73ª Sessão Ordinária - 07/10/2004
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Lá no Sul, Deputado Dionei Walter da Silva, o Governador também passou por lá dizendo isso. E agora nós já recomendamos que ele procure, como já disse, a lupa do Casildo Maldaner.
Mas eu ainda, para complementar a minha manifestação anterior, já fiz um apelo, porque, como dizia, respeito muito o Deputado Herneus de Nadal, a história do PMDB em Tubarão. O PMDB, que já teve oportunidade de governar a cidade de Tubarão em algumas oportunidades, já empreendeu muito em favor da gente tubaronense. E eu quero destacar em especial o grande governo que fez o ex-Deputado Miguel Ximenes, e foi exatamente nesse período que eu cheguei no Município de Tubarão. O Deputado Miguel Ximenes governou com maestria, com responsabilidade, fez um grande governo naquele Município, reconhecido até os dias atuais, mas, estranhamente, não tenho percebido o PMDB atual valorizá-lo como merecia. Isso é o que se percebe, mas é um problema do PMDB, que não nos diz respeito.
Eu quero, para complementar aquela manifestação que fazia antes, em respeito à história do PMDB em Tubarão, sugerir àqueles que patrocinaram essa candidatura, aqueles que foram os articuladores dessa candidatura, que tomem uma atitude, como já disse, em respeito ao povo de Tubarão e em respeito à história do PMDB.
E aí me dirijo, além do Deputado Genésio Goulart, que foi um dos articuladores da candidatura de Amilton Lemos, ao Deputado Edson Bez de Oliveira, que teve no nome da sua esposa Vitemária Bez a candidata a vice, para pedir a ele que oriente, neste momento, também pela sua história de luta e de vitórias dentro do PMDB, o seu candidato no sentido de que de uma vez por todas assimile o resultado das urnas, respeite o povo de Tubarão, o resultado democrático e que sacudam a poeira e reorganizem o Partido com vista ao próximo pleito eleitoral.
Mas, como eu dizia, Deputado Manoel Mota, nós tivemos uma participação pequena, o nosso Partido entrou nesta eleição com menos de 150 candidatos. É preciso reconhecer que não tivemos articulação, Deputado Antônio Carlos Vieira, pré-convencional necessária para que o Partido pudesse apresentar mais candidatos.
Eu não tenho dúvidas de que se tivéssemos apresentado um contingente maior de candidatos, pela receptividade que as urnas nos proporcionaram, certamente o nosso desempenho teria sido ainda mais significativo.
Um Partido como o nosso que na Oposição ao Governo conseguiu eleger 70 Prefeitos, 73 vice-Prefeitos e disputa, neste momento, o segundo turno da eleição na Capital do Estado, sai das urnas muito fortalecido.
Como já disse, no Sul do Estado, dos 45 Municípios, a partir de Paulo Lopes, uma vez que Paulo Lopes e Garopaba integram a Secretaria de Desenvolvimento Regional da Laguna, portanto, o nosso mapa alterou um pouco em face dessa nova distribuição administrativa, nós elegemos 23 Prefeitos e somos vice em mais nove Municípios.
Portanto, vamos estar presentes nas administrações de algo em torno de 70% dos Municípios no Sul do Estado, onde o Partido do vice-Governador, que é o Presidente Estadual do PMDB, tinha uma supremacia.
Tivemos, Deputado João Paulo Kleinübing, uma participação nas grandes cidades, que considero fundamental, também, para o êxito na parceira que temos com o PFL.
Em Lages, Deputado Antônio Ceron, conquistamos e mantivemos, junto com o seu Partido, junto com o nosso Prefeito Raimundo Colombo, a vaga de vice para o nosso Partido Progressista.
Em Blumenau, tivemos a oportunidade de participar da campanha vitoriosa do Deputado João Paulo Kleinübing, que a partir de janeiro terá, no nosso Partido, um companheiro, um aliado para empreender a sua gestão em favor da gente de Blumenau.
Em Chapecó, o nosso Partido também contribuiu na condição de vice, com o nosso companheiro Hélio Cella, para a eleição do nosso Deputado João Rodrigues, que se consagrou vitorioso nas urnas do último domingo.
Em Tubarão, tivemos e demos a nossa contribuição para a reeleição do Prefeito Carlos Stüpp, com o nosso companheiro Ângelo Zabot, o Con, como vice, sendo mantido na vice-Prefeitura, além de disputarmos, como já disse, o segundo turno na Capital do Estado.
Das 10 maiores cidades de Santa Catarina, portanto, nós estaremos presentes em 50% delas. Um resultado, Deputado Nilson Gonçalves, que considero extremamente positivo para um Partido que tem sido desrespeitado por Sua Excelência, o Governador do Estado, em todas as oportunidades que ele tem de se dirigir ao nosso Partido.
Eu penso que o Governador também precisa fazer uma reflexão, porque nós não temos aqui feito manifestações desrespeitosas a nenhum Partido Político. Acho que as agremiações têm que ser respeitadas em todos os Partidos, e como eu já disse, tivemos derrotas e vitórias, mas quero deixar aqui manifestada a minha desaprovação, o meu repúdio a essas declarações constantes, a esses ataques gratuitos que o Governador tem patrocinado ao meu Partido, ao seu Partido, Deputado Antônio Ceron, e certamente isso não produziu bons resultados para o Governador.
Acho que ele precisa fazer uma reflexão sobre o encaminhamento que deu para o seu Partido nas dez maiores cidades de Santa Catarina. Parece-me que o mapa nas 10 maiores cidades não é tão favorável assim ao Governador. E aqui na Capital, segundo o que a imprensa vem comentando, ele está sendo desaconselhado, inclusive, a participar da campanha do segundo turno, porque quando participou da campanha do primeiro turno o seu candidato parece-me que não teve aquele resultado que era divulgado, que era prenunciado.
Eu, por exemplo, me lembro de uma manifestação forte do principal assessor, principal interlocutor, principal conselheiro do Governador, chamado Vilfredo Gomes, que numa nota do colunista Cacau Menezes, garantiu que ele iria eleger Sérgio Grando Prefeito da Capital. Li, ontem, que ele esteve em Joinville, e me parece que abandonou o Sérgio Grando.
Então, acho que é essa reflexão que tem que ser feita. O candidato Sérgio Grando começou bem, depois que divulgaram alguns outdoors, parece-me que o resultado mudou, Deputado Antônio Ceron. Quando ele estava sem companhia no outdoor ia bem na pesquisa, depois que colocaram uma determinada fotografia junto com ele, a coisa desandou.
Então, acho que, com base nisto, o Governador precisa fazer uma reflexão e respeitar as agremiações partidárias, Deputado Manoel Mota. Precisa respeitar. Eu respeito a história do PMDB, uma história de luta, uma história de derrotas, mas também de muitas vitórias.
Por isso respeito a militância, respeito os partidários, no entanto, não vejo por parte do S.Excelência, o Governador do Estado, este respeito à nossa sigla, que tem recebido ataques gratuitos, permanentes, constantes, mas que foi pelas urnas entendido de outra forma, especialmente na região Sul de Santa Catarina.
Portanto, daqui para frente devemos esquecer o resultado das urnas, comemorar o que tem que ser comemorado, refletir sobre os resultados que não nos foram favoráveis, Deputado Nilson Gonçalves, e, acima de tudo, pensar no conjunto da população catarinense e governar para todos.
A disputa político-partidária encerrou às 17h do último dia 03 de outubro. Daqui para frente é governar para todos, efetivamente. Não como está acontecendo com o Governo do Estado, que não tem governado para todos, especialmente na minha região.
O propósito dos nossos vencedores, o propósito dos nossos campeões de votos, o propósito dos 70 Prefeitos e 73 vices que elegemos será de fazer um governo com responsabilidade, com respeito ao cidadão, governando para todos os catarinenses, em todos os Municípios que vamos governar.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)