24ª Sessão Ordinária - 20/04/2005
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Deputado, quando V.Exa. precisar dos meus cinco minutos emprestados, emprestarei com a maior alegria.
(Passa a ler)
"Sr. Presidente, Deputado Herneus de Nadal, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, o que me traz à tribuna é a visita que fizemos ao Hospital Infantil Joana de Gusmão. Fomos ver de perto o quanto estão sofrendo crianças de todo o Estado, internadas nesse hospital, aqui, em Florianópolis.
São crianças vítimas de queimaduras, pés, mãos, corpos marcados para sempre. Mesmo que façam uma cirurgia plástica, Deputado Gelson Sorgato, terão que repetir a cirurgia, porque estão crescendo, desenvolvendo-se.
Isso nos entristeceu muito. Foi terrível, Sr. Presidente, ver o estado das crianças. Gostaria que todos os Parlamentares fizessem uma visita àquele hospital para ver o sofrimento daquelas crianças pequenas, que muitas vezes queimam-se até pela falta de atenção da família, das mães. São acidentes domésticos, como queimaduras com álcool, por exemplo. O álcool líquido tinha sido retirado das prateleiras dos supermercados, mas retornou. E o que notamos é que novamente estão ocorrendo muitos acidentes domésticos com as crianças.
Então, basta um pouco mais de atenção por parte das famílias, das mães, das senhoras que trabalham dentro das casas, no sentido de cuidar um pouco mais dessas crianças, porque são terríveis esses acidentes. E esses pequeninos sofrem muito. É lamentável.
Estive lá, emocionei-me, senti-me muito triste. E gostaria que cada uma das pessoas pudesse ver o sofrimento daquelas crianças, que se deslocam de diversos Municípios longínquos do nosso Estado, lá do Oeste, e vêm para esse hospital, que é o único que atende. Nós temos em Joinville uma outra unidade, mas dispõe de apenas dois leitos, enquanto a nossa aqui é um pouquinho maior e está precisando de mais atenção.
O famigerado recurso da ‘ambulancioterapia’ penaliza as crianças, que já sofrem muito, Srs. Deputados. Às vezes são horas e horas de viagem e essas crianças vêm sentindo dores terríveis. Então, nós queremos ser parceiros da equipe de voluntários desse hospital.
Srs. Deputados, está sendo criada uma ONG destinada a ajudar as crianças vítimas de queimaduras no Hospital Joana de Gusmão. É a ONG Querubins, que precisa da nossa parceria para muitas coisas. E conseguir a instalação de uma sala de cirurgia dedicada exclusivamente a essas crianças é uma das prioridades. A outra prioridade é conseguir no Estado a concessão de uma pequena área próxima ao hospital, onde poderão construir uma unidade de atenção especial a essas vítimas de queimaduras e a suas famílias. Claro que essas famílias ficarão muito gratas e eu tenho certeza de que o nosso Governo do Estado estará sensível a essa licitação.
As crianças precisam de mais tempo para se recuperar do trauma e das cicatrizes, o que não conseguem fazer dentro do hospital, porque têm que desocupar os leitos para que outras vítimas também possam ser atendidas.
A ONG Querubins é presidida pela dra. Maria do Rosário Stotz e é uma instituição que cumpre uma missão exemplar na recuperação dessas crianças. O trabalho que desenvolvem na ala de queimados no Hospital Joana Gusmão é emocionante, de um alcance social sem comparações."
Então, quero parabenizar a dra. Maria do Rosário, o Sr. Luiz Antônio e a Sra. Lenita, que estão envolvidos nesse trabalho.
Sr. Presidente, quando abrimos os jornais...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)