradecimento.
Gostaria de agradecer a todos os Deputados desta Casa, a todos os amigos que aqui conquistei: o Pedro Baldissera, grande pensador, fazendo grandes homilias nesta Casa; o meu grande amigo Dionei Walter da Silva; o Paulo Serafim, grande companheiro, amigo, fraterno; o Wilson Vieira, grande figura maravilhosa, humana, simpática; o Genésio Goulart, o mais simpático desta Casa, o mais amável, uma pessoa maravilhosa, com quem tive o prazer de criar uma forte amizade; o Eduardo Cherem, uma pessoa maravilhosa, competente, capaz, amigo, leal; o Afrânio Boppré, com sua postura bonita, simpática, que tive o prazer de conhecer e admiro muito; o Paulo Eccel, pessoa competente, amigo, com quem estou tendo o prazer de conviver aqui, e muito me orgulha a sua amizade; o Antônio Carlos Vieira, quase parente, esposo de uma parente minha, pessoa que admiro, respeito muito e com quem tenho tido o prazer de conversar e aprender; o Celestino Secco, outra figura maravilhosa desta Casa, que enobrece este Parlamento, pela sua postura, pela sua coerência, pela sua simpatia; o Antônio Carlos Ceron, grande amigo de Lages, grande pessoa, extremamente competente, com a experiência de três mandatos nesta Casa, que mostra a sua participação ativa nesta Casa.
Temos divergências partidárias na cidade, mas respeito-o muito, assim como seus familiares. Tive o prazer de conviver em viagens com sua família e isso nos deu mais proximidade em termos de ser humano. As minhas críticas muitas vezes vão ao Partido e não às pessoas do Partido.
Não tenho nada contra S.Exa. e quero dizer que aprendi muito com S.Exa. no Parlamento, nos comentários fora do Plenário, e a sua postura tem-me ajudado muito.
Quero saudar o vice-Presidente, Deputado Onofre Santo Agostini, hoje Presidente desta sessão, pessoa maravilhosa, com quem tive o prazer de conviver na Mesa Diretora. É um verdadeiro amigo e, além da sua competência, tem a humildade de prestar sempre todas as informações necessárias. E para esta Casa continua sendo sempre o ex-Presidente, pessoa maravilhosa em todos os sentidos, em competência, em lealdade, em capacidade, em honestidade e em sinceridade.
O Deputado Romildo Titon é serrano maravilhoso, um grande amigo. Tive a oportunidade de conhece-lo nesta Casa, porque o conhecia apenas pela imprensa e pela televisão, nas campanhas políticas. Construiu a sala da amizade, e S.Exa. pode ter a certeza de que tem neste Deputado um fiel amigo. Temos conseguido uma parceria de diálogo amável, inclusive agradeço toda a orientação que me tem dado neste ano.
V.Exa., com sua calma, tranqüilidade e com o seu conhecimento, tem passado energia para que este Deputado possa ficar centrado neste Poder.
Deputado Francisco de Assis, grande amigo, participante da Mesa Diretora, V.Exa. também me ensinou muito, com posição firme, com retidão, com a visão de fazer as coisas certas, sem preferir ou preterir ninguém, apenas fazendo as coisas que possam deixar as ações políticas transparentes e legais, não fazendo proteção para ninguém.
Na Mesa Diretora V.Exa. tem demonstrado preocupação com essas ações que vão resultar numa imagem perfeita do Parlamentar. V.Exa. tem contribuído muito para que todos os Deputados desta Casa sejam bem vistos por ações certas e corretas.
Tive o prazer de conhecer a Deputada Ana Paula de Lima e quero externar a minha sincera amizade a ela, quem respeito muito, em primeiro lugar, como Primeira Dama do Município de Blumenau e, agora, como Deputada Estadual, está na vitrine de uma maneira mais contundente. V.Exa. tem sido para nós motivo de orgulho.
O Deputado Manoel Mota é um grande amigo que aprendi a conhecer, a respeitar e pelo qual tenho um apreço muito grande. E todos desta Casa têm respeito por S.Exa.
O Deputado Ronaldo Benedet é uma grande figura, amigo, parceiro, leal, pessoa magnífica e de ações fortes, mas ao mesmo tempo reconhece que tem que mudar, que tem que ser amável.
Deputado Herneus de Nadal, grande parceiro e com quem aprendi muito, os meus cumprimentos.
Quero agradecer a todos os Parlamentares desta Casa pela amizade e pelo conhecimento que tive aqui.
Deputado Rogério Mendonça, a quem tive, juntamente com minha família, a oportunidade de conhecer e também sua esposa e filha, trago-lhe um respeito muito grande e o agradecimento pela amizade que temos, com a qual aprendi muito. V.Exa., com sua experiência política, passou-me muitos ensinamentos.
Este ano, para mim, foi um ano difícil, conturbado, quando eu conheci o outro lado da vida, o lado do Poder Legislativo, onde tudo é decidido. E por todos os problemas que aqui são discutidos, a insegurança é muito grande para quem chegou há tão pouco tempo, principalmente para mim, que era apenas um empresário que nunca tinha militado na vida política ou na vida pública.
Então, Deputado Rogério Mendonça, V.Exa. tem sido um verdadeiro professor, além de amigo fiel, tem-me orientado e dado luz ao meu caminho. Agradeço por esta parceria, por esta amizade, pois todas às terças-feiras, a seu convite, almoço em seu gabinete.
Quero agradecer a todos os funcionários desta Casa, aos efetivos e aos comissionados, com os quais conseguimos construir uma grande amizade. Quero agradecer à TVAL, aos funcionários do restaurante, a todos os funcionários da imprensa desta Casa e à imprensa do Estado de Santa Catarina, pela ajuda, pelas críticas e pelos elogios.
Quero agradecer aos funcionários desta Casa, que têm sido verdadeiros professores, aos funcionários que nos dão assessoria durante as sessões, em particular ao Beto, que é o Diretor do Departamento Parlamentar, que tem sido um verdadeiro amigo, um professor, orientando-nos para que possamos ter as informações corretas.
Esta Casa é o futuro do Estado de Santa Catarina, aqui se debate tudo, discute-se tudo, e se não fossem os funcionários, esta estrutura maravilhosa que nos proporciona dados históricos nos quais podemos nos embasar, talvez nós errássemos muito.
Quero saudar o nosso pequeno grande homem, Deputado João Paulo Kleinübing. Tive a oportunidade de conhecê-lo, assim como sua família, e com ele consegui ter uma amizade muito boa.
Quero agradecer também às taquígrafas, que são pessoas maravilhosas que registram tudo o que acontece nesta Casa e que nos ajudam a mostrar e guardar nos Anais da Casa o que foi falado e o que foi debatido.
Obrigado a todos, obrigado a Deus, obrigado a meus pais, obrigado a todo povo serrano que, de certa forma, neste período de um ano, criticou-me, elogiou-me e fez sugestões.
Obrigado aos funcionários do meu gabinete, que estão dando o suporte básico e fundamental para que o meu trabalho possa ter êxito.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)