12ª Sessão Ordinária - 18/03/2003
O SR. DEPUTADO RONALDO BENDET - Sr. Presidente e Srs. Deputados, estou fazendo um roteiro de visitas aos Municípios em que recebi votação. Tenho recebido reclamações de estradas que não estão sendo recuperadas pelo Deinfra. Procurei o Secretário-Adjunto Jorge Foles, e a informação é que os equipamentos do DER foram dilapidados e, indiscriminadamente, colocados à disposição de Prefeituras do PPB e Prefeituras do Governo anterior.
Estive em Armazém, e aqui está a foto de um caminhão do DER carregado de lixo. Estava sendo usado pela Prefeitura daquele Município. Até acho que a Prefeitura deve ser ajudada pelo Governo para comprar um caminhão para o transporte de lixo, mas o que não pode é isso acontecer. E isso é só um exemplo.
Dei entrada com um pedido de informação para saber onde estão as máquinas do DER; por que estão em algumas Prefeituras em detrimento de outras que estão sem nada. Todos os equipamentos do DER foram praticamente colocados à disposição, inviabilizando o órgão, inviabilizando a recuperação de rodovias por conta do DER.
Queremos explicações a respeito e responsabilizar os administradores do Governo anterior, que, indiscriminadamente, doaram todos os equipamentos do Estado por empréstimo, a curto, médio ou a longo prazo. E agora as estradas de responsabilidade do DER ficam sem manutenção.
Deputado Nelson Goetten, o Governo Luiz Henrique da Silveira é democrático; fez uma coligação formal com o PSDB; tem dificuldades não com os Deputados mas nas bases partidárias, onde existem disputas, o que é normal. São várias pessoas (os Partidos são fortes) querendo ocupar o mesmo espaço.
Agora, o que o PMDB prometeu está cumprindo. Não houve, como no Governo passado, quando foi prometido para o PSDB a Presidência deste Poder, ao Deputado Jorginho Mello, e não foi cumprido.
Deputado Nelson Goetten, estamos fazendo força para cumprir, mas há momentos de dificuldades! Na política, como diz o Colega Onofre Santo Agostini, quando não há acordo se decide no voto.
Essa é uma atividade política às claras, democrática. Há dificuldade de consenso, que não é o ideal, mas na maioria das regiões predomina o consenso.
O Deputado Genésio Goulart apadrinhou a nomeação de Léo Rosa de Andrade como Secretário Regional de Tubarão, cidade onda a maioria é do PSDB. O Prefeito ficou contra o Governador Luiz Henrique da Silveira, e os poucos peessedebistas que apoiaram o Governador foram abençoados pelo Parlamentar Genésio Goulart.
Essas questões, Deputado Joares Ponticelli, de disputa por cargos são normais. Não venham me dizer que no Governo passado não existiam disputas por cargos! Se não existisse, seria diferente! Seria ditadura, imposição, não aceitar qualquer discussão!
Quero avisar aos navegantes, aqueles que estão acostumados do lado de lá, originários da ditadura militar, que somos filhos da mesma origem, ou seja, da democracia. Tanto o PMDB quanto o PSDB são originários do MDB, e a nossa prática é democrática; de aceitar o diálogo, da discussão, muitas vezes acaloradas, é bem verdade, às vezes ultrapassa os limites das paredes dos diretórios ou das reuniões, dos corredores, e os jornalistas captam essas discussões. Isso faz parte da democracia!
Quero dizer que o Governo não faz só isso! São apenas questiúnculas, normais, e até no final do Governo passado ainda se faziam. E estamos apenas com 70 e poucos dias de Governo. Um Governo que trouxe proposta de mudança revolucionária para Santa Catarina, de esperança para o povo catarinense.
Quero dizer aos Deputados Joares Ponticelli e Nelson Goetten, com todo respeito, que é exatamente aquilo que está nos outdoors: o seu José dos Anzóis ou a dona Maria das Couves que estão governando Santa Catarina, porque agora é um Governo democrático, aberto ao povo catarinense; que estará nas regionais, nas Secretarias, ouvindo o povo, diretamente; que aceita críticas, sim; que conversa e discute bastante; que Luiz Henrique da Silveira tem comando, Deputado Nelson Goetten, e sensibilidade para ouvir. Podem acontecer alguns erros, e fazem parte, mas pode-se voltar atrás.
Queremos fazer um Governo participativo, ouvindo e com uma oposição forte dos Partidos que representaram ou daqueles que são mais fiéis ao Governo passado.
Queremos, sim, quanto mais há crítica, quanto mais forte a crítica, quanto mais forte a Oposição, mais forte e mais sólido será o Governo Luiz Henrique e Eduardo Moreira, porque somos de origem democrática e estamos acostumados a receber a crítica. E queremos recebê-la, porque ela é construtiva. É através de uma crítica forte, de uma Oposição forte que vamos construir um Governo forte, porque pela vigilância da Oposição estaremos corrigindo mais rapidamente os erros que certamente teremos.
Com certeza, Deputado Rogério Mendonça, o nosso caminho está sendo trilhado de forma correta; este Governo já fez muito mais pela BR-101 - na luta, porque não depende do Governo do Estado -, indo a Brasília, exigindo do Governo Federal, conversando com o Presidente Lula, pela sua sensibilidade; trazendo o Ministro aqui na questão Besc, lutando, conjuntamente com os diversos Partidos interessados na manutenção, pelo Besc como banco público; nas questões da nossa região, na saúde, pagando cirurgias cardíacas, que não estavam funcionando por falta de pagamento; procurando resolver a questão do Aeroporto Diomício Freitas e do aeroporto de Jaguaruna, que não são compromissos deste Governo, mas temos de estar lá, porque agora o Governo é de Luiz Henrique.
Não estamos aqui como no passado, quando diziam: "Não dá para fazer, porque o Governo passado deixou dívidas". Assumimos o Governo e vamos assumir a condição de Governo.
Por isso, estaremos aqui vigilantes as palavras que serão sempre ditas contra o nosso Governo. É um Governo firme, Deputado Nelson Goetten!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Pois não!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado Ronaldo Benedet, ouvindo os Deputado Nelson Goetten e Joares Ponticelli, escutamos o choro, a tristeza e entendemos perfeitamente por que estão magoados, até porque foram rejeitados nas urnas.
O povo de Santa Catarina não aceitou a proposta do PPB. Prova disso é que eles perderam as eleições. Perderam porque não fizeram aquilo que Santa Catarina queria e esperava. As promessas deles não foram cumpridas. É diferente do Governo Luiz Henrique, que é um Governo que prometeu a descentralização e está cumprindo.
Nessa última sexta-feira estive, juntamente com o Governador, lá no Extremo Oeste catarinense, a mais de 800 quilômetros daqui de Florianópolis, na cidade de Dionísio Cerqueira, comandada pelo Prefeito Altair, do PT, quando também estavam os Deputados Herneus de Nadal, Líder do Governo, e Pedro Baldissera, que representa também aquela região, e presenciamos a assinatura de um convênio no valor de R$1 milhão, mais de R$700 mil do Governo do Estado, recursos esses para a concretização, a viabilização do Porto Seco, a porta de entrada do Mercosul. São R$700 mil do convênio!
O Oeste de Santa Catarina não é mais a porta dos fundos, como disse Luiz Henrique. Santa Catarina está começando os convênios, as obras, a viabilização deste Estado pelo Extremo Oeste. Este é um Governo que, com certeza, daqui a quatro anos será aprovado pela população. Não será igual ao Governo de Esperidião Amin, que foi rejeitado pelo povo, pelo voto. É por isso o choro e o desespero desses que perderam as eleições.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Fico devendo...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)