20ª Sessão Ordinária - 12/04/2005
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, Srs. Deputados, ouvindo os pronunciamentos, penso como é difícil sentar naquela cadeira e comparar, principalmente quando vem alguém aqui nesta tribuna falar de gasto com imprensa, com comunicação, principalmente por quem faz parte de um Governo que praticamente estatizou a comunicação deste País! É difícil. É difícil, porque nunca se viu gastar tanto com comunicação como neste Governo. As mesmas pessoas que aqui vêm falar de CPI, mobilizaram-se, vergonhosamente, contra a chamada CPI do Waldomiro, para não deixá-la acontecer.
Eu acho que cada um tem o direito de defender seu ponto de vista, sua tese, mas como nos impressiona os discursos que ouvimos de pessoas que fazem parte do mesmo Partido... São diferentes!
Quando se fala sobre respeito às leis, temos um governante que governa com medidas provisórias. E um Governo que rasgou a Constituição vem falar em rasgar o Regimento aqui nesta Casa? É difícil ficarmos sentados ali. Mas mais difícil é ficarmos calados. Eu não tenho este estilo; dói bastante ouvir isso tudo.
Eu acho que é uma questão de justiça. Pode atirar pedra quem não tem telhado de vidro. Agora, quem o tem, cala-se, fica quieto! Até o interino José Alencar, que é um empresário, não se conforma com o assalto feito através da prática dos juros altos. E não teria nenhum problema se não estivesse governando o País. Aqueles que durante 25 anos vieram a esta tribuna (não podiam ver um microfone, nem que fosse em cima de um caminhão) criticar os juros altos do País, para entregar aqueles que entregavam o País ao sistema financeiro, hoje estão aí, vergonhosamente, humilhando a Nação, tirando o poder aquisitivo de um pai de família, de um trabalhador para entregar essa riqueza bilionária, porque nunca se ganhou tanto dinheiro neste País, aos banqueiros. E quem governa a Nação? O PT, o Partido dos Trabalhadores, que gastou tanta saliva que daria para encher um caminhão-tanque. Que barbaridade! É difícil ficar ali, sentado, quietinho.
O Dr. Henrique Meirelles, Presidente do Banco Central, tem que se explicar no Congresso. Aliás, ele não era do PT porque nem havia gente competente para administrar o Banco Central. Foram buscar alguém da banca dos especuladores, acostumado e dado a lavar dinheiro. E agora tenta o PT explicar que o homem é do bem, que é fofoca da imprensa. Isso não é verdade! É feio e difícil ficarmos sentados ali.
A Receita acusa Romero Jucá (mais uma acusação) de fraude, de desvio de mais de R$ 1,4 milhão para ajudar na sua campanha política. Esse mesmo Jucá é Ministro do Governo! Eu gostava até de ouvir a Deputada Ideli Salvatti. Ela mudou bastante, está bonita. É bom que se apresente bem, com um sorriso bonito, com os dentes bem branquinhos. Mas em uma coisa não foi boa a mudança dela. Ela está esbelta, bonita, mas mudou o discurso! Mudou a sua postura! Aquela que víamos aqui, aguerrida, contra os juros altos, contra os fraudadores e contra os corruptos, hoje, ela os defende! Aliás, eu não sei por que aquele discurso da Senadora Ideli Salvatti contra as oligarquias, pois agora ela beija a mão do José Sarney e da família dele! É pena! Essa é a parte ruim. Na beleza ela está bem.
Esse Ministro fez um empréstimo de R$ 18 milhões! E as 18 fazendas dadas como garantia aos bancos não foram encontradas.
Eu gostaria de ver a Senadora Ideli Salvatti aqui. Eu tenho saudade daqueles debates, porque aquilo seria bom se verdade fosse, mas era tudo parte de uma cena, da mesma cena desses que governam o País, que hoje só trabalham para os grandes banqueiros; fazem cena e trabalham para as megaempresas. Sinto saudades dos dizeres daquelas faixas: Fora FMI, Contra o Discurso dos Americanos (essa o PT já engoliu faz tempo). Tem alguns petistas que ainda gostam de falar contra os americanos, mas entregaram o Brasil para o mercado externo.
Eu gostava de ver essa gente aqui se explicando. Mas tudo fazia parte de um teatro; era cena para chegar ao poder. E agora essas mesmas pessoas vêm aqui falar de respeito à Constituição, de respeito às pessoas, de compromisso com o povo. É difícil ficarmos sentados ali, e já faz bastante tempo que estamos escutando essas bobagens todas. Vou parar de falar sobre isso para não nos entristecermos mais. Cada Governo tem suas diferenças; cada Governo defende o seu ponto de vista, e é importante que a Oposição faça também a sua defesa de oposição, até para ajudar a crescer o Governo e para que ele erre menos. Os debates, as idéias, são importantes e temos que respeitar.
Mas quero fazer aqui uma colocação com relação ao discurso do Deputado Celestino Secco. S.Exa. fez um discurso verdadeiro. Essa é a nossa grande preocupação. Além de tudo, hoje, o Governante deste País está comprometendo um segmento que vai trazer graves problemas para a Nação, que é a agricultura. Silenciou-se aos assuntos da agricultura. O agricultor está começando de novo a renegociar as suas dívidas porque sua margem de lucro está desaparecendo e os custos estão elevados, através do patrocínio desses que se calam e que estão governando o País, desde a carga tributária. E falar sobre carga tributária ninguém sabe fazer isso melhor do que o PT. Se falar de juros ninguém sabe falar melhor do que o PT. Se falar de rasgar discurso, ninguém fez isso mais vergonhosamente do que o PT. Pena que acreditávamos que eles falavam a verdade.
Nós tivemos esta semana a felicidade de realizarmos uma das mais belas e grandiosas festas agrícolas de Santa Catarina, a Festa da Cebola - conduzida por um grande líder político da nossa região, o Prefeito Carlos Hoegen (Carlão), de Ituporanga. Apesar de o agricultor estar sofrendo pelo absurdo preço dos insumos, lá está, Deputado João Henrique Blasi, através da fé e do trabalho daquela nossa valorosa gente do Alto Vale, realizando a festa.
Estamos fazendo a nossa parte pelo Brasil, e esse líder político, o Prefeito Carlão, realizou uma festa extraordinária. Eu tenho orgulho de morar e conviver neste que é o coração de Santa Catarina, o meu querido Alto Vale.
Convidamos todos os catarinenses para que se dirijam a Ibirama neste final de semana, porque lá o cidadão prova para o Brasil que quando se é determinado tudo consegue. Lá tem um time chamado Atlético de Ibirama que está disputado o Campeonato Estadual, e fazendo uma campanha extraordinária, Deputado Manoel Mota.
Quero aqui prestar uma homenagem ao Prefeito daquela cidade, um grande líder empresarial e político. Ele mostrou, através da sua determinação, que é possível vencer, em Ibirama, ou em qualquer parte deste País. Mas haverá de ser o time vencedor, com todo o respeito ao povo amigo do Sul e ao time dos criciumenses. Agora chegou a vez do Alto Vale. E nós vamos comemorar, com certeza, levantando a taça de campeão do Campeonato Estadual de Santa Catarina.
Então, eu queria fazer a citação desses dois fatos importantes lá do Alto Vale. Esses são verdadeiros, não são discursos fáceis. São demonstrações verdadeiras de que quando se tem lideranças capazes, determinadas, com fé, sérias, pode-se realizar coisas surpreendentes, como a Festa da Cebola e essa que é a vitória de um time chamado Atlético de Ibirama. Enquanto ninguém acreditava no time, um cidadão acreditou, e ele se chama Genésio Ayres Marchetti.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)