Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

2ª Sessão Ordinária - 19/02/2003

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, quero neste momento parabenizar o Deputado João Paulo Kleinübing, por falar sobre a segurança do povo catarinense.

Estamos vendo diuturnamente a falta de segurança nas ruas, a inversão dos valores, a criminalidade mandando no Estado, no País, em todas as cidades de Santa Catarina. E na região serrana, na cidade de Lages, não é diferente.

A necessidade primária está em agirmos como se fosse um período de guerra, colocando a polícia na rua. Quando saio da Assembléia Legislativa, tarde da noite, para retornar à minha residência, não se encontra um policial na rua, só se encontra bêbados, marginais transitando pelas praças, mas não se encontra um policial na rua.

É necessário que a polícia fardada ostensivamente seja posta na praça pública, para inibir a criminalidade, afugentar o comércio de entorpecentes e para que o povo catarinense possa transitar nas ruas e freqüentar as praças.

Peço ao Sr. Presidente que possamos fazer alguma coisa para cobrar da Polícia Militar, do Comando, não dos policiais, mas da Polícia Militar, a presença de seus homens competentes, capacitados, treinados, para garantir a todo o povo catarinense essa segurança tão almejada, essa segurança que estamos perdendo a cada dia em detrimento a liberdade.

Está nos deixando atônitos essa falta de medidas, eis que estamos assistindo todos os dias à criminalidade em todas as cidades, nas praças e nas ruas, como se fosse uma coisa normal. E estamos passivamente tratando do caso.

Quero contribuir como Parlamentar, lutar para que seja inibida essa ação da criminalidade, para que a criminalidade seja banida através da repressão, através de medidas preventivas. Que o policial, através da sua farda, do seu trabalho, da sua competência, do treinamento que teve dentro do batalhão, possa diminuir a criminalidade.

Só assim conseguiremos diminuir a criminalidade e o tráfico de entorpecentes: com a polícia na rua. A polícia nos quartéis deveria ser feita por civis contratados para trabalhar dentro dos quartéis. E na rua ficaria a polícia fardada, essa polícia capacitada e competente que temos aqui no Estado de Santa Catarina.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)