29ª Sessão Solene - 22/11/2004
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Vorrei dire de lá mia felicitá em poder estar em questa solenitá. É um gran piazzer recebê-los em Joaçaba.
Meus Colegas me disseram que eu tinha muita paúra de chegar aqui e fazer um pronunciamento em italiano. Mas como o nosso dialeto está muito mestiço e temos presentes o nosso cônsul e muitas autoridades genuinamente italianas, vou ficar só nesta breve introdução.
Cumprimento os componentes da mesa, o nosso Presidente, Deputado Onofre Santo Agostini, os meus caros Deputados Dionei Walter da Silva, Jorginho Melo e Rogério Mendonça, que é o coordenador do fórum, todas as autoridades aqui presentes, autoridades políticas, Prefeitos, na figura do nosso anfitrião Prefeito Armindo Haro Neto, o Secretário Regional Raul Furlan, autoridades estaduais, enfim, os amigos, os Vereadores das demais comunidades e a nossa comitiva da querida cidade de Lages, que aqui está.
Quero dizer da alegria de estarmos aqui, meu caro Deputado Rogério Mendonça, V.Exa. que é o Coordenador do Fórum Parlamentar Ítalo-Brasileiro lá na Assembléia Legislativa. De maneira nenhuma poderíamos nos omitir de estar nesta reunião importante em que faz com que a Assembléia Legislativa, que é a caixa de ressonância de tudo aquilo que se pensa e diz-se no nosso Estado, esteja aqui na nossa querida cidade de Joaçaba.
O fórum, do qual tenho o prazer de participar, dá-nos a oportunidade de rever amigos e de passar momentos junto com essas pessoas e também nos deu a oportunidade, no ano passado, de estarmos numa comitiva de Deputados na nossa querida Itália.
Lá tivemos a oportunidade de nos encontrar com V.Exa. e também viver momentos muito emocionantes, como a ocasião em que pedi licença e saí da comitiva para ir à cidadezinha de Valdagno, pertinho de Páduva e consegui ver o que tinham me retratado por fotografias e conversas - a casa onde meus avós e meus dois tios mais velhos nasceram e se criaram antes que o bisnono os tivesse levado até o vapore.
Eu ouvi de dois primos irmãos da minha falecida mãe, que lá ainda vivem, dizer da tristeza, do aperto no coração que cada pai de família tinha na época em que saíam de casa para levar seus filhos aos navios - uns iam para a Austrália e América do Norte, e para o Brasil vieram o meu falecido avó por parte de mãe, Bortolo Rossato e Pedro Rossato, avó do nosso vice-Prefeito eleito no Município de Tangará, amigo Eugênio Rossato.
Evidentemente que essa história faz parte e é comum a todos os amigos e amigas presentes que têm sua origem na Itália também. Essas pessoas chegaram em Santos ou no Rio Janeiro, e os meus foram até Santa Maria da Boca do Monte, e lá por 1920 subiram o Rio do Peixe, instalando-se na região da antiga Rio Bonito, hoje a nossa querida cidade de Tangará.
Joaçaba, Luzerna, Ibicaré, Caçador, de onde aqui temos representantes, as histórias dessas regiões, sua fundação, sua colonização, seu progresso, sua cultura com certeza tem muito a ver com o que os nossos antepassados fizeram por essa terra, por essa gente e pela cultura. E o povo precisa de cultura para que continue engrandecendo e respeitando todos aqueles que dão a sua contribuição.
Por isso encerro essa breve saudação dizendo, meus caros Deputados, autoridades presentes, a nossa Unoesc, da alegria que Santa Catarina tem pela sua história, pelos seus antepassados e, de maneira muito especial, pelos italianos, pelos imigrantes que deram e continuam dando muita qualidade e valor a essa terra abençoada por Deus e que os homens a transformaram neste Estado modelo, que nos orgulha e continuará nos orgulhando, se Deus quiser, cada dia mais.
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)