90ª Sessão Ordinária - 18/11/2003
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, também quero cumprimentar o Sr. Deputado Nilson Machado, o Duduco, pela iniciativa de homenagear, em especial, a Tia Chica, como é conhecida pela sua dedicação à causa da Terceira Idade na Grande Florianópolis.
Mas quero, Sr. Presidente, neste pouco tempo que me resta, passar às mãos de V.Exa. a medalha comemorativa aos 180 anos da instituição do Parlamento brasileiro, uma vez que fui designado pela Mesa Diretora para representar a nossa Assembléia Legislativa, na sessão havida no Congresso Nacional, na última quinta-feira, uma sessão solene muito concorrida presidida pelo Senador José Sarney, juntamente com o Sr. Deputado João Paulo Cunha, da Câmara dos Deputados;
Lá estavam presentes diversos Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e muitos Vereadores de todos os Estados da Federação. Uma sessão, como já disse, muito prestigiada, muito participativa com discursos muito fortes na saudação da celebração dos 180 anos da implantação do Poder Legislativo no País. E muito bem foi registrada, tanto pelo Deputado João Paulo Cunha como pelo Senador José Sarney, a importância do fortalecimento de todas as adversidades que o Parlamento sofreu ao longo desses 180 anos; um Poder que soube se manter forte, altivo e que é, sem nenhuma sombra de dúvida, o mais legítimo de todos os Poderes da República Brasileira.
Não há, com respeito a todos os demais Poderes, na nossa visão, nenhum outro Poder tão legítimo, tão representativo quanto o Poder Legislativo. E na maioria das vezes o Poder mais incompreendido, meu Caro Presidente, mais questionado, mais vigiado e mais fiscalizado. Mas, com toda certeza, o Parlamento brasileiro cumpre com o seu papel, quer nas duas Casas de representação maior do Congresso Nacional, tanto a Câmara quanto o Senado, quer através das Assembléias Legislativas, em funcionamento nos 27 Estados da Federação, ou nas quase 5.600 Câmaras Municipais, em todos os Municípios do Brasil.
E é preciso destacar, também, que em todos os níveis do Poder Legislativo, com toda certeza, é na Câmara Municipal de Vereadores, Deputado Lício Silveira, que estão os ainda mais legítimos representantes do eleitor.
Eu já tive a oportunidade de exercer o mandato de Vereador e por isso também tenho essa consciência. Ele é, sem nenhuma dúvida, o mais legítimo representante do eleitor, exatamente por estar mais próximo e por ser o primeiro a ser questionado, como tenho dito sempre, pelo fato de o nariz do Vereador estar mais próximo do dedo do cidadão.
A nossa Assembléia Legislativa me distinguiu com essa honra de receber das mãos do Presidente José Sarney essa medalha, que repassamos agora às mãos de V.Exa., Sr. Presidente, para que fique o registro da nossa participação e da homenagem que a Assembléia Legislativa de Santa Catarina recebeu por ocasião das comemorações dos 180 anos do Parlamento Brasileiro.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)