Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Joares Ponticelli

17ª Sessão Ordinária - 30/04/2004

O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, durante a campanha de 2002 o então candidato Luiz Henrique da Silveira, num dos 11 compromissos que assumiu com as diversas juventudes que o apoiaram no segundo turno, comprometeu-se de estender unidades da Udesc para todas as regiões de Santa Catarina. E é exatamente esse o objeto da discussão do veto que vamos ter a partir de agora.

O Deputado Clésio Salvaro e eu, com o apoio dos nove Parlamentares do Sul do Estado e com o apoio da maioria esmagadora dos componentes desta Casa, apresentamos uma emenda para que o Sul do Estado fosse contemplado com unidades da Udesc; uma na região de Tubarão, outra na região de Criciúma e outra unidade, Deputado Manoel Mota, V.Exa. que foi um dos que apoiaram essa iniciativa, na região de Araranguá.

Também no Plano Plurianual, que é objeto da discussão e da deliberação que vamos ter daqui a pouco, diversas audiências públicas nas mais variadas regiões de Santa Catarina apontaram a extensão da Udesc como prioridade número um!

No entanto, o Governador ao vetar essa iniciativa contraria mais uma vez o discurso do candidato.

Por isso, de forma muito serena, muito tranqüila quero aqui fazer um apelo, e em especial aos Deputados que compõem a Bancada do Sul catarinense, e somos um número expressivo de parlamentares: Deputados Valmir Comin, Manoel Mota, Genésio Goulart, Clésio Salvaro, Julio Garcia e Altair Guidi - lamentavelmente não estão conosco hoje o Deputados Ronaldo Benedet e José Paulo Serafim -, mas certamente com o apoio dos demais Deputados, o Deputado Lício Silveira que também é muito bem lembrado pelas urnas do Sul do Estado, quero aqui fazer um apelo para que possamos derrubar este veto e permitir, Deputado Jorginho Mello, como foi vontade de V.Exa. quando relatou o Plano Plurianual, ver a nossa Udesc chegando em todas as regiões de Santa Catarina.

O grande Oeste, Deputado João Rodrigues, com muito custo, com muito suor, com muita briga de V.Exa. e de tantos outros Parlamentares, já conseguiu a implantação das suas unidades. Nós, do Sul do Estado, e os Parlamentares das demais regiões de Santa Catarina também estão ansiosos para vislumbrar unidades da Udesc chegando em todas as regiões de Santa Catarina.

Isso, sim, na nossa concepção, é o verdadeiro conceito de descentralização. Descentralizar é fazer os serviços do Estado chegar mais perto do cidadão. E permitirmos que a Udesc possa chegar com os seus cursos, com os seus campi nas diversas regiões de Santa Catarina, é promover a verdadeira descentralização.

Com este objetivo quero conclamar a todos, repito, em especial os Deputados do Sul do Estado, mas com apoio de todos os demais integrantes, para que nós possamos derrubar este veto, e ai, sim, sonhar com a realidade assumida pelo então candidato, de descentralizar a nossa Udesc por toda Santa Catarina, para todas as regiões do Estado.

Nós sabemos, Deputado Antônio Ceron, especialmente agora, quando não conseguimos êxito na ampliação dos recursos do art. 170 para contemplar o aluno carente, faz-se ainda mais necessário que a Udesc chegue com o ensino gratuito e de qualidade a todas as regiões de Santa Catarina.

Neste sentido, faço um apelo para derrubarmos este veto e vislumbrarmos a possibilidade concreta de a Udesc chegar em todas as regiões do Estado.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)