Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Paulo Kleinübing

4ª Sessão Especial - 14/12/2004

O SR. DEPUTADO JOÃO PAULO KLEINÜBING - Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados, colegas Prefeitos e Deputado Federal Gervásio Silva.

Caro novo colega Prefeito, Deputado João Rodrigues, nós dois tivemos a oportunidade de ser, aqui, novos Deputados no nosso primeiro mandato nesta Casa e hoje, novamente juntos, saímos daqui para missões semelhantes nos nossos Municípios, para administrá-los e para continuarmos, de uma outra forma, o caminho que escolhemos de defender a nossa gente e de honrar o trabalho dos catarinenses das nossas regiões.

Cumpre-me, aqui, um único papel neste momento: o de agradecer e de dizer muito obrigado a todos aqui nesta Casa, a começar pelos meus colegas Deputados e pelas Deputadas, com quem muito aprendi. Encontrei aqui Parlamentares do mais alto nível, do mais alto comprometimento com a causa de Santa Catarina, tanto na Oposição quanto na Situação, e procurei, com todo o meu empenho, com toda minha força e dedicação, honrar a confiança que recebi dos catarinenses, cumprindo o meu papel de Deputado de Oposição. Procurei fazer isso não para ser contra, mas para cumprir o papel que a minha gente me delegou nas urnas, e procurei fazê-lo até o dia de hoje.

Quero agradecer aos funcionários da Casa, pessoas abnegadas com quem também tive a oportunidade de aprender muito e de conviver ao longo destes dois anos.

Agradeço, especialmente, aos meus companheiros, aqueles que estavam no meu gabinete e que dividiram comigo o trabalho deste mandato, porque este não é um trabalho apenas do Parlamentar. Ele conta também com a dedicação de todos os que estão comigo e que trabalham para fazer frente às necessidades da nossa gente. Eu divido os acertos deste mandato com aqueles que estiveram comigo ao longo destes dois anos.

Foi realmente um período extraordinário em que pude exercer aqui a atividade que escolhi de me dedicar à vida pública, procurando trabalhar em nome dos catarinenses.

Hoje saio daqui com muita saudade e com o coração partido, como disse muito bem o Deputado João Rodrigues, mas com a certeza de que a minha gente de Blumenau, as pessoas que me escolheram para representá-las aqui nesta Casa, escolheu-me para uma nova missão, a qual quero me dedicar com o mesmo empenho que tive aqui na Assembléia nesses dois anos.

Nós temos, também, Deputado João Rodrigues, que acordar num gigante adormecido: a cidade de Blumenau, o grande parque industrial de Santa Catarina, onde nasceu a industrialização em nosso Estado. Blumenau foi a cidade que criou para o Estado o conceito de indústria e de empreendedorismo, e tem na sua história grandes exemplos de empreendedorismo, que vieram com os primeiros imigrantes.

Não canso de dizer que a cidade de Blumenau teve início no dia 2 de setembro de 1850, com a vinda de 17 imigrantes alemães da Alemanha, que atravessaram o longo oceano e chegaram, depois, num pequeno barco, aportando na confluência do Ribeirão da Velha com o Rio Itajaí-Acú, e foram recebidos pelo DR. Blumenau.

Chegaram sem absolutamente nada, a não ser a esperança, a sua vontade de trabalhar e o sonho de fazer um futuro melhor para os seus filhos. E com esse sonho, com essa dedicação, construíram a cidade de Blumenau, que a todos nós orgulha.

Eu disse aqui, certa vez, em um pronunciamento, que todos os catarinenses têm uma boa lembrança de Blumenau. Blumenau talvez seja a grande janela de Santa Catarina para o Brasil. Boa parte do conceito, da imagem que se tem de Santa Catarina vem da cidade de Blumenau, da sua colonização, de sua história e de sua tradição. E todos nós temos uma boa lembrança da cidade de Blumenau, seja das suas festas, seja da sua culinária, enfim, todos temos uma boa lembrança daquilo que faz de Santa Catarina um lugar completamente diferente.

A nossa responsabilidade é fazermos em Blumenau uma administração que tenha essa mesma cara, a cara de sua gente, e que honre o povo de Blumenau. Este é o resumo de nosso objetivo e é para isso que irei me dedicar pelos próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro.

Novamente, Srs. Deputados, quero aqui agradecer a todas as pessoas com quem tive a oportunidade de conviver aqui, e dizer que levo comigo grandes ensinamentos, que com certeza vou carregar ao longo de toda a minha vida, e boas lembranças, que também irei levar ao longo de toda a minha vida, de tudo que aprendi com todos os Parlamentares, com o meu Líder, Deputado Antônio Ceron, uma pessoa com quem tive a honra de conviver, de forma muito próxima, ao longo desses últimos dois anos.

Quero desejar aos Deputados Gelson Merísio e Antônio Aguiar todo sucesso e que nesses próximos dois anos trabalhem muito por Santa Catarina, que honrem a confiança que receberam nas urnas e que agora os trouxeram para cá. Com certeza, eles vão continuar levando adiante o trabalho e a dedicação que eu e o Deputado João Rodrigues aqui tivemos.

Feito este agradecimento, cumpre-me, agora, não dizer adeus, mas até logo, até breve e muito obrigado pelos dois grandes anos que tive aqui!

(Palmas)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)