13ª Sessão Extraordinária - 08/06/2004
O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Sr. Presidente, Srs. Deputados, pretendo neste espaço de dez minutos tratar de dois assuntos.
Quero enaltecer a figura do ilustre conterrâneo Paulo Ramos Derengoski. É um escritor famoso, jornalista de profissão, que agora entra no campo da poesia, com a edição do livro Visão Poética da Natureza, que mereceu, Sr. Presidente e Srs. Deputados, destaque em matéria do jornal O Globo.
"Veterano e ótimo jornalista, hoje recolhido à sua Lages natal, no planalto catarinense, Paulo Ramos Derengoski, reúne em Viagens de um Repórter um barriga-verde na terra azul."
Esse é um dos livros do nosso escritor e hoje poeta Paulo Ramos Derengoski. Há também os livros Cavaleiros do Fim do Mundo e o Meio Ambiente - como defender a natureza sem ser ecochato. E hoje ele traz um livro de poesias. Vou citar parte de um trecho da contracapa: "Junto com a primavera renascem com as flores e o degelo do inverno as mais antigas e belas poesias chinesas", diz ele.
A poesia na China além de muito antiga é bastante ligada à natureza. Seus caracteres estão ligados ao céu, às nuvens, às estrelas, aos lagos, aos rios, às estradas, aos longos caminhos dos ventos e dos redemoinhos.
Como nesse verso do grande Li T'ai-po, no ano de 750 depois de Cristo: "A brisa passa como um doce afago entre flores e lotus, cujo aroma enche o palácio erguido sobre o lar".
Paulo Ramos Derengoski, além de um estancieiro médio da região Serrana, é um jornalista muito conhecido, um escritor, que hoje dá uma guinada pela poesia. É, portanto, um catarinense e acima de tudo um lageano que muito nos honra, que nos representa nesse campo crítico e elevado da prateleira de cima da intelectualidade, com os seus escritos e hoje com sua poesia.
Faço, portanto, Sr. Presidente e Srs. Deputados, este registro com muita satisfação.
O segundo assunto que gostaria de abordar é relacionado a uma assembléia de fruticultores realizada no Município de São Joaquim, no dia 31 de maio.
Naquela oportunidade formaram uma grande associação. Lá estavam presentes o Governador Luiz Henrique da Silveira e os Deputados Antônio Ceron e Ivan Ranzolin.
Os fruticultores estiveram reunidos em assembléia para formar a Associação dos Produtores de Maçã e Pêra da Região de São Joaquim. E num segundo passo transformá-la em cooperativa.
Eles elencam uma série de pleitos. Estima-se que a colheita de maçã, em São Joaquim, é de aproximadamente 200 mil toneladas. A mão-de-obra é da região. Há os pequenos fruticultores. Poderíamos até definir como fruticultura familiar. A mão-de-obra é familiar.
As dificuldades desses fruticultores é muito grande. A maçã está sendo entregue por eles em consignação, Deputados Reno Caramori e Antônio Carlos Vieira. V.Exas. sabem o que isso significa. Eles entregam a maçã, o comprador vende e diz que só conseguiu vender a R$0,23 o quilo. A situação deles está muito difícil. O custo produção hoje é cobrado a R$0,25.
Lá há grandes fruticultores, como o Iragami. A Sanjo é uma cooperativa forte. Estes, estão protegidos. Eles criaram a sua blindagem, mas os pequenos fruticultores não. As dificuldades são muito grandes, e eles resolveram partir para um processo de organização que lhes dê mais consistência enquanto fruticultores e com possibilidade de negociação.
Lerei as reivindicações que solicitam:
"Aumentar e facilitar a disponibilização de recursos para financiamento de custeio e comercializações para a safra 2004/2005 e que a garantia seja a própria safra. Observação: na safra 2003/2004, as instituições financeiras atenderam somente a 6% dos produtores de mação.
Ampliar a linha especial de crédito à comercialização para todos os produtores agropecuários, onde posa ser incluída a cultura da maçã.
Criar programas de incentivo à armazenagem frigorífica de frutas, com taxas de juros de, no mínimo, 8,75% ao ano, com prazo de 12 anos, com carência de três anos e assegurando que o armazém frigorífico seja a garantia suficiente para a obtenção do financiamento.
No Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária - Prodecoop -, diminuir a taxa de juros de 10,75% para 8,75% ao ano, aumentando o volume de recursos aplicados.
Solicitar ao BNDES, através do BRDE, a continuidade das aplicações de recursos em nossa região.
Pleitear com mais empenho a implantação do seguro rural para a próxima safra, bem como da possibilidade de subvenção do prêmio do seguro rural.
Disponibilizar a Epagri de técnicos especializados em produção de pêra, frutas de caroço e videiras" - tem um potencial muito grande, muito promissor a produção de videira na região de São Joaquim.
"Fortalecer o programa de marketing da fruta brasileira, tanto no mercado interno como no mercado externo.
Viabilizar a implantação em nosso Município, junto à estação experimental da Epagri, de uma cantina para microvinificação, em se tratando de uma região bastante promissora no setor da vitivinicultura."
A propósito, o conterrâneo, Deputado Altair Guidi, tem um grande projeto, eu diria até um megaprojeto, para a nossa realidade de pequenos fruticultores da região. É um projeto modelo, que vai produzir vinho de excelente qualidade, a partir da uva Cabernet.
(Continua lendo)
"Buscar a inclusão da maçã como item da cesta básica.
Viabilizar um programa para financiamento de cobertura de pomares com telas antigranizo, com juros e prazos compatíveis com a renda dos fruticultores.
Solicitar a prorrogação de prazo para empréstimos de custeio e investimento junto às instituições financeiras (Banco do Brasil, BRDE, Besc, etc.), devido à frustração desta safra e dificuldades na comercialização."
Por isso, Sr. Presidente e Srs. Deputados, estão mobilizados para tentar continuar exercitando essa atividade tão importante para a economia da Região Serrana, principalmente para São Joaquim e região.
Eles pretendem transformar essa associação recém-criada numa cooperativa, porque hoje eles estão desprotegidos. A comercialização é extremamente complicada. O produtor colhe, tem compromissos com o banco, com outros credores e o produto é perecível porque os pequenos fruticultores não têm condições para armazenar os seus produtos.
Por isso essa pauta de reivindicações que foi entregue ao Governador e aos Deputados que lá estiveram presentes.
Concluirei, Srs. Presidente, até porque assomei à tribuna por dois motivos: um para, com muita satisfação, registrar as artes do nosso jornalista Paulo Ramos Derengoski, e esse segundo assunto importantíssimo, porque se relaciona a uma atividade da qual dependem o Município de São Joaquim e parte expressiva da Região Serrana.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)