Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Joares Ponticelli

57ª Sessão Ordinária - 19/08/2003

O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, no horário destinado ao nosso Partido quero destacar o grande momento vivido pelo Partido Progressista de Santa Catarina, no último sábado, aqui, neste local, quando realizamos a nossa convenção estadual que renovou o Diretório Estadual e a Executiva Estadual do nosso Partido.

Srs. Deputados, mais de dez meses se passaram das eleições estaduais, nas quais o nosso Partido, que detinha o Governo do Estado, acabou derrotado. E estamos a mais de um ano das novas eleições municipais. Portanto, realizar uma convenção partidária neste intervalo foi uma decisão corajosa e representava uma certa preocupação para alguns, porque, convenhamos, é um pouco difícil mobilizar os companheiros diante de dois fatos como os que eu acabei de relatar.

No entanto, Deputado Celestino Secco, o que vimos aqui no sábado foi mais uma demonstração de força, de esperança, de unidade, de lealdade dos companheiros progressistas de todo o Estado de Santa Catarina, que acorreram das mais diversas regiões, dos mais longínquos Municípios de Santa Catarina, para comparecerem em massa à Convenção Estadual do Partido.

Dos 900 convencionais credenciados para votar, quase 700 deles, Srs. Deputados, aqui compareceram, participaram do processo democrático de eleição do novo Diretório, ajudaram-nos nesse processo de renovação total do comando partidário e, acima de tudo, de renovação das esperanças dos nossos companheiros em todo o Estado de Santa Catarina.

Alguns pouco acostumados com a democracia, em que pese se apresentarem constantemente como democratas, como lutadores históricos pela consolidação da democracia, apequenam-se quando agridem as instituições partidárias, e nós temos constatado isso em episódios recentes, quando a maior autoridade deste Estado ao se referir ao nosso Partido fez isso de forma desrespeitosa, chamando de Partido pequenino, de Partido em extinção, de Partido sem alternativa.

Este que se apresenta como um democrata, na verdade gostaria de estar comandando o Estado em uma outra condição, em um outro regime, próprio daqueles que promovem a intervenção, como ocorreu recentemente na Universidade Federal de Santa Catarina. Estes cidadãos, desrespeitosos como já disse, às instituições partidárias, certamente ficaram um pouco mais preocupados com o resultado da nossa convenção no último sábado.

Os nossos companheiros, Deputado Celestino Secco, comparecendo em massa, com a animação que trouxeram para a nossa convenção no último sábado, mostraram a firme disposição dos progressistas de Santa Catarina de lutarem muito, de suarem muito, para fazer com que o eleitor catarinense, no pleito municipal de 2004, possa, pela comparação, fazer com que o Partido Progressista se consolide e habilite-se para 2006 disputar e ganhar novamente as eleições no nosso Estado.

Eu não tenho nenhuma dúvida de que o episódio vivido pelo nosso Partido nos anos de 86 e 88 vai se repetir nas eleições de 2004. Em 1986, Deputado Pedro Baldissera, o então PDS, o velho PDS, sofreu uma acachapante derrota não só em Santa Catarina como em todo o País. Muitos disseram no dia seguinte às eleições: o PDS foi reduzido foi a pó, o PDS não vai sobreviver, o PDS não vai resistir a essa derrota.

No entanto, apenas dois anos depois, Deputado José Serafin, no ano de 88, aquele mesmo PDS que havia sofrido uma grande derrota em 86 construiu a sua maior vitória política de todos os tempos. De 199 Municípios que o Estado tinha, à época elegemos 76 Prefeitos, e Prefeituras destacadas como a de Criciúma, com Altair Guidi, como a de Florianópolis, com Esperidião Amin, como a de Joinville, com Luiz Gomes, a de Chapecó, com Milton Sander, a de Tubarão, onde fizemos composição com Sorato, Irmoto, a de Lages, com Ivan Ranzolin e Raimundo Colombo, enfim. E participamos ainda das vitórias de Blumenau, com Vilson Kleinübing, e de São José. E o Partido que tinha nos derrotado, o PMDB, das grandes Prefeituras, conquistou apenas o comando da Prefeitura de Itajaí.

A justificativa para esse episódio, Deputado Pedro Baldissera, foi a comparação. A mesma comparação que o eleitor de Santa Catarina fará no próximo ano, Deputado Lício Silveira. O nosso jeito de Governar, a nossa forma de agir, quando somos Poder, sem enganar, sem prometer reajuste virtual de salários, sem acenar com equiparações salariais impraticáveis, com obras inexeqüíveis, com promessas intermináveis que não conseguem honrar a nossa maneira honesta de Governar, de Governar para todos, com transparência, com seriedade, com responsabilidade, enfim, os exemplos das nossas administrações certamente farão com que o eleitor, nas urnas de 2004, dê a nós, mais uma vez, a oportunidade de mostrar a ação firme, honesta, transparente e determinada dos nossos companheiros.

Por isso, quero, no dia de hoje, transmitir a todos os companheiros progressistas de Santa Catarina, ao nosso novo Presidente Estadual, Deputado Hugo Biehl, um nome congregador, eleito de forma consensual, e a toda nova Executiva Partidária, aos nossos colegas Parlamentares que integram essa Executiva, ao Deputado Lício Silveira, que terá a missão de dirigir o nosso Instituto de Formação de Pesquisas de Estudos, a todos que participam desse novo momento do nosso Partido, a nossa disposição enquanto Líder da Bancada de atuar conjuntamente, para que possamos levar ao cidadão catarinense a nossa forma de Governar, a nossa forma de administrar.

Ao Deputado Leodegar Tiscoski e a todos aqueles que integraram esses anos de comando do nosso Partido, o nosso reconhecimento, o nosso agradecimento pelas grandes vitórias que nos ajudaram a construir.

Tenham certeza de que, a partir do último sábado, com este novo comando, tudo haveremos de fazer sob a coordenação do Deputado Hugo Biehl, para que possamos consolidar cada vez mais a democracia no nosso Estado e para fazer com que aqueles que detêm mandato político partidário possam, a exemplo do que faz o nosso time, respeitar os Partidos Políticos e as instituições democráticas do nosso Estado e do nosso País.

Portanto, o meu abraço a todos em nome da nossa Bancada. E não tenho dúvidas de que, com a demonstração de forças que demos no último sábado, certamente mais preocupações terá aquele que insiste em nos chamar de pequenos.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)