37ª Sessão Ordinária - 21/05/2003
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, ocupo a tribuna, inicialmente, para saudar o Vereador João Miguel, da cidade de Balneário Camboriú, do PMDB, que está aqui hoje e empenhando pessoalmente na questão dos salva-vidas da cidade de Balneário Camboriú, uma luta antiga do Vereador e que faz jus ao registro nesta Casa.
Quero saudar também o Vereador da cidade de Brusque, Fabrício Gevaerd, que também está hoje aqui reivindicando um aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros da cidade de Brusque e acompanhando alguns soldados, alguns oficiais para que consigam essa necessidade da sua cidade.
Gostaria, também, de cumprimentar todos os Bombeiros e Oficiais que se fazem presentes e parabenizá-los pelo bom combate.
Creio que são discussões como essas que queremos aqui no Parlamento; senão me engano é um projeto do Deputado Francisco de Assis a respeito da emancipação dos Bombeiros.
Quero parabenizar o Deputado por essa idéia que teve, acredito eu, de uma reivindicação antiga. E quando falo aqui do projeto e do bom combate, gostaria de dizer ao Líder da Oposição que o bom combate é feito dessa maneira: discutindo no campo das idéias e no campo daquilo que a sociedade catarinense realmente quer e precisa das corporações da sociedade civil, fazendo com que realmente tenhamos o bom combate.
O bom combate não é aquele, Deputado Joares Ponticelli, com meia dúzia de funcionários que tiveram na Udesc e estavam aqui ontem vaiando o Deputado Herneus de Nadal, pessoas que perderam o cargo de confiança, pessoas que não fazem parte mais da confiança da atual administração virem aqui vaiar uma manifestação legitimamente constitucional, constituída pelo povo.
O bom debate é aquele que vimos discutindo aqui com a Oposição, com os Deputados Antônio Carlos Vieira e Reno Caramori, trazendo as causas das suas regiões, para que possamos discuti-las aqui mesmo com opiniões contraditórias. Este é o bom debate.
E sempre tenho dito isso ao Deputado Joares Ponticelli do seu cinismo, às vezes, de ocupar esta tribuna, mas que fosse de forma mais profunda e não superficial.
Nós, Deputados, entendemos a posição do Líder da Oposição, mas às vezes questionamos a sua maneira supérflua de trazer as considerações para esta tribuna.
Quando ele fala que o Governador participou da Dops de 58 a 66, ele não faz idéia do alívio que nos deu. Até sugiro que leia o livro do Hélio Gáspari, A Ditadura Envergonhada, a Ditadura Escancarada, pois lá contravém o que aconteceu naquele regime de exceção que o Partido da Arena patrocinou naquela época.
Gostaria de dizer a V.Exa., Deputado Joares Ponticelli, que enquanto a Dops afundava na lama da sua podridão, o nosso Governador emergia para o restabelecimento da democracia, para o combate e para enfrentar os canhões da ditadura, os cães da ditadura, enfrentar e devolver ao povo brasileiro novamente a sua crença e a sua fé de um povo democrático, que sempre foi pautado para isso.
Esse é o bom debate! O bom debate não é aquele, tenho dito sempre ao Deputado Joares Ponticelli, com cinismo, ao ocupar esta tribuna, mas aquele de forma mais profunda, não superficial.
Entendemos a posição do Líder da Oposição, mas às vezes questionamos a sua maneira supérflua de trazer considerações a esta tribuna.
Quando S.Exa. fala que o Governador participou do Dops de 1958 a 1966, não faz idéia do alívio que nos deu! Até sugiro que leia o livro de Élio Gáspari - A Ditadura Envergonhada A Ditadura Escancarada -, para ver o que aconteceu no regime de exceção, que a Arena patrocinou naquela época.
Quero dizer a V.Exa. que enquanto o Dops afundava na lama da sua podridão, o nosso Governador emergia para o restabelecimento da democracia, para o combate, para enfrentar os canhões da ditadura, os cães da ditadura e devolver ao povo brasileiro a sua crença, a fé de um povo democrático, que sempre foi pautado para isso.
Esse é o nosso bom debate: o de combater a tirania, o de enfrentar a maioria em favor dos oprimidos. Esse é o bom combate que quero; esse é o bom combate que a maioria dos Parlamentares aqui querem.
Digo ao Sr. Deputado Líder da Oposição que não gostaria mais de ocupar esta tribuna para falar sobre isso porque se tiver que remover esqueleto de armário, olhar para trás - com certeza tenho vários motivos para isso - muitas pessoas importantes no Estado de Santa Catarina iriam rezar até o fim de seus dias e pediriam perdão por tudo o que fizeram a algumas pessoas neste Estado.
Tenho motivos e provas suficientes para fazer isso. Mas não quero olhar para trás. O nosso discurso é otimista, é para frente, pensando numa sociedade cada vez melhor.
Não tenho procuração para fazer a defesa de quem quer que seja a respeito de processos, de crimes, de folhas corridas. Quem sou eu para isso? Isso compete à Justiça e não a mim julgar alguém, muito menos julgar os homens. Quem julga os homens é a Justiça ou a justiça de Deus.
Com certeza hoje nós, que ocupamos cargos públicos, principalmente quem ocupa cargos no Executivo, como o Deputado Genésio Goulart, o Deputado Mauro Mariani, o Deputado Manoel Mota e o Deputado Rogério Mendonça, que foram Prefeitos; o Deputado Celestino Secco e o Deputado Antônio Carlos Vieira, que foram Secretários, e eu fui Prefeito por três meses apenas, num momento difícil no meu Município, também temos processo. Mas um bom processo, aquele que acreditamos, por quê? Porque estamos fazendo a coisa certa.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)