28ª Sessão Ordinária - 04/05/2004
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, meu assunto na tribuna, hoje, vai ficar um pouco prejudicado, devido ao que eu escutei, aqui, do Sr. Deputado Pedro Baldissera, Líder do PT.
Eu preciso e me sinto no direito e no dever de, como um cidadão filho de agricultor, que vem de uma região que é o coração de Santa Catarina, que é modelo da pequena propriedade rural da Agricultura Familiar para todo o País ou para o planeta, que é o Alto Vale do Itajaí, ir contra a invasão de terra.
Eu sou de uma região onde se testemunha de que na terra não permanece um agricultor simplesmente porque ele a invadiu! Invasão de terra para mim soa como assalto, como crime em qualquer condição!
Nós sabemos e confirmamos a dificuldade que tem um agricultor de sobreviver em uma pequena propriedade, onde centenas e milhares de agricultores já foram embora. Mas não porque não tinham o seu pedaço de terra, e sim por não encontrarem até hoje um programa de fato de governo que pudesse fazer com que o filho do agricultor, que tem vocação para ser agricultor, permanecesse na terra.
Este movimento é revolucionário, sim, mas não com sentido social, a não ser o da bagunça e o da desordem social!
Porque se o PT quisesse, realmente, fazer alguma coisa, e hoje ele é Governo, ele poderia fazer, pois a solução está em suas mãos. Ele poderia viabilizar e dar oportunidade para filhos de agricultor que tem vocação para ser agricultor, porque a única propriedade abençoada, a única que permanece, a única que gera frutos, a única que dá produção é aquela que se compra trabalhando, suando, fazendo calos na mão!
É essa a propriedade que nós queremos; é essa distribuição de terras que precisamos.
Mas aquele que tem o seu pedacinho de terra, aquele que tem 20 hectares de terra, não consegue sobreviver da agricultura neste País! Esse está jogado à própria sorte, sobrevive mais pela sua capacidade, pelo seu trabalho, pela sua força, pela sua fé, mas não porque existe um programa neste País que respeita o agricultor!
A única coisa que sabem fazer é deixar esse movimento revolucionário, baderneiro, desrespeitador do MST invadir terras.
E me surpreende muito, Sr. Presidente, a reação da Igreja, que tinha que pregar a paz, a ordem, o respeito pelo direito de propriedade. Ela deveria criar, através dos que são Governo, um bom programa de distribuição de terras, através da oportunidade de aquisição, para aqueles que têm vocação, e não incentivar esses movimentos que vão assaltando, invadindo, bagunçando, envergonhando a Nação e atrapalhando o único segmento que deu certo neste País, que é a agricultura, porque ela está dando certo!
A agricultura está fazendo a sua parte, principalmente num Estado como o nosso. E é uma vergonha alguém neste Estado invadir terra, porque somos um Estado que produz, como é a maioria dos Estados deste País.
Mas concordo que, se não se está produzindo, seja criado um programa, no sentido de que seja vendido um pedaço de terra para aquele que tem vocação, a fim de ele ali produzir. Isto é respeitar.
Agora, dizer que não se invade terras neste País que se está produzindo, é mentira! Porque chegam, invadem, matam, abusam e se prevalecem... Esta é a realidade do MST neste País, e em Santa Catarina nós testemunhamos isso.
Mas eu queria que os Deputados do PT viessem aqui hoje, Deputado Antônio Ceron, para falar sobre os R$ 260,00 que deram de salário mínimo. A Senadora Ideli Salvatti precisava estar aqui hoje para sabermos o que ela diria, hoje, se estivesse na Oposição, sobre esse salário mínimo de R$ 260,00 na situação em que vivemos atualmente!
Eu concordo que o PT tenha vergonha de falar; tenha vergonha de olhar no olho do eleitor; tenha vergonha de dizer que é Governo, porque esse discurso é passado. Vem com esse discurso passado, porque esse discurso nós já escutávamos: "não podemos pagar mais porque aí a Previdência quebra. Temos que manter o superávit de 4,5, porque temos que fazer frente aos juros que precisamos pagar neste País! Temos que enxugar o dinheiro do povo e pagar juro alto, porque não podemos estimular o crescimento, porque se não vem a inflação.
Esse discurso é passado! Esse era o discurso que sempre foi condenado aqui! Esse discurso nós cansamos de escutar pelos petistas aqui, que hoje se calam, envergonhadamente, pelo que estão fazendo com a população brasileira que, com fé, com esperança, foi às urnas e depositou a sua esperança no PT. E hoje o resultado está aí: banqueiros ganhando dinheiro como nunca ganharam.
O maior superávit primário deste País está sendo realizado exatamente pelo Governo do PT. Crescimento zero, neste País. Um atraso preocupante, porque todos os países emergentes estão crescendo de 4 a 6% ao ano, e nós zeramos o crescimento, paramos, estagnamos.
Mas este mesmo Governo que prega a nacionalização e falava até, ontem, de nacionalização, manda embora toda a nossa matéria-prima bruta, a ponto de termos parque industrial parado, hoje. E o que significa isso?
No nosso Alto Vale grandes indústrias de parafusos estão paradas, e sabem por quê? Porque a estamos mandando a matéria-prima para a China, para Taiwan, com todos os incentivos de impostos, e lá eles estão fazendo parafusos. Lá o PT está gerando empregos. Lá o PT está dando empregos. E aí esse parafuso volta para cá já beneficiado e industrializado. E o nosso empresário que investiu, aquele que tem a sua família para sustentar, fica desesperado ao saber que o patrão vai mandá-lo para o olho da rua.
Este é o PT nacionalista que nós escutávamos; ficávamos escutando as bobagens a vida inteira dessa gente que pregava a enganação! Vamos nacionalizar um pouco, mas vamos, acima de tudo, respeitar o empreendedor, vamos dar incentivo para a indústria, para o nosso parque industrial, para que possa fazer e transformar esse produto num parafuso e num produto acabado, para que assim possamos gerar emprego e oportunizar o crescimento deste País, a fim de realizarmos os sonhos desse povo.
O povo quer apenas trabalho; o povo quer apenas respeito; o povo quer apenas ter condições de sustentar dignamente a sua família! Nós não queremos saber de Fome Zero, não queremos ser humilhados com uma sacola de comida na nossa porta. Nós queremos é trabalhar! Nós queremos é ser respeitados, mas para trabalhar precisamos do empreendedor. Respeite o empreendedor!
O PT passou para R$260,00 o salário mínimo! Eu não sei se eu posso falar mais! Eu não sei se eu devo falar mais! Eu não sei como eu olho para o PT! Eu não sei como o PT olha para aqueles que depositaram os sonhos, a esperança neles, pois ele hoje está humilhando o cidadão.
Eu queria que os petistas recebessem R$260,00 de salário e fossem no supermercado fazer compras, hoje. Não vão saber como é que uma pessoa que ganha um salário mínimo consegue sustentar uma família. Como é que um aposentado vai poder, hoje, comprar o seu remédio? Fazer a sua manutenção? Como é que ele vai sobreviver, hoje? Estão batendo em nossas portas aumentos e mais aumentos, e agora vêm com essa vergonha de R$260,00 de salário.
O Dr. Jorge Bornhausen falou uma grande verdade! O PT, se tiver um pouco de dignidade, um pouco de respeito pelo cidadão e um pouco de respeito pela Nação, pediria a sua renúncia ou pediria desculpa para o povo bondoso brasileiro. O povo já foi enganado muitas vezes, mas nunca foi tão enganado assim como agora pelo PT. Mas o povo, com certeza absoluta, na sua bondade, vai perdoar.
Mas nós precisamos escutar aqui o pedido de perdão dos petistas, até para que possamos nos sentir um pouco mais em paz. Que ele possa pelo menos ter consciência do mal que está fazendo para a pobreza brasileira, porque está aumentando o número de pobres, violentamente, no Brasil, com a sua omissão, com a sua falta de ...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)