Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

76ª Sessão Ordinária - 02/10/2003

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e companheiros Deputados, venho à tribuna nesta manhã de quinta-feira para deixar registradas nos Anais desta Casa algumas manifestações que me surpreendem.

Observei, através dos veículos de comunicação, nesta semana, o choro da Sra. Marina Silva, Ministra deste País, quando o seu Governo do PT assinava a medida provisória aprovando os transgênicos. Naquele momento comecei a lembrar dos chorões do PT. Uma hora chora a Marina Silva, porque aprovaram os transgênicos, sendo que durante 25 anos fizeram discurso contra, em praça pública. Outra hora chora o Presidente do Congresso Nacional, João Paulo, porque "tacaram borracha" nos coitados que queriam se manifestar dentro do Congresso Nacional - e agora não podem mais.

Até aquela época o PT sempre defendia a liberdade de expressão do cidadão. Mas, de repente, quando o Presidente do Congresso, João Paulo, é do PT, a "borracha" começa a pegar. E depois o Sr. Presidente do Congresso Nacional chora lágrimas de crocodilo!

De repente, chora o Sr. Dirceu, quando, em praça pública, é enxovalhado, dizendo que enganou e mentiu para o cidadão brasileiro com as suas promessas de palanque. Chora e as lágrimas correm quando, de repente, um ovo podre é jogado nele.

Chora o Presidente do PT, quando chega em Cuba e lembra de que ele foi uma das pessoas que teve que ser acolhido em Cuba - e bem acolhido. Enquanto isso, o cidadão brasileiro está aqui chorando por estar morrendo nas filas dos hospitais por falta de atendimento e por estar morrendo na miséria. Esta é a democracia que se conquistou neste País.

Chora o Presidente da República, quando recebe o seu diploma, emocionado. E chora porque recebe o primeiro diploma da sua vida, que durante 25 anos sem ocupação não teve tempo para, pelo menos, ser um bom exemplo para o País e ir na busca de um diploma para que pudesse dizer ao filho brasileiro: "Vá para a escola e prepare-se para ter um futuro melhor"!

Este é o País dos chorões. Choram os radicais do PT, pela vergonha de ter que encarar os seus eleitores hoje, pela barbaridade das mentiras que diziam. Dizia o PT: "Fora FMI! Somos contra banqueiros, contra juros altos e contra o aumento de impostos"!.

Choram de vergonha! Mas o choro doído está sendo o do brasileiro, porque ele chora com razão. Ele não chora porque é um artista! Ele chora pela dor que o abala, por 13% dos cidadãos brasileiros não terem em que trabalhar para levar o sustento para a sua família! Chora o cidadão, por ver hoje o seu poder aquisitivo ir para o espaço e não ter mais poder de compra. Chora o empresário, pela carga tributária violenta que a cada dia aumenta mais neste Governo. Chora, sim, a sociedade brasileira, com o aumento da criminalidade, que a abala e a amedronta todo dia. Chora - e chora verdadeiramente - aquele proprietário de terra, que adquiriu, com muito sacrifício, o seu pedaço de terra. E hoje essas terras são invadidas, vergonhosamente, com a omissão e a conivência também do Poder Judiciário. E não vemos uma manifestação firme e forte contra essa barbaridade que está intimidando a Nação brasileira.

Ninguém tem o direito de invadir o que é do outro. E o Governo e todos aqueles que deveriam proteger o cidadão estão calados!

Choram, sim, com dor, os 45 milhões de miseráveis que continuam sem ter acesso e direito a serviços e ações do Governo neste País. Chora, sim, a sociedade, hoje, ao ver, vergonhosamente, o PT abraçado com o FMI e dando uma benção ao Presidente Bush. Chora, sim, a sociedade brasileira, verdadeiramente, quando foi enganada ao dizerem que o PT tinha um projeto para o País. E o projeto que adotaram foi o do PSDB - e eles dizem que o PSDB foi o responsável por quebrar esta Nação. Tanto é verdade que quem está comandando o cérebro do Governo deste País é um Deputado Federal eleito pelo PSDB, o Sr. Henrique Meireles.

Chora, sim, a Nação brasileira por se sentir enganada durante 25 anos com o discurso feito em palanque, em praça pública e em porta de fábrica. Ela chora, sim, mas é de dor por ver os seus filhos perderem cada vez mais a esperança de ter dias melhores nesta Nação brasileira.

Todos nós choramos, assustados, quando vemos que este Governo não parou ainda para trabalhar e quando vemos que este Governo está em cinco partes da Nação por dia ou em cinco ou seis cantos do planeta por mês só usando a saliva para manter a popularidade e fazendo discurso emocionado, defendendo o público que estava ali presente. E para isso ele foi bem treinado.

Treinaram para fazer discurso! Treinaram para enganar! Treinaram para mentir! E nós, homens de bem, estamos vendo a vergonha em que se transformou o Governo do PT, que é um Governo que enganou e que hoje vai às lágrimas em praça pública para tentar puxar a sensibilidade do cidadão para o Governo.

A verdade é uma só: não existia projeto para administrar o País. Existia, sim, no decorrer dos tempos, um projeto para ganhar a eleição. Na hora em que ganharam a eleição, depositamos neles a esperança de ver o PT buscar uma alternativa para nós. E aí nós vimos que não estavam preparados.

Deputada Ana Paula Lima, choro também quando lembro dos discursos das oligarquias! O PT cansava de gastar a língua nesta mesma tribuna contra as oligarquias. E o primeiro comandante das oligarquias que o PT fui buscar para ser o seu conselheiro mor foi o Sr. José Sarney! Mas esse não deve comandar a oligarquia. Depois foi buscar o Sr. Antônio Magalhães - e isso não deve ser oligarquia. Para não piorar e o vexame não ser maior, foi se abraçar com o Paulo Maluf e com o Delfim Neto!

O PT perdeu o respeito pela sociedade! Se víssemos um Governo fazer o acerto como foi feito via BNDES, em que quebraram o BNDES, dando um prejuízo de R$2,1 bilhões em apenas nove meses para passar dinheiro para aquelas empresas multinacionais que vieram pegar o nosso patrimônio, que são as empresas de energia deste País e que não pagaram a conta... E agora o BNDES, que criticava a vida inteira isso, vai lá dar US$1,3 bilhão para favorecer as multinacionais que já enganaram aqui este País.

Mas nós acreditávamos que o PT não iria fazer isso! Nós acreditávamos que o PT iria transformar esses US$1,3 bilhão em oportunidades de empregos para as pessoas!

E que o PT pare de ofender o brasileiro com a questão da Fome Zero, porque aqui não tem só miserável! Aqui tem é falta de respeito dos governantes para com o povo, que é jogado na miséria! Este é um País rico, que precisa de Governo sério! O que nós queremos neste País é a oportunidade de trabalho, é direito de, através do nosso suor, poder sustentar os nossos filhos!

Parem com essa propaganda da Fome Zero, porque o Duda Mendonça, na sua oficina de marketing, está conseguindo fazer com que nós sintamos orgulho de ser o País da Fome Zero. Daqui a pouco até a roupa que estaremos usando terá que ter a etiqueta da Fome Zero. Isso é uma vergonha e uma humilhação! Este é o País do trabalho, da luta e do homem valoroso!

Tenho esperança de que um dia o povo será mais respeitado. Parem de chorar, parem de enganar! Façam de fato uma ação forte em respeito àquelas propostas que durante 25 anos prometeram em praça pública para povo e que por isso foram conduzidos a governar este País.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)