Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Simone Schramm

10ª Sessão Extraordinária - 15/10/2003

A SRA. DEPUTADA SIMONE SCHRAMM - Quero agradecer ao Deputado Onofre Santo Agostini e cumprimentar a minha colega, também professora, Deputada Odete de Jesus.

(Passa a ler)

"Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, como muitos sabem sou professora, filha e neta de professora, e há 27 anos dedicada à causa do ensino público catarinense.

Tenho certeza de que foi através do meu trabalho e dedicação em prol da educação que os catarinenses confiaram-me o seu voto. A minha primeira atuação, aos 17 anos de idade, foi em comunidade rural, em sala de aula multisseriada, aonde além de professora era merendeira, zeladora e assistente social da comunidade.

Quero reconhecer o valor do professor catarinense, que tem dentro de si acesa a chama do amor, da dedicação, do comprometimento e que, acima de tudo, consegue, por si só, transmitir aquilo que acredita.

Em razão disso, venho propor hoje aos Parlamentares desta Casa a instituição da Medalha de Mérito ‘Castorina Lobo de São Thiago’, almejando homenagear os professores que realizaram relevantes trabalhos na área da educação ou que tenham contribuído por outros meios, e de modo eficaz, para o desenvolvimento da educação no Estado de Santa Catarina.

Assim como milhares de professores catarinenses, Castorina Gonçalves Lobo, nome de solteira, filha de José Gonçalves Lobo e Flor Lobo, nasceu em 28 de dezembro de 1884, em Tubarão. Em 1890, mudou-se com sua família para a Capital por motivos profissionais de seu pai, onde cursou o primário e o secundário.

A jovem Castorina, aos 15 anos, iniciou sua vida como professora, na Escola Modelo em Florianópolis, junto ao atual Instituto Estadual de Educação, não tendo mais parado de lecionar. Paralelamente, tornou-se colaboradora assídua dos principais jornais e revistas da época de Florianópolis, Joinville e São Francisco do Sul.

Em 1907, casou com Vicente Olavo de São Thiago, com quem compartilhou sua vida durante 34 anos e teve sua filha Branca Flor de São Thiago. Assim, adotou o nome da família do esposo e passou a se chamar Castorina Lobo de São Thiago. Em razão do casamento fixou residência em São Francisco do Sul, quando passou a lecionar na atual Escola Básica Felipe Schmidt.

Quando seu esposo Vicente faleceu, em 1941, Castorina veio para Florianópolis e logo em seguida passou a residir em Blumenau com sua filha Branca Flor; foi nessa época que intensificou sua vida literária com uma poesia de agradável sabor lírico.

O livro de estréia ‘Rimas de Outono’ foi publicado em 1955. Posteriormente, lançou ‘Clarinadas’, ‘Aquarela da Ilha de Santa Catarina’, ‘Cruel Estigma’ e ‘Meu Álbum - versos do coração’.

Ingressou, em 1958, na Academia Catarinense de Letras, como sucessora da poetisa Delminda da Silveira, para ocupar a cadeira de nº 10, que tinha como patrono Antônio Francisco Castorino de Faria, sendo recepcionada por seu cunhado, o acadêmico imortal Arnaldo de São Thiago.

Ao lado de grandes personalidades como Othon d’Eça Barreiros e Altino Flores, Castorina foi uma das grandes líderes do movimento antimodernista em Santa Catarina. Primando pela forma disciplinada e impecável do estilismo clássico do verso, travou batalha com os modernistas do Grupo Sul.

Castorina teve uma vida poética curta, em razão de ter sofrido, em 1961, uma lesão no nervo ótico e ter perdido 90% da visão, enfermidade prolongada que a reteve no leito até falecer, em 24 de agosto de 1974.

A Academia Catarinense de Letras promoveu, em 1975, a Sessão Saudades da Imortal Castorina Lobo de São Thiago. Segundo o também imortal Paschoal Apóstolo Pítsica, que a chamava carinhosamente de ‘lírica poetisa dos versos outonais’, Castorina gostava de dizer que seu ímpeto e coragem herdara de Anita Garibaldi, com quem possuía um certo grau de parentesco pelo lado materno.

O trabalho desenvolvido por Castorina Lobo de São Thiago não se limitava aos ‘muros da escola’; ia muito além dessa barreira física, pois foi uma mulher patriota que sempre demonstrou sua preocupação com a educação e a cultura, foi professora, escritora e poetisa, lutando sempre pelo Magistério, bem como se dedicava aos estudos religiosos e filosóficos.

Saliente-se que em razão do espírito cívico e político exacerbado, proferiu discursos e conferências em sessões cívicas e patrióticas. Além disto, Castorina foi a primeira mulher catarinense a andar de avião.

Instituir a Medalha de Mérito com seu nome é uma forma desta Casa prestar as devidas homenagens àquela grande mulher, em reconhecimento aos anos de luta dedicados à educação e também à cultura catarinense.

Castorina Lobo de São Thiago foi uma grande mulher, reconhecida e respeitada pela sociedade catarinense, pois rompeu todos os preconceitos de classe e gênero de sua época, tornando-se um exemplo de educadora a ser lembrado. Nada mais justo do que agraciar com uma medalha os professores que também são exemplos para a educação, por realizarem relevantes trabalhos na área da educação ou contribuírem por outros meios e de modo eficaz para o desenvolvimento da educação na semana alusiva ao professor.

Ante o exposto, solicitamos aos nobres Pares o acolhimento do projeto de resolução e o necessário apoio à sua aprovação.

Por isto, nesta oportunidade quero cumprimentar e homenagear cada professor catarinense pelo seu dia, pois ‘ser professor é orientar com sabedoria e conduzir com firmeza e carinho’. Que todos nós sejamos abençoados pelo nosso mestre maior, Deus, através de nossas ações no dia-a-dia para com a educação catarinense."

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?

A SRA. DEPUTADA SIMONE SCHRAMM - Pois não!

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Nobre Deputada, gostaria de parabenizá-la pela iniciativa de fazer esta homenagem à professora Castorina. E não só a ela, mas através dela a todos os professores de Santa Catarina.

Na verdade, hoje, Dia do Professor, é uma data muito importante, que talvez por si só nada signifique. Mas no contexto da reflexão e de que todos nós, Legisladores, e a sociedade temos que ter em relação ao professor, torna-se importante.

Que este tempo sirva para reflexão e que possamos fazer mais pela educação. Esse projeto de V.Exa. vai nesta direção.

Parabéns a V.Exa. como também a parabenizo pela sessão solene de ontem, em homenagem ao Banco de Olhos de Joinville. V.Exa. está tendo grandes iniciativas que realmente valorizam aqueles que estão fazendo, ou seja, a professora Castorina, o Banco de Olhos e o professor, que V.Exa. também representa.

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - V.Exa. me concede um aparte?

A SRA. DEPUTADA SIMONE SCHRAMM - Pois não!

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - Nobre Deputada, gostaria de parabenizar V.Exa. pelo pronunciamento que faz em homenagem aos professores. V.Exa. traz como modelo de professora a Sra. Castorina, mas queria parabenizar V.Exa., que é a primeira Deputada da história do PMDB, a representante feminina do PMDB nesta Casa e a professora entre os Deputados da Bancada do PMDB.

Parabenizo V.Exa. e em seu nome estendo meus cumprimentos a todos os professores e professoras do Estado de Santa Catarina. Enfim, todas as pessoas na área do conhecimento obrigatoriamente passam pelas mãos do professor.

Por isso, presto esta homenagem a V.Exa., estendendo-a a todos os professores de Santa Catarina.

Muito obrigado.

A SRA. DEPUTADA SIMONE SCHRAMM - Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)