91ª Sessão Ordinária - 19/11/2003
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero usar a tribuna hoje para fazer algumas considerações que julgo de extrema importância.
A primeira delas, Deputado Romildo Titon, é que há poucos instantes recebi com surpresa notícias que vêm das empresas Globo Aves e Diplomata, dois grandes frigoríficos estabelecidos no nosso País, mais especificamente no Paraná, que têm uma vasta atuação em Santa Catarina.
A informação que recebo do empreendedor dessas empresas, o proprietário, é que esses dois grupos estariam fechando negócio para o arrendamento do Frigorífico Chapecó, unidade de Xaxim.
Tudo estava pronto e é bom não esquecermos, Deputado Valmir Comin, que os negociadores do Frigorífico Chapecó, e V.Exa. participou de algumas reuniões com empresários, principalmente o BNDES, que é de propriedade do Governo Federal, que é o maior credor do Frigorífico Chapecó, têm 550 milhões em haver do frigorífico.
Já havia através da Prefeitura Municipal de Chapecó, do Sr. Prefeito Pedro Uczai, anúncios em outdoors, em emissoras de televisão, que o problema do frigorífico estava resolvido. Comemoraram a vitória antes do tempo, e nada foi resolvido.
Recentemente o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Chapecó, na abertura da Efapi, e deparou-se com o movimento de funcionários da empresa. Mas não está acostumado o Sr. Presidente a ver manifestações de reivindicação a ele, pois ele era acostumado a subir no caminhão e reivindicar. Hoje ele tem que estar atento às reivindicações da população.
Lá em Chapecó os funcionários reivindicavam os seus empregos. O Presidente disse em alto e bom som a todos que lá estavam: enrolem as suas faixas, economizem as energias e preparem-se, Deputado Dionei Walter da Silva, para voltarem ao trabalho.
Todos atenderam. Afinal de contas era o Presidente do País que estava falando. Mas parece-me que não passou de balela, pois o tempo passou e nada aconteceu.
E agora, depois da desistência do Grupo Dreyfus, surge o arrendamento do frigorífico. O Grupo Globo Aves veio com a proposta para arrendar a unidade de Xaxim, juntamente com o Grupo Diplomata. Tiveram uma primeira conversa com os negociadores do frigorífico. Iniciou-se a primeira conversa, e o negócio estava para ser concretizado de ontem para hoje.
Os Grupos Diplomata e Globo Aves afirmam que tão logo assinem o contrato de arrendamento, no dia seguinte começam a distribuir os pintinhos nos aviários, a restabelecer a cadeia produtiva, a recontratar os funcionários, a reiniciar a produção do frigorífico.
Tudo estava certo, pronto e agora há pouco recebi um telefonema informando que os negociadores do Frigorífico Chapecó... Nós já não sabemos se eles falam em nome dos picaretas do Grupo Macri, da Argentina, que deram um calote no capital nacional, ou se falam em nome dos bancos, dentre os quais o BNDES, que é o maior credor desse frigorífico. O que nós sabemos é que os negociadores do Frigorífico Chapecó não atendem mais o telefone, não dão mais respostas aos Grupos Globo Aves e ao Diplomata, que querem assumir o Frigorífico Chapecó.
Então, é com muita tristeza que faço uso desta tribuna para dizer que mais uma vez, Deputado Romildo Titon, o povo do Oeste catarinense está sendo enrolado, levado com a barriga. Infelizmente, os homens que conduzem os destinos dessa empresa que está fechada, que demitiu seus funcionários, não honraram os seus compromissos lá em Xaxim, em pagar as dívidas para com aqueles trabalhadores e para com os seus credores. Se tivessem como prioridade número um reorganizar e gerar novos empregos, ou pelo menos reintegrar ao mercado de trabalho aqueles que foram demitidos, não pensariam duas vezes em bater o martelo.
No entanto, parece-me que estão buscando um novo leilão, estão de novo leiloando a empresa que já está fechada. A impressão que tenho é que quanto mais alguns ganham, pior para os demais, que aguardam a reabertura da empresa. Alguns estão interessados em tirar proveito da empresa, mas a grande maioria dos funcionários aguarda sedenta, principalmente pelo Natal que vem aí.
Muitos pais de família não terão sequer o peru que produziam para poder degustar no Natal; não terão um franguinho sequer para comemorar o Natal neste final de ano, porque a empresa que lhes dava o sustento está de portas fechadas e não reabre suas portas por falta única e exclusivamente de vontade política de resolver o problema.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Já conversamos sobre este assunto neste Plenário, quando V.Exa. colocou este mesmo problema sobre a situação do Frigorífico Chapecó.
Quero voltar a insistir que assisti ao discurso do Presidente Lula feito na Efapi, em Chapecó, no mês de outubro, quando compareceram vários produtores e empregados do Frigorífico Chapecó, com faixas, pedindo que o Presidente encontrasse a solução política.
O Presidente disse textualmente: vocês, produtores, vocês, funcionários do Frigorífico Chapecó, podem enrolar as suas faixas, porque o assunto do Frigorífico Chapecó está resolvido. Não vamos deixar o Frigorífico Chapecó quebrar, porque ele é muito necessário para essa região.
Recordo-me que o Prefeito de Chapecó estava ao lado do Presidente Lula e mostrou um bruto de um sorriso, agradecendo aquela declaração de amor ao Frigorífico Chapecó, com uma solução política para o problema.
Hoje e há poucos dias V.Exa. falou sobre o mesmo assunto, e quero dizer que já solicitei à TVAL cópia da fita que consta o discurso do Presidente.
Conheço o Frigorífico Chapecó desde o tempo do velho Plínio De Nez. Andei pelos recantos da fábrica em Chapecó, em Xaxim, desde a minha época de fiscalização, em 1965. Vão 40 anos que lá estive, praticamente na véspera que Plínio De Nez sofreu um acidente, nas alturas de São Miguel d’Oeste, e que sua esposa veio a falecer.
Conheço aquela situação e quero dizer que sou solidário com V.Exa. para encontrarmos uma solução para o problema.
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Quero dizer a V.Exa. que desde a Efapi até hoje o Presidente Lula não esticou um dedo, talvez tenha medo de perder mais um da mão, mas não esticou um dedo a favor do Frigorífico Chapecó, apenas fez um discurso para dar uma satisfação à sua platéia, porque na qualidade de popstar tem jogado para a torcida a solução, mas esquece de resolver o problema.
Sr. Presidente, este Deputado iria fazer uma explanação sobre uma matéria divulgada no jornal A Folha de S.Paulo, que diz que o trabalho infantil cresceu 50% no ano. Agora, se cresce o trabalho infantil é porque cai o ganho do trabalhador brasileiro; é o desemprego que está sendo gerado nesse País.
Quero apenas comentar que amanhã esta Assembléia, a partir das 19h, estará rendendo uma homenagem a um grande empresário de Santa Catarina, que se chama José Carlos Pizani. Um homem que juntamente com sua família gera milhares de empregos e divisas para este Estado, que criou programas extraordinários para a distribuição de rendas, que faz o que o Governo Lula não faz, que é distribuir renda, gerar empregos e divisas para este Estado.
Então, ao homenagearmos, amanhã, o empresário José Carlos Pizani, nós queremos homenagear todos os empresários que geram empregos em Santa Catarina, porque quanto mais patrões este País tiver, mais empregados vamos ter.Viva o patrão, para que o empregado possa sobreviver.
Este Governo que aí está diz que quer gerar empregos, mas na contramão aumenta os impostos, fecha os postos de trabalho, gera os desempregos. Só neste ano um milhão de novos desempregados já foram registrados. Para quem prometeu gerar 10 milhões de empregos, ele precisa gerar, nos próximos três anos, 11 milhões. Mas do jeito que estamos indo, talvez ele consiga gerar 11 milhões de desempregados. Se continuar no ritmo em que está, talvez aconteça isto com o nosso País. Mas é o que ninguém deseja, nem os Deputados nem os Partidos de Oposição, ao Governo Lula. O que o Governo Lula precisa é se encontrar, não se reencontrar, porque até agora ele não sabe o caminho que toma.
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)