Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Ivan Ranzolin

47ª Sessão Ordinária - 22/05/2002

O SR. DEPUTADO IVAN RANZOLIN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, hoje ouvimos vários pronunciamentos, e um deles me chamou atenção, o do Deputado Joares Ponticelli, quando se referiu às qualidades do Estado de Santa Catarina.

Estou chegando da Europa, onde tive o privilégio de ser um dos representantes desta Casa, em Roma, num dos atos mais emocionantes da minha vida. Posso dizer que dos 24 anos que estou nesta Casa nunca tive o prazer de ter uma representação tão forte num ato que reputo dos mais importantes atos religiosos acontecidos, envolvendo todo o Brasil, e a importância dada por esse ato.

Foi emocionante, em primeiro lugar, pelo reconhecimento do Vaticano, de toda a Itália, à Madre Paulina; em segundo lugar, foi emocionante pelo reconhecimento ao povo catarinense. Lá estavam cerca de 3.000 catarinenses, que foram de todas as maneiras. Chegaram por todos os aeroportos possíveis. Lotaram todos os aviões.

A emoção tomou conta quando o povo brasileiro, representado pela maioria catarinense, cantou a música feita para o Papa quando esteve no Brasil, intitulada João de Deus. Foi emocionante porque sentimos a vibração do povo brasileiro.

Um outro fato marcante foram os comentários sobre Santa Catarina, evidentemente, todos eles ligados à Madre Paulina. Foi muito importante também o reconhecimento do Presidente da República, dos Parlamentares de outros Estados, o reconhecimento do próprio embaixador da Itália no Brasil, que Santa Catarina é o Estado que tem a melhor qualidade de vida do País.

Isso nos deixou orgulhosos sob dois aspectos: em primeiro lugar pela luta que fazemos por Santa Catarina, todos nós, nesta grande parceria. Em segundo lugar, porque Santa Catarina merecidamente deu ao País, ao mundo cristão, uma Santa, que na cidade de Nova Trento viveu a sua vida, a sua infância.

Em seu nome podemos assistir a alguns milagres e agora sentimos a fé de todo o povo do Brasil nesta Santa, que no dia 19 recebeu a sua canonização.

Fiz questão, Sr. Presidente, de fazer este registro, porque a Assembléia Legislativa esteve lá representada por 5 Parlamentares, os Deputados Rogério Mendonça, João Macagnan, Nilson Gonçalves e Lício Silveira; 2 estavam com a delegação do Governador, vindo do Oriente Médio, e 3 Deputados chegaram em Roma.

Quero, repetir aqui, Deputado Jaime Mantelli, que a emoção tomou conta de todos, mas o que nos deixou satisfeitos foi ver as pessoas com uma fé muito viva participando daquele ato e o grande reconhecimento que Santa Catarina obteve.

Entendo que foi uma viagem positiva sob todos os aspectos, tanto a viagem do Sr. Governador com toda a sua delegação ao Oriente como a viagem do vice-Governador, quando participou de várias reuniões na França, em Bruxelas, na Alemanha e na Itália.

Ontem à tarde em Milão tivemos o privilégio de participar de uma reunião numa grande empresa distribuidora de gás, que está com planos de vir ao nosso Estado. Essa empresa procedeu a estudos sobre o nosso Estado e está interessada em se implantar aqui, construindo um gasoduto da Bolívia-Argentina, vindo pelo Oeste catarinense.

Sr. Presidente, encerro a minha participação dizendo que na próxima semana estaremos aqui, juntamente com os outros Deputados, apresentando nosso relatório e fazendo um pedido à Assembléia Legislativa, no sentido de que a sessão solene que requeremos junto com o Deputado Rogério Mendonça seja realizada em Nova Trento, em data que pretendemos que a Mesa desta Casa combine com as autoridades daquele Município, atendendo um pedido das irmãs que formam o grupo criado pela Madre Paulina, como também das autoridades, do povo de Nova Trento e dos próprios parentes, que em Roma se encontravam.

Por isso, Sr. Presidente, fiz esta manifestação, porque é importante que fique registrado nos Anais desta Casa este fato que considero o mais importante do País, falando em fé e em religião.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)