Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

101ª Sessão Ordinária - 11/12/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, venho à tribuna, de forma muito rápida e objetiva, também para parabenizar aqui o nosso Relator, Deputado Jorginho Mello, pela maneira sensível como ele conduziu esse processo.

Conversávamos com alguns Deputados há pouco sobre a dificuldade que é relatar uma matéria com tanta complexidade, com tanta dificuldade e que visa interesses diversos de vários Parlamentares para as suas regiões.

Então, fica aqui o meu manifesto, parabenizando o Deputado Jorginho Mello e toda aquela equipe da Assembléia Legislativa e do Governo do Estado que participou da construção desse Plano Plurianual.

Nós sabemos das dificuldades e gostaríamos de externar a nossa solidariedade e a nossa felicidade por termos um Plano Plurianual que vem ao encontro daquilo que nós desejamos.

Gostaríamos, Sr. Presidente, de dizer que nós também tínhamos algumas emendas a fazer ao Plano Plurianual, principalmente nas regiões do Litoral Norte e do Vale do Rio Tijucas, entre outras também, que fomos solicitados por pessoas daquela região. Mas o importante disso tudo é que graças a Deus todos aqueles pleitos que eu queria fazer para o Litoral Norte, para a nossa região, para o Vale do Rio Tijucas já foram contemplados pelo PPA original.

As próprias Secretarias Regionais e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento, nos quais eu tive a alegria de participar... E nós vimos ali a participação dos Srs. Prefeitos. Acho que a minha região talvez foi um pouco mais feliz, pois participaram vários Prefeitos, vários Vereadores, vários líderes empresariais e comunitários na confecção desse Orçamento Regionalizado do Plano Regionalizado.

Então, da minha parte, não teria o que se fazer, a não ser, simbolicamente, referendar aquelas emendas. E com certeza foi muito bem lembrado pelo Deputado Antônio Ceron a respeito do eminente Prefeito Dirceu Carneiro, lá nos idos dos anos 70. E nós sabemos que inclusive foi matéria até de livro, Deputado Antônio Ceron, a administração dele nesse aspecto.

Também queremos dizer a todos os Srs. Deputados - e estamos no nosso primeiro ano de mandato - que uma das queixas que mais ouvimos foi de que não era valorizado o Orçamento Regionalizado, não era valorizada essa regionalização das ações da base para o centro. E agora temos aqui a autonomia, temos a chance de mudar essa cultura política e de ouvir realmente as bases para trazer para cá esse Orçamento.

Quero também dizer ao Deputado Antônio Ceron que, com certeza, estamos cada vez mais presentes. Achamos que tem que ficar bem clara aqui a função de Deputado. Hoje o Deputado está sendo o avalista deste Orçamento Regionalizado.

Com certeza, entendemos a sua preocupação, Deputado, que é a nossa também. Sabemos o quanto custa arrumar um voto, o quanto é difícil e quanta sola de sapato temos que gastar para arrumar um voto. Mas esse Orçamento já está se tornando uma prática corriqueira. Cada vez mais o Deputado tem a chance de trabalhar em conjunto com a sua base e com o seu Conselho do Desenvolvimento Regional e fazer também valer a sua manifestação ou a materialização dos seus anseios.

Então, queria aqui parabenizar a Assembléia Legislativa por esta atitude e, principalmente, o Relator, Deputado Jorginho Mello, e toda a equipe que, conjuntamente com ele, proporcionou-nos esse Plano Plurianual.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)