Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Macagnan

51ª Sessão Ordinária - 29/05/2002

O SR. DEPUTADO JOÃO MACAGNAN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomei à tribuna para justificar a minha ausência por estar no baile da escolha da mais bela idosa de Itajaí.

Naquela oportunidade, foi eleita a Sra. Ana Ricardo Serpa, do Centro de Convivência do Idoso Nossa Senhora de Lourdes.

Quero, neste momento, cumprimentar a Sra. Ana Ricardo Serpa por ser a escolhida a mais bela idosa, ao mesmo tempo em que quero prestar uma homenagem ao Centro de Convivência do Idoso de Itajaí pelo 10º aniversário da sua construção.

Quero dizer, Sr. Presidente, que na época, como Prefeito Municipal da cidade de Itajaí, tive a oportunidade de construir o Centro de Convivência do Idoso daquela cidade. Preocupava-me muito com os idosos, porque os via nas praças, nos jardins sentados sem ter o que fazer. Escutei vários depoimentos de filhos, de filhas, de netos, de netas preocupadas com os seus pais, com os seus avós por estarem em suas residências e não terem o que fazer. Muitas vezes doentes, sozinhos, deprimidos. Por isso procurei elaborar um projeto que atendesse esses idosos e idosas.

Hoje podemos dizer, com muito orgulho e satisfação, que participamos da missa, quando foram comemorados os 10 anos da construção do Centro de Convivência do Idoso.

Lá, vários oradores usaram da palavra, entre eles a D. Maria das Dores, a Dodô, que freqüentava o Centro e retratava todo o carinho que tem por ele e do bem que faz. Dizia que muitos dos idosos deixaram de usar remédios, de visitar médicos, a partir do momento em que passaram a freqüentá-lo.

Podemos, mais uma vez, com orgulho, dizer que eles recebem o melhor atendimento por parte das pessoas que dirigem o nosso Centro de Convivência do Idoso Hermonegildo Mendes; que eles têm todo o tipo de recreação, desde a parte social, educacional, religiosa, esportiva, artística, enfim, todo o atendimento nesse sentido, assim como na parte médica e odontológica.

Os idosos já recebem pela parte da manhã os primeiros cuidados, como o café da manhã, o almoço, o lanche da tarde e a seqüência de atendimento por parte de pessoas que trabalham na área da saúde, psicológica, enfim, todos os atendimentos necessários para o bom convívio naquele Centro.

As pessoas que usaram da palavra ainda diziam que o Centro de Convivência do Idoso é um modelo, é um exemplo, não só para Itajaí, como para o Estado de Santa Catarina e para o Brasil.

Tivemos a oportunidade de receber no Centro Governadores do Estado, os quais dançaram com os nossos idosos, deixando-os felizes e alegres, assim como artistas de renome nacional.

A partir desse Centro de Convivência do Idoso, tendo em vista o grande alcance social obtido assim que Jandir Bellini e João Macagnan foram novamente eleitos Prefeitos e vice, respectivamente, procuramos construir outros centros de convivência nos bairros da nossa cidade, que estão atendendo grupos de idosos de praticamente todos os lugares da nossa cidade de Itajaí.

Por esta razão faço uso, neste momento, da tribuna para enaltecer, de modo especial, a Secretaria do Bem Estar Social, na pessoa da Secretária Morgana Felipe, da Diretora do Grupo de Idosos, da Lenir e de todos os funcionários que desenvolvem atividades nos Centros de Convivências de Itajaí.

É oportuno ainda salientar que outros projetos estão sendo desenvolvidos para atender os idosos. Lá, inclusive, junto ao Centro de Convivência do Idoso, foi construída uma policlínica, localizada no bairro São Judas, das mais modernas que temos no Estado de Santa Catarina, onde até pequenas cirurgias são realizadas.

Essa policlínica atende toda a população do bairro da Fazenda e da região, assim como o Centro de Convivência dos Idosos e o Asilo Dom Bosco, e, conseqüentemente, todos os que estão internados têm oportunidade de receber o tratamento adequado naquela policlínica.

Desta forma, quero aproveitar para também enaltecer o trabalho exemplar desenvolvido pelo Prefeito Jandir Bellini, tanto na área da saúde como na área social.

Finalizando as minhas palavras, quero congratular-me, mais uma vez, com todos aqueles que desenvolvem atividades na área que atende os idosos da nossa cidade de Itajaí.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)