Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

93ª Sessão Ordinária - 25/11/2003

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, companheiros Deputados, assomo à tribuna, a tarde de hoje, e queria pedir licença, para comunicar aos Srs. 40 Parlamentares desta Casa, ao público aqui presente e a todos os telespectadores de Santa Catarina que, por decisão das urnas, democraticamente escolhido, eu, Deputado Nelson Goetten de Lima, fui eleito para fazer oposição e para ser Oposição.

Então, quero pedir ao PT que, por favor, me permita vir a esta tribuna para exercer o meu papel de homem público, eleito pelas urnas, e para fazer papel de Oposição.

Ouvi, na semana passada, desta tribuna, uma série de desaforos de um Deputado do PT que me chamava de Deputado despreparado, de Deputado desqualificado, porque vim a esta tribuna e disse que, ao folhear os jornais, me preocupava muito com o que estava acontecendo no País, especialmente com o Governo do PT, que durante 25 anos, nos palanques, nas portas das fábricas, nesta Casa Legislativa, nos ofendia diariamente nos acusando de sermos filhotes de ditadura.

Éramos acusados de darmos suporte ao governo neoliberal, implantado neste País, especialmente por Fernando Henrique Cardoso. Fomos acusados diariamente de sermos responsáveis por tudo de ruim que acontecia neste País. Mas foi aqui, desta tribuna, que este mesmo Parlamentar, acompanhado por mais alguns dos seus, cansou de falar: "Fora FMI, que o FMI explora o povo brasileiro!"

Era essa gente que vinha a esta tribuna dizer que estávamos a serviço dos banqueiros deste País, que era uma vergonha. Era essa gente que veio a esta tribuna, durante 25 anos, dizer que era uma vergonha o salário mínimo que se pagava para o cidadão neste País. Era essa gente que vinha falar da reforma agrária, que era uma vergonha! Que eles precisavam ser governo para mudar a história do Brasil.

Eu folheava os jornais e dizia apenas isso, mostrando as manchetes, como a banca está ganhando dinheiro. Dizia a Folha de S.Paulo: "Nunca os banqueiros ganharam tanto na sua história como no Governo do PT." São mais de R$153 bilhões que a banca vai levar do Governo do PT só neste ano.

Pode ser que eu esteja errado. Cabe ao PT contestar isso. E estava na mesma manchete de jornal que só o lucro do Unibanco passa de R$3 bilhões, a troco da miséria e da pobreza implantada e agravada por aqueles que estão governando, que hoje é o PT.

Também dizia que só o Itaú cresceu 36.2 em lucro, graças ao Governo do PT; dizia que até o dinheiro das loterias era para investir, que esta verba era para financiar a cultura, a educação e o combate à violência, Srs. Deputados. Até isso o PT está retendo de recursos para pagar juros para aqueles que até ontem eles criticavam, dizendo que era isso que estava prejudicando o País.

Quero que o PT me permita vir aqui na tribuna dizer "Ministro Furlan critica a falta de ousadia deste Governo, que é um Governo do passeio, da lábia, da saliva, da mentira, da enganação". Este é o Governo do PT! Há outra manchete que diz: "Lula veta benefícios aos deficientes". Este é o Governo dos pobres, mas na verdade é para acabar com os pobres! Vetar recursos dos alunos deficientes!

Permitam-me aqui pedir licença aos petistas para que eu possa pelo menos ler essas notícias. Traga o regador dos tempos de antes. Deputado Afrânio Boppré, V.Exa. vem aqui fazer onda nesta tribuna e criticar o Governo neoliberal. E agora o Governo que V.Exa. apóia poderá até cobrar pela água que nós vamos usar! E também o seu Governo passará para o Estado de Santa Catarina a autonomia para cobrar sobre a água! E V.Exa. vem aqui fazer de conta que não tem nada com isso! Pare de enganar o povo. E seu Orçamento para o ano que vem está com 3% para a Saúde, quando, pelas organizações mundiais de saúde, o mínimo é ter 10% do Orçamento.

Mas diz aqui que as oficinas do PT, construídas pelo seu Duda Mendonça, que é o maquiador, que é o que engana... Só a Marta Suplicy - e isso o PT sabe fazer bem - gastou mais em mídia do que o Pita e o Maluf. Que barbaridade! É revoltante para a dona-de-casa, que acreditou na lábia de 25 anos do PT. Mas só a enganaram, porque fantasiaram e maquiaram. Foram buscar o Duda Mendonça para maquiar! E aí, quando nós abrimos o pacote, vimos que ele tão falso quanto os produtos que nós compramos do Paraguai.

"MST chama de ridícula a reforma agrária de Lula". Aqueles que durante 25 anos pregavam uma reforma agrária com justiça, hoje estão sendo enxovalhados em praça pública. Aliás, o PT não aprendeu a aceitar crítica, tanto é que arrastaram a Senadora Lucia Helena até pelos cabelos, quando ela quis criticar.

E o Gabeira disse: "Mas meu Deus, até eu não posso fazer uma crítica; eu que seqüestrei um americano para trocar pelo José Dirceu"! Que coisa bonita! Claro que Ministra era parte de uma quadrilha que assaltava bancos, mas era tudo em nome do bem. O Presidente do PT era um assaltante também, mas aquilo era outra época que aquilo era crime.

Aí fugiram daqui e foram para um regime democrático, porque aqui eles lutavam contra o regime militar. E foram para Cuba receber a escola de democracia. Lá todo mundo tem liberdade de imprensa - claro que sem falar o que o Governo quer -; lá todo mundo pode votar - claro, porque só pode votar no Fidel -; lá todo mundo está igual - claro, porque lá todo mundo é miserável.

Então de lá veio essa escola e estão implantando-a aqui. E eu estou ficando com um pouco de medo, porque quando quiseram se manifestar contra a tributação dos velhinhos aposentados lá em Brasília, o Presidente do Congresso, João Paulo, mandou tacar a borracha nos caras. Depois chorou uma barbaridade e pediu desculpas - e pedir desculpas e chorar é que o PT sabe fazer! Está na hora de fazer uma ação em favor do povo.

Diz a manchete de hoje - e parece que nem o Lula conhece todos os seus Ministros: "Ministros virtuais". Surpreendentemente o povo não conhece nem sabe o nome dos Ministros e até o Presidente não sabe o nome de todos os seus Ministros. Que barbaridade!

Depois de tantos discursos que fez o PT nesta tribuna contra o nepotismo, hoje ele prega, vergonhosamente, não só o nepotismo, mas o empreguismo, patrocinando os perdedores, não desamparando ninguém da sua gente, às custas do dinheiro público.

Espero que o PT não fique triste comigo, pois sei que aqui os Deputados são muito bons. Mas me deixem fazer Oposição! E quando V.Exas. vierem à tribuna, que façam a defesa do Governo, porque vão ter que tomar muita água para ter saliva para conseguir convencer a sociedade de novo, já que mentiram muito, treinaram muito para enganar o povo brasileiro! E não suportamos mais gente sem terra, gente sem comida, gente sem emprego. Os problemas estão aumentando cada vez mais! Não podemos mais sair de casa, porque a criminalidade está crescendo, e cada vez vemos o Governo se esbaldando mais! É uma lambança só neste País.

O Sr. Deputado Afrânio Boppré - V.Exa. nos concede um aparte nestes últimos trinta segundos que lhe restam?

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Então, queremos seriedade com as coisas do povo brasileiro e queremos também respeito com o nosso trabalho. Nunca contestei a Oposição e cada um defende as suas opiniões, pois isso é um direito. Agora, acusar de desqualificado um Deputado que vem aqui exercer o seu papel de Oposição, isso não aceito!

Por isso, não me calo e perdoem-me, Srs. Deputados, se fui deselegante e não concedi apartes...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)