Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Djalma Berger

10ª Sessão Extraordinária - 15/10/2003

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, antes de tratar do assunto que me traz a essa tribuna, gostaria de fazer um comentário sobre a sessão solene que houve ontem na Câmara Municipal de São José, quando esteve presente o nosso querido Deputado Manoel Mota, que foi um espetáculo.

O homem cativou com a sua simplicidade não só os Vereadores do Município como todas as pessoas, as professoras aposentadas do nosso Município, que tiveram o grande privilégio de ouvir algumas palavras do nosso querido Deputado Manoel Mota.

Quero, nesta oportunidade, aproveitando estar nesta tribuna, mandar um abraço à Presidente da Associação das Professoras Aposentadas de São José, As Idealistas, na pessoa da Professora Laura Ferreira. Esta associação possui 54 membros e tem 10 anos de fundação.

Quero também cumprimentar o nosso Vereador Lédio Coelho, Autor da proposição que ensejou a realização da sessão solene no nosso Município, para que essas professoras tivessem oportunidade de receber um troféu, uma homenagem, uma justa homenagem pelos vários anos que passaram educando os cidadãos do Município de São José.

Várias pessoas que hoje ocupam diversos cargos, não só públicos como privados, também passaram pelas mãos de muitas daquelas professoras que estavam ali, que não só educaram como formaram cidadãos, formaram pessoas merecedoras de grande respeito da sociedade catarinense.

O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Pois não!

O Sr. Deputado Manoel Mota - Deputado Djalma Berger, quero cumprimentá-lo e dizer que a sessão de ontem, na Câmara de Vereadores de São José, foi uma sessão muito bonita! Foi feita uma bela homenagem às professoras e professores aposentados. Naquela oportunidade, pude ver o carinho que São José tem por V.Exa.

Por isso vim aqui cumprimentar V.Exa. pela sessão que lotou esta Casa com os idosos da Grande Florianópolis e que tem um carinho muito especial pelas pessoas de idade. Por este motivo sinto-me tão bem em acompanhá-lo, pois já tenho uma idade bastante madura. Quero dizer também que este é o caminho do Parlamentar que tem uma visão ampla e que contribuiu com aqueles que prestaram relevantes serviços.

Quero então cumprimentá-lo e parabenizá-lo pelo trabalho que vem desenvolvendo por toda Santa Catarina.

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Muito obrigado, Deputado Manoel Mota. As suas palavras só nos incentivam a continuar trilhando o mesmo caminho em prol do desenvolvimento de nosso Estado, buscando sempre alternativas e soluções para os problemas mais prementes da nossa sociedade.

O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede mais um aparte?

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Pois não, Deputado!

O Sr. Deputado Manoel Mota - Gostaria de registrar que a Sra. Maria Darcy Mota Becker, Presidente da Cohab, nos honra com a sua presença na tarde de hoje. Gostaríamos que ficasse registrada a sua presença nos Anais desta Casa, pois ela tem um programa muito importante para Santa Catarina, que são 40 mil casas. Ela está organizando isso e pelo trabalho que prestou na Caixa Econômica Federal, tenho certeza de que fará um grande trabalho para todos os Municípios de Santa Catarina.

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Muito obrigado, Deputado. Parabéns à nossa Presidente da Cohab, seja bem-vinda à nossa Casa. Tenho certeza de que traz sempre notícias boas e importantes para o Estado de Santa Catarina.

Polêmicas à parte, Srs. Deputados, gostaria de fazer um comentário: semana passada estive no centro administrativo do Besc, que hoje é sede do Governo do Estado de Santa Catarina, onde tive a oportunidade de presenciar a recepção oferecida pelo Governo do Estado, no hall de entrada, à Embaixatriz do México. Não sei se era Embaixatriz ou Consulesa do México, mas sei que era uma representante mexicana que estava em Florianópolis.

O Governador, com sua habilidade para receber as pessoas, estendeu um tapete vermelho, recebeu com guarda de honra, banda de música, ou seja, uma recepção digna de um Governo do Estado, de um Governo que se preocupa em bem receber as pessoas.

Então, polêmicas à parte com relação à questão do prédio do Besc, quero dizer que ele atende perfeitamente aos anseios de uma população e as necessidades de bem receber e de bem instalar um Governo Estadual.

Mas assomei à tribuna, hoje, para fazer uma referência ao Baile Municipal de Santa Catarina, que ocorreu no Clube Primeiro de Junho, em São José, no dia 11 de outubro de 2003, onde tivemos a grata satisfação de receber, na linda cidade de São José, debutantes de várias cidades do Estado de Santa Catarina.

Tivemos também a oportunidade de conviver um pouco mais com a D. Ivete Appel, que para honra e orgulho nosso aceitou o convite para ser a madrinha das debutantes nesse baile.

Foi uma cerimônia muito bonita, comandada pelo jornalista Moacir Benvenutti, que teve uma organização impecável, digna do que se imagina para receber quase todas as cidades do Estado de Santa Catarina.

Foram homenageadas as madrinhas de todos os bailes municipais realizados no Clube Primeiro de Junho, onde tivemos a oportunidade de entregar um troféu à Sra. Ony Furtado Koerich, madrinha de 1969; à Sra. Érica Schmitt de Souza, madrinha de 1970; à Sra. Olindomar Silva Koerich, madrinha de 1971; à Sra. Lair Domingues Philippi, madrinha de 1972; à Sra. Ilka Luz Filomeno (in momorian), madrinha de 1974, representada pela neta Andréa Amin Filomeno; à Sra. Elenita Gerlach Koerich, esposa do nosso querido amigo Gunga, Carlos Eugênio Koerich, que foi madrinha das debutantes do Clube 1° de Junho em 1976 e 1999; à Sra. Jurandy Salles Maciel, esposa do nosso querido ex-Prefeito Constâncio Krumel Maciel, que foi madrinha em 1979; à Sra. Osvaldina Herta Ramos da Silva, que foi madrinha em 1980; à Sra. Camila Dutra Caldeira, que foi madrinha em 1981, e assim sucessivamente, até chegar no ano de 2000, onde tive a oportunidade de apadrinhar as debutantes do Clube 1° de Junho, junto com a minha esposa Adriana.

Então, nós queremos mandar um forte abraço à nossa Diretoria do Clube 1° de Junho, na pessoa do nosso Presidente Jaime de Assis Folster e do vice-Presidente Túlio Márcio Salles Maciel, e dizer que a organização realmente esteve impecável.

Várias debutantes estiveram presentes naquele baile. Eu citar apenas o nome de algumas que temos aqui: Amanda Zen, de Brusque, Ana Júlia Souza Marchi, de Blumenau, Andressa de Mello Kalef, de Joinville, Bruna Carvalho Civinski, de Brusque, Carolina Bortot Faoro, de Caçador, Maria Eduarda da Costa Lemos Caramori, de Caçador, que deve ser parente do nosso Deputado Reno Caramori.

Mas o mais importante nesse referencial foi a simpatia do nosso Governador, com a sua esposa, ao Município de São José. Ele esteve visitando a nossa cidade em todos os momentos acompanhado do nosso Secretário da Segurança Pública, Deputado João Henrique Blasi, para orgulho nosso.

O nosso Governador permaneceu conosco até por volta das três, quatro horas da manhã. Foi um espetáculo, foi uma noite memorável, em que a sociedade josefense teve a oportunidade de receber o primeiro escalão do Governo do Estado em suas dependências do Clube 1° de Junho, para satisfação de todos nós.

Espero que a realização desse baile seja o prenúncio de vários outros bailes que virão a partir de agora e que essa tradição do baile de debutantes não seja esquecida no cenário catarinense.

E, neste momento, não poderia deixar de mandar, além de prestar a minha homenagem aos professores aposentadas do Município de São José, um forte abraço e o meu reconhecimento à classe docente do Estado de Santa Catarina e do Brasil.

Sem dúvida alguma, os educadores são os responsáveis para que nós possamos, quem sabe, no futuro, viver num País um pouquinho melhor para todos nós, num País onde todos nós tenhamos orgulho do seu desenvolvimento, das pessoas que o comandam e, acima de tudo, possamos usufruir um pouquinho mais do seu atual estágio de desenvolvimento.

Chegou a hora - e nós temos a obrigação - de darmos oportunidade para que mais e mais pessoas participem desse bolo, participem do desenvolvimento deste País, porque muitos setores já estão em patamares de Primeiro Mundo, mas muitos setores ainda têm muito que caminhar...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)