54ª Sessão Ordinária - 12/08/2003
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados, venho a esta tribuna dar uma resposta ao Deputado Antônio Ceron, que na última sessão ordinária desta Casa, após o meu pronunciamento, veio a esta tribuna expressar a sua opinião.
Eu quero lembrar ao Deputado Antônio Ceron (não quero polemizar nem tornar-me seu inimigo nem tornar-me um opositor a sua pessoa) que aqui nós todos temos o direito de expressar opiniões.
Não devemos dizer ao outro o que deve ou não dizer desta tribuna. O respeito é o principal valor que devemos praticar nesta Casa. Não há espaço para sarcasmos e ironias nos comentários sobre pronunciamentos feitos no Plenário.
Todas as vezes que V.Exa. se manifestou nesta Casa aplaudi-o. Esta Casa é um espaço para discussão de todos os problemas que afligem a sociedade catarinense, seja de alcance estadual ou local, como o que V.Exa. se referiu há pouco, sobre o Hospital Maternidade Tereza Ramos, que é um assunto local.
Mas, quando eu me manifestei sobre a atuação da Prefeitura Municipal, V.Exa. falou que era um fórum local, da cidade, e agora V.Exa., com hipocrisia, vaio citar um fato local.
Desde que o tema seja relevante, para garantir o bem-estar de uma sociedade, deve ser trazido a esta Casa. Se V.Exa. acredita que segmentar os assuntos aqui debatidos seja prioridade, é preciso começar segmentando o processo de contratação praticado pela Prefeitura de Lages.
Volto a afirmar que é um absurdo termos pessoas que, por mera conveniência do PFL, mera conveniência política e partidária, ocupem cargos públicos dentro da Prefeitura de Lages.
Os nossos Parlamentares percebem tudo o falamos, mas o Deputado Antônio Ceron fica, de uma maneira sarcástica, rindo. Pelo rádio, outro dia, o Deputado Antônio Ceron falava mal da minha pessoa....
O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Eu não concedo o aparte, Sr. Deputado!
Queremos fazer justiça ao povo de Lages. Na Prefeitura de Lages, Deputado Narcizo Parisotto, em desrespeito ao povo catarinense, uma cidade que tem um dos maiores problemas sociais do Estado, com um índice altíssimo de desemprego, existem sete ex-Secretários do PFL empregados.
Todos os serviços que se faz naquela cidade são contratados por empresas de fora. Até a lavagem de roupa da Maternidade Tereza Ramos é feita por uma pessoa do PFL.
A atuação da Prefeitura de Lages é lastimável. E é lastimável convivermos com isso nos dias de hoje.
Tenho aprendido muito nesta Casa, Deputado Joares Ponticelli. Jamais pedirei um aparte para dizer o que V.Exa. deve falar porque o respeito, assim como ao Deputado Antônio Ceron.
Estou cansado de ouvir S.Exa. Todas as vezes que faço as minhas colocações eu sou agredido. S.Exa. vem a esta tribuna e ri, de maneira sarcástica, e faz as suas colocações.
Em Lages não foi diferente, na rádio S.Exa. chegou a dizer que fez mais votos que este Deputado.
Meus votos foram conquistados com o meu trabalho, como S.Exa. sabe. Meus votos foram conquistados com o trabalho que faço na comunidade, quase sozinho, até, com o apoio apenas do meu Partido.
Então, gostaria que a Prefeitura de Lages tivesse, na conduta administrativa do seu Partido, uma palavra que busquei no dicionário, munificência: é ter na circunscrição administrativa de uma vereança, de um conselho e de uma prefeitura uma administração generosa, magnânima, liberal, democrática e, acima de tudo, com muita qualidade e prioridade de todo ato administrativo e legislativo em prol dos munícipes.
Portanto, em todas as esferas da municipalidade, Prefeitura, Câmara de Vereadores, os seus funcionários, todos, têm o dever e a responsabilidade de exercer as suas funções em benefício de todos os munícipes. Por munícipes, entende-se cidadãs e cidadãos que tenham domicílio na comunidade, casa de residência na comunidade, habitação fixa, um lugar de moradia permanente, Deputada Ana Paula Lima.
Um dos benefícios trazidos pela municipalidade é justamente a prioridade aos munícipes, às pessoas que moram lá.
E o PFL tem mostrado essa arrogância. Ontem me pronunciava na Câmara de Vereadores, e quando citava esses fatos não queriam me deixar falar! O Líder do PFL da cidade não deixava eu falar. E aqui nesta Casa assistimos a essa arrogância, a essa postura de sarcasmo.
Agora o Deputado Nelson Goetten, por quem tenho admiração, está fazendo parte do PFL. S.Exa. foi para o lugar correto, o lugar de atores, de pessoas que, ao invés de proporem alguma coisa, vêm aqui de maneira sarcástica... Parece que estamos brincando com a coisa.
O nosso dever é mostrar para a sociedade os erros da administração e não os erros pessoais. Na cidade de Lages acontece pior: até uma placa de sinalização para ser colocada em uma esquina é feita em Chapecó, e moramos em Lages. A roupa do hospital é lavada por uma empresa de Florianópolis! O levantamento topográfico da cidade é feito por uma empresa de Curitiba! E dizem que Lages é o caixa do PFL.
Então, vou falar a verdade, doa a quem doer; vou criticar, mostrar a verdade. Jamais vou denegrir a imagem de um Deputado ou vir aqui brincar com um Deputado, com uma pessoa. Vou fazer o que preciso para, em nome do meu povo, da Região Serrana e de toda Santa Catarina mostrar a verdade para construirmos uma sociedade mais justa, mais igualitária.
Temos de fazer isso, sim, e não brincar. Quando se tem um investimento do Governador de R$49 milhões... Todos sabem que o BRDE é administrado pelo Senador Casildo Maldaner. O Governo pode ter uma atitude política que ajuda ou atrapalha esse investimento. E o que o Governador do Estado fez? Ajudou a liberar R$49 milhões, Deputado Herneus de Nadal.
Falar do Governador, brincar que fez isso ou aquilo... Por que não foi feito no Governo passado? Essa empresa está sendo construída há dois anos em Lages. Por que os administradores, os Secretários de Desenvolvimento não fizeram durante a gestão? A empresa não estava com dificuldades financeiras porque é uma empresa grande, mas precisava desses recursos, dos R$49 milhões. E agora, quem fez? O BRDE! Foi outro banco?
Então, ser injusto a essa posição do Governador é não ter gratidão, não ter respeito pelo político que ele é, assim como todos aqui, que quando lutamos por algum ideal ou quando o defendemos, procuramos fazer alguma coisa. Quem fez? Foi no Governo de Luiz Henrique da Silveira que houve a destinação da verba para essa empresa.
Então, concluo dizendo, Deputado Antônio Ceron, que me magoa muito a sua conduta. Jamais vou pedir um aparte para dizer o que V.Exa. deve ou não falar, aqui ou acolá. Tenho V.Exa. na mais alta estima.
Não vou lhe conceder aparte porque V.Exa. já teve a oportunidade de falar deste Deputado. Esse horário é reservado ao meu Partido e vou usá-lo para dizer tudo, não para denegrir a imagem do Prefeito de Lages, mas, sim, para mostrar a conduta do PFL em todo o Estado. Quem conhece o PFL sabe como administra, como faz as coisas.
Em Lages não é diferente. Em Lages é essa coisa toda. O Prefeito maquiou a cidade. A mortalidade infantil está aumentando a cada dia, os problemas escolares estão horríveis, muitos problemas educacionais. E lá eles não deixam ninguém falar.
Denunciei a Semasa, que é administrada pelo Prefeito. Entreguei à Promotoria Pública documentos que comprovam a qualidade da água, e o Secretário tentou me intimidar na minha casa! O diretor da Semasa, antiga Casan, foi na minha casa me intimidar! Uma postura do PFL, pois todos fazem assim. Não se pode criticar, falar, pois todos estão certos, corretos.
Farei isso em defesa do meu povo, e farei isso sempre! Quem me conhece sabe disso. Sempre, na minha cidade, defendi os mais fracos, não por demagogia, porque não preciso disso, mas por ser verdadeiramente a nossa função social. Qual é a função do político? É defender, é tentar resolver os problemas da sociedade, é tentar buscar a solução dos problemas. Este é o nosso dever, através de projetos de lei, de críticas sobre as corrupções, das coisas malfeitas que prejudicam o nosso povo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)