Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

92ª Sessão Ordinária - 20/11/2003

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, o que me traz, hoje, à tribuna, é algo que não dá para ficar calada. Eu era uma dona-de-casa, uma professora, uma pastora e para me envolver na área política tive que renunciar a muitas coisas, como à família e à educação, da qual faço parte, porque o exercício da política requer muita dedicação.

Então, renunciamos a muitas coisas para atuar na defesa daquelas pessoas que necessitam que alguém as defenda. Foi esse o motivo que me trouxe à política e já sou uma Deputada Estadual no segundo mandato.

Ontem, fiquei muito revoltada com o que aconteceu na cidade de Tubarão. Eu estava em viagem e hospedei-me em um hotel naquela cidade, cidade do Deputado Genésio Goulart. Eu estava cansada e não conseguia dormir porque a bagunça era demais. Havia uma boate em frente ao hotel. Foi uma baderna a noite inteira. Telefonei pedindo que alguém tomasse providências, mas não consegui nada. Eu estava cansada, tinha trabalhado muito, feito várias viagens, mas não consegui nada. Os próprios policiais disseram que era um dia de festa, e como sou uma pessoa alegre e também gosto de festa, não me importei. Mas aquela noite eu não consegui dormir! Tudo bem! Passou.

Agora lanço um questionamento aqui desta tribuna aos colegas Parlamentares. Uma igreja, realizando o seu culto, o seu pastor - um homem de Deus, que fazia um trabalho sério, honesto, tirando pessoas da sarjeta, da marginalidade, do vício, tirando mulheres da prostituição, através das pregações do Evangelho - foi impedido de pregar a palavra de Deus.

Que Estado é este, senhores, que um delegado manda prender um pastor por pregar a palavra de Deus? Isso é demais! Não há coração que suporte tantas injustiças! E eu não posso me calar porque isso é uma afronta!

A lei do silêncio funciona sabem para quem? Somente para as Igrejas Evangélicas, onde têm pastor pregando, que tem alguém pregando a verdade.

Uma passagem na Bíblia diz que o Rei Herodes estava assustado e preocupado porque havia rumores de que vinha um rei, e ele tinha medo de perder o trono. E por isso o Rei Herodes mandou matar todas as crianças de dois anos de idade. Só que o verdadeiro Rei ele nunca encontrou para matar porque o verdadeiro Rei, o Rei dos Reis, ainda se encontra vivo, e muito vivo. E Ele é o Rei da Justiça.

Por isso, senhores, não posso me calar diante das injustiças que cometem com as Igrejas Evangélicas. Há perseguição com as igrejas que pregam a palavra de Jesus. Mas a vida continua. Os injustos continuam fazendo suas injustiças e os justos continuam fazendo a sua justiça. Os dias passam, mas a justiça Divina não falha.

Estou tomando as devidas providências para que se concluam as obras, e hoje à tarde elas ficarão prontas porque 50 homens estão trabalhando a madrugada inteira para concluir as adequações devidas.

Vou ficar vigilante também sobre outros assuntos, porque nós também somos fiscalizadoras, e não vamos fiscalizar só as Igrejas Evangélicas porque são elas que aparecem por seus cânticos de louvores, porque estão sempre visíveis.

Eu não poderia deixar, Sr. Presidente, de fazer essa manifestação porque o povo de Deus é um povo ordeiro, um povo responsável e faz parte deste Estado, faz parte desta sociedade.

Fico agradecida pela oportunidade e que Deus abençoe a todos.

(SEM REVISÃO DA ORADORA)