14ª Sessão Ordinária - 18/03/2004
A SRA. DEPUTADA SIMONE SCHRAMM - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero também fazer a minha manifestação quanto ao lamentável episódio no dia de ontem.
Eu, como Parlamentar, educadora, mulher e mãe questiono os exemplos que levaram esses jovens desta Casa no dia de ontem. Ontem assistimos alguns Parlamentares instigarem esses jovens com manifestações infelizes, e tiveram um comportamento de desrespeito tanto para com os jovens como para com todos nós, Parlamentares. Certos Deputados usaram adjetivos chulos, quando manifestavam-se, referindo-se a autoridades estaduais. E eu, como educadora, não posso ser conivente com essa situação.
Creio que o nosso papel de Parlamentar é de dar exemplo a todo cidadão catarinense. Eu acredito que a pluralidade de idéias é salutar, mas deve ser feito dentro da decência e do respeito. Como não desrespeito ninguém, também não quero ser desrespeitada.
Penso que teríamos de ter um entendimento - já discutir isso com a nossa Bancada, do PMDB -, e buscar junto ao Congresso Nacional apoio para que o ensino superior gratuito seja para quem realmente necessita.
A exemplo da nossa Universidade Estadual, lá estão, na sua maioria, alunos que não têm nenhuma necessidade de ter a sua gratuidade no ensino público.
Eu tenho três filhos cursando o ensino superior. Se eu tivesse condições de remunerar suas mensalidades, gostaria de vê-los, sim, numa universidade federal ou estadual, mas não acho correto, na condição de poder bancar o ensino de meus filhos, tirar a vaga de outros alunos que mereciam estar lá pelo seu grau de carência.
Então, eu tenho o entendimento de que devemos dar acesso à universidade pública a todos os estudantes, mas que no ato da sua matrícula comprove sua carência, e deixar a universidade de forma aberta. Contribui quem pode pagar. E assim teremos mais vagas para os alunos que realmente necessitam do ensino público gratuito.
Quanto às manifestações de alguns colegas Parlamentares aqui, eu gostaria de sugerir que eles participassem de uma reunião do Conselho Regional nas nossas 29 Secretarias Regionais.
As Secretarias Regionais vão muito bem, obrigada. O Conselho tem como integrantes lideranças da comunidade, como o Presidente das Câmaras de Vereadores, Reitores, líderes empresariais, associações e entidades, e lá discutem e priorizam as ações da Secretaria Regional.
Até hoje não perdi uma reunião da Secretaria Regional da minha região. Participo, discuto com os Prefeitos, com os Vereadores, e vejo que da forma democrática como que o Governador está conduzindo, ele não merece receber aqui adjetivos pejorativos, como no dia de ontem.
Eu acredito que temos que dar aqui o bom exemplo. Quem discorda, certamente ainda não participou de uma reunião, não deu a sua contribuição de discussão nas reuniões do Conselho de Desenvolvimento Regional.
Há poucos dias, pela passagem do aniversário de Joinville, fui representar o Prefeito Marcos Tebaldi na inauguração de reforma e ampliação da Escola Municipal 9 de Março. Surpreendi-me com o que vi lá, Deputado Joares Ponticelli, porque a escola recebeu uma quadra de esporte, uma sala de professores, uma biblioteca e ampliação e reforma de 180m². E para minha surpresa, o custo da obra foi de R$ 119 mil. Se fosse essa obra em outros tempos, licitada pelo DOH, ela não sairia por menos de R$ 400 mil.
Então, por isso, defendo, já defendia no Governo passado, a descentralização das obras públicas porque em muitas ocasiões percebemos empreiteiras de outro Estado vir aqui ganhar a licitação, fazer a obra na nossa região, ir embora e deixar todos os comerciantes com o débito do investimento feito na comunidade. Isso, não é correto!
Quero deixar hoje aqui a minha indignação, e espero não ver mais jovens sendo instigados a jogar objetos de uso pessoal, como nós vimos aqui; Deputados sendo agredidos, em função de uma determinação.
Tenho absoluta certeza de que o Governador Luiz Henrique da Silveira irá cumprir o Plano 15, porque em todos os encontros, em todas as reuniões, em todos os eventos, em todas as inaugurações ele mostra para a comunidade, para o cidadão catarinense que ele veio para cumprir aquilo que divulgou em sua campanha.
Eu não participei da sua campanha - sou sua adversária -, mas devo reconhecer que como administrador, como gestor, como Prefeito muito fez para o desenvolvimento de Joinville. Se Joinville é o que é hoje, deve ao Governador Luiz Henrique da Silveira.
Portanto, estou a seu lado para fazer cumprir o Plano 15, aquilo que levou para o cidadão, para o eleitor de Santa Catarina. E tenho convicção de que ele irá cumprir o que prometeu ao estudante catarinense, e que é o nosso desejo.
Gostaria de ver todos os estudantes em escola pública gratuita, mas sabemos que estamos muito longe dessa realidade. Em outros países, a exemplo dos Estados Unidos, que é uma potência, estuda-se de forma gratuita quem realmente comprova que é carente.
Por que aqui em nosso País não tentamos mudar esse equívoco, que é estar em universidades públicas, federal e estadual, aquelas pessoas que participaram do melhor cursinho e que vão com seu carro zero que ganharam de seus pais pelo mérito de ter acesso na universidade?
Não tiro o mérito de quem lá está, mas acredito que até os pais desses alunos gostariam de estar contribuindo também, e dando oportunidade àquele aluno carente que não tem acesso à universidade.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)