21ª Sessão Ordinária - 13/04/2005
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, Srs. Deputados, para mim é uma satisfação muito grande poder falar, aqui, hoje, desta tribuna.
Eu quero pedir escusas aos nossos companheiros do PT, bons companheiros, Deputados que fazem um grande esforço na defesa legítima de seu Governo. Mas quero pedir a cada um deles que não se incomode conosco, que não fique triste por também podermos vir a esta tribuna exercer o nosso direito democrático de Parlamentar de discordar, de colocar e expressar aqui o nosso ponto de vista em relação a um sentimento que nós e a sociedade temos dos seus Governos ou do seu Governo.
Então, quando falamos, nesta Casa, não é com o objetivo de agredir os colegas Deputados, mas, sim, de divergir dos seus pontos de vista.
Sr. Presidente, V.Exa. escutou aqui a Deputada Ana Paula Lima fazendo um grande citação de todos os bons resultados encontrados no seu Governo em relação ao País. Parece até que não é necessário fazer mais nada. O que mais falta ao PT fazer pela Nação brasileira? Parece-me que ficou este ponto de interrogação.
Quero dizer, Deputada, que quando V.Exa. citava o crescimento da Nação brasileira, o Brasil, dentro dos países emergentes, foi o que menos cresceu. Se V.Exa. está informada, sabe que isso é verdadeiro. Só a Argentina, por exemplo, cresceu 8%, enquanto o Brasil cresceu apenas 5%. Países como a Índia e a África cresceram mais de 8% e a China mais de 10%. Ou seja, os países emergentes estão com um crescimento extraordinário. Mas o Brasil cresceu pouco porque está com os juros muito altos e isso está acontecendo, surpreendentemente, no Governo do PT.
De todo o planeta, aqui se encontra um País que impõe ao cidadão, ao seu povo sofrido, a maior carga não só tributária, mas o maior peso pelo custo dos juros em benefício dos especuladores. Isso nós não podemos concordar! Isso dói em nós!
Então, por isso assomei à tribuna. Porque nós escutávamos muito o PT falar que não era mais possível continuar como estava. E agora a prática do PT é aumentar os juros para poder diminuir a demanda, a fim de não existir inflação. Quer dizer, tira o dinheiro do cidadão, tira o seu poder de compra para dá-lo aos banqueiros e aos especuladores, em detrimento da Nação brasileira, que faz a sua parte, que produz e precisa produzir, para que possamos ter esses dados positivos na balança. E nós conseguimos isso graças a um segmento que, muitas vezes, é esquecido aqui, que são os nossos agricultores!
Nós não vimos, por parte deste Governo, um programa que desse um alento ao agricultor no sentido de mudar e melhorar o seu ganho real. Ao contrário, o agricultor está sendo cada vez mais penalizado com a carga tributária, com os juros altos, com a combinação de preços que elevam os custos vergonhosamente, criminosamente dos insumos, do aço, dos combustíveis deste País. E isso prejudica muito os que seguram a Nação e que contribuíram muito para encontrarmos esses números positivos que estamos vivendo, hoje, na Nação brasileira.
Mas estamos em perigo, em risco. Começamos a viver um momento em que o nosso agricultor já tem que refinanciar as suas dívidas porque a margem de lucro da agricultura está preocupante.
Nós lemos, ontem, coisas como esta: "Severino defende o nepotismo na posse de seu filho". Coisinha linda isso aqui! Severino, o grande defensor do nepotismo, abraçado com o Governo, que não foi citado aqui. O meu querido Deputado citou, antes, que eles fazem parte do Governo, mas não citaram que o Severino também faz parte, faz o seu papel, emprega bem a sua família! Toda a sua família está empregada, mas agora o Lula e o PT, de forma descarada, nomeiam o filho desse cidadão, que é um mau exemplo para a política nacional, para um cargo de confiança no Governo!
É difícil nos calarmos com essas notícias que temos aqui. Que coisinha bonita esse beijinho do filho no papai. Claro, toda a família está empregada, com mais um bom cargo para o filhinho. Que beleza! Essas coisas é que nos dão nojo. E está aqui: Planalto e PMDB. E o Dirceu comandando isso. A Ideli Salvatti está meio por fora, agora, não está junto. Mas o Dirceu e o PMDB estão articulando para manter o tal de Jucá no cargo. Deu oito fazendas em garantia a um empréstimo de R$ 18 milhões para uma empresa que nem funciona. Estão tentando encontrar as fazendas até hoje, mas não as encontraram.
O PT, infelizmente, não conseguiu, mas vai tocar gente agora da Polícia Federal para procurar as fazendas do Jucá, Ministro do Governo. Que beleza! O PT tem que agradecer ao Jucá, mas tem que agradecer ao Quércia também, que está ajudando o Governo; tem que agradecer ao Paulo Maluf e não podemos esquecer dos Sarneys da vida. Porque eu escutei essa gente aqui, durante muitos e muitos anos, criticando essas oligarquias, esses que mamaram sempre nas tetas do Governo e que agora estão ali defendendo. E o Jucá? O que é isso? Ele deu as fazendas! Claro, a intenção era boa, não fez por maldade. Não encontraram as fazendas porque não são bons para isso. Mas quem errou foi o banco, que pegou as fazendas fantasmas, diz o Jucá, apesar de ter desviado outro dinheirinho por aí, mas é pouco dinheiro, porque é coisa de bilhão, essas coisas assim.
Isso aqui era motivo para um Ministro desses ter sido demitido na hora! Mas saíram em sua defesa! Mas quando éramos governantes, tínhamos que explicar tudo isso aqui. Nem vou mais falar do Jucá, porque é um troço chato demais. Mas gostaria de dizer aos Companheiros do PT que não fiquem ofendidos comigo porque só estou exercendo, nesta Casa, a oposição.
"Ministro susta projeto que restringe a UTI". Porque agora o PT queria sabe o quê, Deputado Onofre Santo Agostini? Queria que só ficasse na UTI quem ele quisesse, de preferência os do Partido. Até não sei se não tinha que ter uma filiação no PT para poder usar a UTI, porque eles tinham o direito de escolher. Afinal de contas, o Deputado Manoel Mota já está meio passado e vai. Vamos botar um mais novo, aqui, que nesse se pode colocar esperança.
Esta aqui é uma proposta vergonhosa patrocinada pelo PT. É difícil acreditarmos nisso e muito pior para os amigos do PT terem que escutar isso. Mas é um abuso contra nós, uma ofensa o PT querer escolher quem vai viver e quem vai morrer! É uma vergonha termos que aceitar esses discursos que escutamos aqui, quando se fala que não tem mais nada a fazer. O que mais podemos fazer pela Nação? Parem de desviar o dinheiro da Previdência! Parem de desviar o dinheiro da Saúde para poder passar aos banqueiros, para a banca do negócio!
Está aqui! Ou a imprensa está mentindo ou está-se desviando dinheiro dos velhinhos. Porque o PT não tem sentimento nem respeita o velho, até fez os velhinhos de 90 anos saírem de casa, irem para a fila do INSS para se recadastrarem e dizerem que estavam vivos. O PT não respeita os velhinhos e a prova está aqui. Mais uma vez tirou dinheiro do velhinho - R$ 24 bilhões - para dar aos banqueiros, a fim de pagar os juros. Este é o PT! Tira dinheiro da Saúde para engordar a renda dos banqueiros!
Ontem, o Deputado Antônio Carlos Vieira dizia em seu pronunciamento: eu acho que isso não é verdade, eu acho que não estou sendo justo, eu acho que estou sendo injusto. Eu acho é que os jornais é que estão sendo injustos porque não é verdade que o PT tenha tanta cara para fazer isso.
Ajudam os agricultores penalizados pela seca. O Moacir Sopelsa? O PT? Um Governo até bem bacana, com um avião bem bonito. Ele deu um vôo por Santa Catarina e pousou no Oeste. O povo todo correu para ver a beleza daquele avião. Que beleza! É bonito o avião, de fato! Aliás, já tem uma programação para viajar pelo mundo afora, que parar no Brasil é pouco, até porque uma aeronave desse porte dá condições para que se viaje bastante, pois o conforto é grande.
Mas um agricultor atingido pela seca, Deputada Ana Paula Lima, receber R$ 300,00 é um absurdo! O agricultor já pode se dirigir, agora, à Epagri para buscar esse valor para resolver o problema da seca. São R$ 300,00 por agricultor. Isso aqui é uma esmola! O PT, certamente, não vai ao supermercado, não compra nada, não tem família, porque se fosse saberia que R$ 300,00 não dão para fazer uma compra do mês para uma família.
Por isso que nós precisamos assomar à tribuna desta Casa para falar tudo isso. E não dissemos isso aqui, Deputada Ana Paula Lima, para ofendê-la e, sim, para fazer oposição; para V.Exa. poder dizer tudo aquilo que gosta de dizer sobre o seu Governo; para podermos cobrar daqueles que sempre nos macularam aqui, sempre nos agrediram, sempre nos ofenderam. Porque essa coisa de dizer "Fora FMI", "Fora juro alto", era uma loucura! Agora, já falam em pedágio. Ofendem Deus e o mundo! Que barbaridade! Já fui muito ofendido aqui. Mas agora estamos contentes porque vocês são Governo e explicam tudo para nós, pois parece que o País está uma beleza!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede uma aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não, Deputada!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Muito obrigada, Deputado Nelson Goetten. Em momento algum, vou me sentir ofendida com as suas manifestações. Estou aqui para fazer a defesa de um Governo que, tenho certeza, está indo para o caminho certo. Mas quero fazer uma ressalva, Deputado Nelson Goetten: sabe qual é o grande problema do Governo Lula e do Partido dos Trabalhadores? É que a direita sempre esteve no poder, Deputado Nelson Goetten. Ainda há os tentáculos...
O SR. PRESIDENTE (Deputado Julio Garcia) (Faz soar a campainha) - V.Exa. dispõe, ainda, de 30 segundos para concluir o seu pronunciamento.
O SR.DEPUTADO NELSON GOETTEN - Eu quero encerrar, Deputada!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Há os tentáculos do poder do PFL, do PP e de alguns partidos de direita, que acham que ainda mandam no País, como os casos que V.Exa. citou do Severino e do Sarney!
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Poderia poupar-nos, deixar os Severinos e os Sarneys aposentados. Não precisava ir buscá-los, Deputada.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Infelizmente, para termos governabilidade, temos que fazer isso. Mas os tentáculos do poder ainda existem, Deputado Nelson Goetten. E com relação à questão dos agricultores, o Presidente Lula esteve nas terras catarinenses para resolver esse problema. E V.Exa., que é da base governista, apesar de ser do PFL...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)