Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Genésio Goulart

68ª Sessão Ordinária - 11/09/2003

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente, Sra. Deputada Ana Paula Lima, Srs. Deputados, visitantes, telespectadores da TV Assembléia Legislativa, quero dizer da minha satisfação e alegria por estar aqui mais uma vez podendo falar a todos os ouvintes.

Gostaria de ler uma frase do autor Jean Jacques Balsa, que seria para refletir: "Não queremos o prêmio antes da vitória nem queremos salários antes do trabalho, sejamos bons e depois seremos felizes, mas honestos com nós mesmos".

Infelizmente, não é o que acontece às vezes nesta Casa, com todo o respeito aos meus colegas Deputados, não é o que podemos perceber no nosso dia-a-dia. Que pena que às vezes isso não acontece.

Nós sabemos que fomos eleitos para defender o nosso povo, entendo que esse é o nosso verdadeiro papel, e graças a Deus estou fazendo a minha parte, defendendo muito bem a minha região e a cidade a que pertenço, a Cidade Azul, Tubarão. Com isso ajudo a governar Santa Catarina.

Nós sabemos do nosso verdadeiro papel. É claro que é para isso que existe oposição. Mas sempre pensei que ser oposição numa Assembléia Legislativa seria diferente, pensei que fazer oposição era dar sugestões, usar a experiência que se tem das nossas histórias de trabalho e do que aprendemos.

Sempre tenho dito que não estamos aqui por acaso, se estamos aqui é porque temos uma história. Às vezes fico triste quando vejo alguns Deputados nesta mesma tribuna fazendo teatro, contando historinhas. Mas não somos mais crianças para ouvir esse tipo de histórias. Nós queremos confiança para transmitir para o povo catarinense.

Digo isso porque nós temos hoje como Presidente da República um homem simples que veio com a intenção de mudar a história do País. E nós temos que ajudá-lo, sim, porque nós queremos um Brasil melhor para o nosso povo. Não é com críticas, pisando em cima, difamando o Presidente da República que vamos ter uma qualidade de vida melhor para a nossa população.

Nós, Deputados, temos que dar a nossa contribuição e ajudar com sugestões nas nossas bases, para que realmente a nossa comunidade tenha essa qualidade de vida desejada.

Não é diferente com o nosso Estado de Santa Catarina, com o Governador Luiz Henrique, um homem que já disputou 12 eleições e vitorioso em 11 - um homem qualificado, com a sua história ilibada, um homem que sabe muito bem o que Santa Catarina precisa, um homem com os pés no chão, seguro nas suas decisões, que sabe perfeitamente da carência do nosso povo, que sabe perfeitamente o que quer fazer para os catarinenses.

E nós, que temos acompanhado a sua administração, vimos a sua boa vontade, a sua intenção, percebemos que realmente é uma pessoa que quer dar uma seqüência.

Os governos que passaram já tiveram as suas chances de administrar Santa Catarina, mas com certeza não resolveram tudo, ou melhor, não atenderam todas as necessidades desse povo. Falta muita coisa e sempre vai faltar, e daqui a 10, 20, 30, 100 anos, os problemas do Estado vão continuar. A população vai aumentando, o Estado vai se modernizando, e as necessidades com certeza vão aparecendo.

Não estamos aqui para criticar governo nenhum que passou, mas também não podemos admitir algumas coisas distorcidas que são ditas aqui, querendo denegrir a imagem do nosso Governador, querendo denegrir a administração do Estado de Santa Catarina.

Ora, nós sabemos que existem pessoas que estão torcendo para o quanto pior melhor. Quanto pior melhor o Governo. Elas não estão preocupadas com a qualidade de vida do nosso povo. Não estão preocupadas com a saúde, com a segurança, com a educação, com o trabalho. Essas pessoas estão às vezes rezando, fazendo macumba, acendendo vela para dar tudo errado, para daqui a três anos dizer: deu errado, não deu certo. Estamos aqui para salvar.

Vamos parar com isso. Pelo amor de Deus, vamos parar com isso. Acho que todos que estão aqui já tiveram o seu Governo, o seu Partido administrando o Estado. E se hoje estamos com dificuldade, é conseqüência do passado. É conseqüência do passado. Nós sabemos disso. E é assim que funciona.

Não adianta querer hoje denegrir a imagem de um Presidente da República, chamando-o de mentiroso, de desonesto, que está fazendo coisa errada. É a mesma coisa com o Governo do Estado. Nós sabemos que não são esses tipos de pessoas que estão hoje governando o nosso País e o nosso Estado. Nós sabemos que são pessoas qualificadas, que estão fazendo o seu verdadeiro papel de administrador, de representante do nosso povo.

Digo isso com muita convicção, até pela experiência que tenho como ex-Vereador e ex-Prefeito da cidade de Tubarão, que sei muito bem como essas coisas funcionam.

Mas tenho certeza de que o nosso Governador com a sua experiência, com a sua boa vontade, vai administrar muito bem o nosso Estado.

É claro que quando chegar no final do seu Governo algumas coisas ainda faltarão para fazer, porque quatro anos passam muito rápido. Mas esperamos que ele continue por mais quatro.

Na verdade nós sabemos e temos toda a confiança que Governador não veio para brincar. Ele é uma pessoa séria, uma pessoa honesta, uma pessoa que sabe muito bem o que quer, que tem cobrado muito, é uma pessoa muito esforçada e não tem hora para trabalhar.

Agora, chamar um Governo de desonesto, acusar uma administração, é algo muito triste de se ouvir de algum Deputado nesta tribuna. Podemos até discordar de algumas coisas, mas não podemos ficar pisando em cima das pessoas ilibadas, que têm capacidade muito bem de administrar o Estado. E temos certeza de que o nosso Governador é uma dessas pessoas.

Falávamos ontem em reposição salarial. Respeitamos todo o servidor público estadual, federal, municipal, mas sabemos também das nossas limitações. Nós sabemos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Qual é o governante que não gostaria de dar um aumento polpudo para os seus servidores?

Com todo o respeito, o nosso Presidente Lula, que toda vida falava na discriminação do servidor, na desconsideração que tinham com o trabalhador, querendo que o trabalhador tivesse um salário justo, assumiu o Governo Federal e pôde apenas dar o aumento de 1%. Quem está fora vê uma coisa, mas quem entra no Poder vê completamente diferente.

Essa defasagem não é culpa do nosso Presidente. Isso é reflexo anterior. E da mesma forma acontece com o Governo do Estado. A defasagem de quase 300% que são reclamados pelo sindicato é coisa que vem de tempos atrás. E agora o servidor chegou no limite.

O servidor quer essa recompensa, mas infelizmente o nosso Governador, que está no Governo há apenas oito meses, tem dito com muita clareza da dificuldade de fazer esse repasse. Ele tem dito que se repassar centavos a mais do que está previsto, vai inviabilizar a administração.

É claro que isso não vai acontecer, porque ele não vai aceitar. E nós temos que respeitar, porque ele gostaria de dar não só os 17, 19% propostos pela Oposição. Ele gostaria de dar um reajuste muito maior, mas nós sabemos que a situação financeira do Estado não é a melhor.

A administração anterior concedeu aumento depois de dois anos e sete meses, mas estão nos cobrando em oito meses de governo.

As duas folhas atrasadas deixadas pelo Governo Paulo Afonso foi motivo de discussão por quatro anos. Falando nessas folhas, na administração Paulo Afonso, esqueceram de administrar o Estado. Fizeram o parcelamento em quatro anos, e o prejuízo que teve o servidor nisso foi sem correção.

Com certeza não é isso que o nosso Governador Luiz Henrique quer e não é isso que vai acontecer. Ele quer, sim, manter o salário em dia do servidor e para que isso aconteça ele tem que fazer, sim, com suas medidas, com os pés no chão e com certeza com o nosso apoio, para que no futuro, no ano que vem, nos próximos anos, até o final do seu Governo, ele possa dar o reajuste devido para todos os servidores públicos do Estado.

Ele tem demonstrado o seu desejo de valorizar muito o servidor público estadual e tem feito sempre esse comparativo de quando foi Prefeito de Joinville. Ele quer fazer a mesma coisa agora como Governador para o funcionalismo público estadual.

Tenho toda a convicção de que a boa vontade do nosso Governador fará realmente uma administração descentralizada, dando igualdade para todos, levando o Governo próximo à comunidade, valorizando a cada um do povo catarinense e com certeza muito mais o servidor público estadual.

Não tenho dúvida de que o Governador até o final do seu mandato vai recompensar, porque o seu projeto exatamente é de valorização do servidor.

Nós sabemos, e ele também sabe, que é impossível fazer uma boa administração, se não estiver em paz com o servidor público. Isso ele tem dito, e eu tenho essa experiência como Prefeito que já fui. Se não estiver bem com os seus servidores, valorizando-os com salários justos pelo que fazem numa administração pública, governo nenhum tem sucesso.

O Governador sabe perfeitamente disso, sabe do seu compromisso e da sua responsabilidade. E quem não acredita é só esperar para ver.

Se Deus quiser e muito próximo o povo vai ter a demonstração de que ele é uma pessoa que não está brincando de governar Santa Catarina, respeitando a cada um dos catarinenses.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)