60ª Sessão Ordinária - 26/08/2003
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, ocupo a tribuna na tarde de hoje para fazer algumas colocações e alguns esclarecimentos.
Ouvi o Deputado Manoel Mota dizer, em aparte ao Deputado Eduardo Cherem, que a grande inovação do Governo Luiz Henrique da Silveira - e que por isso o nosso desespero hoje também estava ficando evidente - é que agora o PMDB encontrou uma maneira honesta de fazer compras: de forma eletrônica.
E quero dizer que é muito bom que eles treinem a honestidade, pois isso faz bem a Santa Catarina. Aliás, o PMDB deve isso a Santa Catarina.
Existe um projeto encaminhado a esta Casa pelo Governador Esperidião Amin, de iniciativa do Secretário à época, Celestino Secco, há dois anos, que tratava da compra eletrônica. Se V.Exa. não sabe, Deputado Manoel Mota, o senhor não descobriu a rota, pois era assim que se procedia em Santa Catarina, ou seja, sempre procurando transparência. Portanto, isso não é uma novidade.
O que me traz a esta tribuna também é a preocupação com a situação do cidadão catarinense, do cidadão brasileiro, do servidor público de Santa Catarina. Estou muito preocupado porque, acompanhando a situação das famílias, começa a criar uma certa insatisfação, um certo temor, uma preocupação violenta e uma insegurança muito grande.
Quando vemos que o custo da energia aumenta para o empresário e para a família praticamente 29%, isso preocupa muito para quem está descapitalizado. A água está aumentando em 19%, e eu li a matéria hoje e a interpretei: são 17 meses sem reajuste!
Imaginem como a Casan pode ficar esse tempo todo sem reajuste, se temos a inflação e se há uma perda! E como eles têm coragem de repassar 1% aos servidores catarinense e brasileiro, se eles mesmos estão confirmando que empresa tem dificuldade para manter o seu faturamento, se a perda não for reposta.
Mas como fica aquele que tem de cuidar da família, que tem seus compromissos e que trabalha? Onde está a sua perda? Como é que fica a sua situação? Então, isso precisa ser dito aqui!
Ora, deflação! Vivemos num período de deflação, com juros, Deputado Joares Ponticelli, a 22%. E festejamos porque caiu 2%. É bom elevar a 30%, porque quando baixar 2 ou 3% dá para soltar foguetes, como o PT e o PMDB estão fazendo hoje, porque os dois estão assim juntos, governando este País! Olhem a expressão de alegria dos peemedebistas e dos petistas, porque os juros caíram 2%! Ora, este é um Governo fantástico! Esta é uma forma esperta de fazer politicagem e de enganar o povo! Anunciam novamente o aumento do álcool, e todos os outros aumentos deste País estão preocupando a todos nós!
Nesta mesma hora estamos vendo as Prefeituras fecharem as suas portas por falta de repasse e pela queda das receitas. Ora, onde está o único estabelecimento que poderia de fato fazer alguma coisa pelo cidadão, que é aquele que está mais próximo do povo? Nós não temos o direito de fazer isso com as Prefeituras!
Neste faz-de-conta que se Governa, nesse faz-de-conta que já estamos no verão... Estamos de pala, no inverno, porque a neve está quase chegando, mas no faz-de-conta do Governo do PMDB nós já estamos no verão! É uma barbaridade! Há essa quantidade de Secretários que não têm nada para fazer, essa tropa de vadios, e que já estão lá de férias, que já não trabalham pela manhã e ficam parados durante metade do expediente! Isso é ou não uma afronta para o cidadão?!
Eu creio que para diminuir o tempo de expediente para atender o cidadão, primeiro tem que se arrumar uma boa justificativa. E a justificativa que arrumaram é porque caiu a receita. Se a receita caiu, então, por favor, demitam quem está parado, recebendo parado! Não façam isso conosco, porque não merecemos! Primeiro mandem para casa os desocupados, porque aí já dará para economizar mais de R$2 milhões por mês! Mandem os desocupados para casa! Estão fazendo bobagem! Estão ali somente para fazer futrica, pois não têm atividade!
Estão gastando saliva neste País e em Santa Catarina como nós nunca vimos! É o Governo da saliva, o Governo que não tem ação! E o coitado do povo, na sua covardia, não reage, porque se ele reagisse, não aceitava ser enganado dessa maneira. Nós temos que parar com a saliva! Nunca se fez tanta reunião na vida!
Lá no Alto Vale, Deputado Joares Ponticelli, faz-se reunião para tudo - e o PMDB aprendeu rápido com o PT essa forma de fazer reunião. Aliás, há até uma matéria dizendo: "Falta de remédios derruba a diretoria do Incra". Está faltando remédio para o Hospital do Câncer no Brasil porque os médicos têm de fazer tanta reunião para dar satisfação ao PT que não têm tempo nem para comprar remédio e muito menos para atender o povo.
O PMDB, então, que aprende rápido, está adotando a prática das reuniões. É reunião para isso, é reunião para aquilo. "Agora vamos fazer uma reunião para discutir os assuntos da juventude; agora vamos fazer uma reunião para discutir os assuntos do lazer; agora vamos fazer uma reunião para discutir os assuntos da informação; agora vamos fazer outra reunião para discutir os assuntos da comunicação". E aí os bobos vão para baixo e para cima a custa do dinheiro do povo!
Então, nós precisamos chamar a atenção com relação a isso! Vocês têm até o direito de parar o Estado, mas não têm o direito, de forma nenhuma, de dizer que não tem responsabilidade junto com o Governo que hoje administra este País.
Aliás, quero dizer aqui, Deputado Joares Ponticelli, que não posso ter o direito de criticar nem a reforma da Previdência nem a reforma tributária, porque se o FMI está elogiando e está dizendo que está certo, se os grandes banqueiros estão dizendo que está certo e que estão satisfeitos, se o Antônio Carlos Magalhães está satisfeito, se o Jader Barbalho está satisfeito, se o José Sarney está satisfeito, se o Delfim Neto está satisfeito, enfim, se estão todos lá abraçados e defendendo o Governo, é porque o PT está certo e o povo é que deve estar errado.
Creio que o povo estava mesmo com saudade de ver o poder continuar nas mãos de Delfim Neto, de José Sarney, de Jader Barbalho, de Antônio Carlos Magalhães, o conselheiro mor hoje do PT, e provavelmente do Garotinho, agora! O Garotinho estava precisando de uma criança, de um garoto para trazer um pouco de alegria aos petistas! Está uma beleza isso! Quem sou eu para criticar!
Quem somos nós para criticar isso, se o FMI não está criticando, se os banqueiros não estão criticando, se o Magalhães não está criticando?! Está tudo muito bem! Provavelmente todos nós vamos ficar muito felizes no Brasil, graças a esses iluminados que, por certo, já contribuíram tanto para a Nação e que agora o PT foi buscá-los para ajudarem. E isso está fazendo bem. O rolo compressor, o balcão de negócios está funcionando que é uma beleza.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Muito rapidamente, Deputado Nelson Goetten, quero cumprimentá-lo pela manifestação e dizer que me causou estranheza que, quando anunciaram o aumento de 27.19% nas tarifas de energia elétrica, eles não quiseram assumir o ônus e disseram não! que só estavam reajustando porque a Aneel mandou.
Isso é uma mentira, uma enganação para o povo. Quem autoriza o aumento é o Governo do Estado, que é o dono da Celesc.
Agora, os noticiários disseram ontem: "O Presidente da Casan anunciou 20% de aumento, sem o Governador saber. O Governador está muito chateado, não está sabendo disso, mas não aconteceu nada". E parece-me que o povo vai pagar a conta.
Pelo amor de Deus! Isso é brincar e debochar constantemente da gente catarinense!
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Para terem uma idéia do que significa o aumento da energia em Santa Catarina, só nos impostos o Governo vai faturar R$20 milhões a mais por mês. O povo está empobrecido e está deixando a família passar fome, pois a dificuldade é grande. Não estão respeitando quem produz e quem trabalha neste País e vão colher as conseqüências.
O Sr. Deputado João Paulo Kleinübing - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado João Paulo Kleinübing - Deputado Nelson Goetten, com relação ao horário de meio expediente, em função da redução da despesa, o Governo está invertendo o princípio da eficiência, que é prestar o mesmo serviço gastando menos. Ou seja, em Santa Catarina nós ainda estamos diminuindo o serviço para economizar, quando o Estado deveria administrar melhor a sua despesa para prestar o mesmo serviço para à população gastando menos. Estamos invertendo o princípio de eficiência neste Estado, infelizmente.
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Eu só vou fazer uma pergunta: como é que se sente o cidadão do interior, que trabalha de sol a sol, que levanta às 7h para ir à fábrica ou para tirar o leite da vaca e tratar da criação, sabendo que aqui tem o cidadão que custa R$7.962,00, que fica esparramadinho na cama até as 10h, que depois toma o seu café e o seu bom banho, porque ele só começa a trabalhar às 13h. Isso é uma ofensa! Isso é uma agressão! Isso é um desrespeito! Isto é dar um tapa na cara do eleitor catarinense...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)