Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Ivan Naatz

6ª Sessão Ordinária - 17/02/2021

DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Comenta que a sua fala tem por objetivo fazer uma provocação aos Parlamentares e ao Estado sobre a proposta do Governo em colocar R$ 200 milhões dos catarinenses em uma obra federal, as Br-163 e Br-470.

Reforça a importância destas rodovias para o Estado, lembrando que a Br-470 é um corredor de serviços indispensável para o desenvolvimento do vale do Itajaí.

Diz que, em se tratando de impostos, a cada R$ 100 enviados para Brasília, retornam R$ 16. Comenta que Santa Catarina é o 6° em arrecadação de impostos federais e o 16° em retorno de impostos da União.

Agradece à bancada do MDB pela nota de repúdio a esta decisão de se colocar recursos estaduais em obras federais, e denuncia mais uma vez o caos das estradas catarinenses.

Apresenta um vídeo no telão do Plenário, onde mostra o acesso ao município de Mirim Doce, uma rodovia estadual, a qual está intransitável. Faz apontamentos de várias rodovias, como a SC-412, que liga Gaspar até a Jorge Lacerda, SC-110, SC-108 e várias outras que diz estarem abandonadas.

Traz ao Plenário um pedaço do asfalto do acesso de Mirim Doce e questiona a qualidade do mesmo, mostrando-se preocupado com os catarinenses que têm transitado nestas rodovias.

Lembra que quando o Governador Moisés esteve em Brasília para oferecer recursos houve risos e estranheza, pois ninguém sabia aonde direcioná-lo, sendo que lá só tem portas para se pedir recursos.

Deputada Luciane Carminatti (Aparteante) - Concorda com a fala do Deputado Ivan e cita as rodovias do oeste do Estado, que aguardam pela realização de obras há muito tempo.