52ª Sessão Ordinária - 11/08/2004
O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, o tema abordado pelo Deputado Nilson Gonçalves pede um grande debate. Não poderia se restringir a alguns minutos na tribuna nem a um monólogo, pois S.Exa. externou aquilo que é uma verdade verdadeira (uma redundância a toda prova), mas é uma constatação da realidade que nós vivemos hoje. E nesse particular ela é cruel.
Desse debate deveriam participar todos os representantes da sociedade catarinense, mesmo dos mais longínquos rincões do nosso Estado aqui na Capital, porque a violência que acontece aqui não é exclusividade da Capital, ela está hoje se espalhando por todas as partes do Estado!
Eu não sei o que está acontecendo com o ser humano. A banalização da vida é realmente um negócio muito sério.
O meu propósito de hoje é tratar sobre outros assuntos, mas antes gostaria de registrar que participei do evento promovido pela Assembléia Legislativa, por provocação da Deputado Simone Schramm, ontem à noite. Foi um evento de envergadura, realmente foi um negócio espetacular.
Eu já a cumprimentei. Como fiquei um pouco prisioneiro da mesa, ao lado do Deputado Romildo Titon, acabei queimando um compromisso, que está me dando dor de cabeça até agora. Mas valeu a nossa presença.
Quero também fazer referência ao destaque da administração de Carlos José Stüpp, Prefeito pelo PSDB, o meu Partido. É de fundamental importância quando um administrador público municipal se destaca, porque a realidade dos Municípios brasileiros, sem exceção, é muito cruel, dado alguns casos de processos por endividamento, e com isso a dificuldade em administrá-los.
E quando alguém se destaca é porque, com certeza, houve um processo de criatividade. Se não tem muito dinheiro, com inteligência e com bastante criatividade também dá para fazer muita coisa!
Por isso faço coro ao registro que fez aqui o Deputado Joares Ponticelli sobre o sucesso, o êxito da administração de Carlos José Stüpp. E isso, para o PSDB, o nosso Partido, Deputado Genésio Goulart, é de fundamental importância.
Eu respeito a posição do meu prezado amigo, Deputado Genésio Goulart, mas ele não seria alvo das honrarias se algo de bom não tivesse realizado. E acredito que realizou. Por isso as honrarias e os registros merecidos.
O meu assunto principal, Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, é o registro de um evento de grande envergadura que aconteceu no dia 24 de julho, em São Joaquim, e naquela oportunidade esta Casa estava em recesso.
A comemoração dos 30 anos da colônia japonesa em São Joaquim foi um sucesso. O ambiente no pavilhão da Festa da Maçã foi trabalhado tipicamente, conforme a cultura japonesa. Foi algo extraordinário.
Naquele evento foram homenageadas figuras ilustres, que deram a sua contribuição para o progresso, o desenvolvimento do Município de São Joaquim, principalmente à cultura da maçã, com destaque para o Governador Ivo da Silveira, que na época teve visão e arriscou numa coisa incerta. Também foram homenageados os Governadores Ivo Silveira, Colombo Machado Salles e o joaquinense, também Governador, Henrique Córdova.
A maçã trouxe àquele Município o progresso e a prosperidade. Não fora a cultura da maçã e a chegada dos japoneses em São Joaquim, não sei o que seria da minha terra natal, confesso honestamente que não sei o que seria, mas ela se projeta, e agora, além da cultura da maçã, os técnicos e os estudiosos identificaram a vocação do Município para a cultura da uva Cabernet para a fabricação do vinho de qualidade.
Lá existem investidores, empresários de porte, como o Dilor Freitas, voltado para a cultura da uva. E também iniciando o seu empreendimento o empresário de Jaraguá do Sul, Dr. Vander Weege.
Estava presente também o Governador Luiz Henrique da Silveira, que num pronunciamento muito inspirado discorreu sobre as potencialidades, já que participou ativamente das honrarias conferidas aos ex-Governadores.
Foi um evento muito bom, bem descontraído, alegre, com danças típicas, danças de tambor, apresentações marciais, enfim, uma coisa bem diferente, mas tipicamente japonesa.
Também foi homenageado o Cônsul do Japão e os pioneiros. O Hirigani, dentre outros, por exemplo, passou a ser o ícone da colônia japonesa em São Joaquim.
Portanto, faço este registro porque significa muito para a Região Serrana a cultura da maçã, que se espraiou para os Municípios de Fraiburgo e outros que também já estão iniciando o cultivo da maçã.
O pioneiro foi o Município de São Joaquim com a chegada dos japoneses, Deputado João Henrique Blasi, que deram e vêm dando uma grande contribuição.
Hoje, São Joaquim não é o maior produtor de maçã, mas com certeza absoluta, sem falsa modéstia, afirmamos que a maçã de melhor qualidade do Brasil é a de São Joaquim. E o maior produtor de Santa Catarina, que é Fraiburgo, reconhece o fato.
E aí a importância das colonizações. A colônia japonesa em São Joaquim fez a diferença, e ontem ouvi, através dos pronunciamentos feitos, sobre a importância da vinda dos alemães ao nosso Estado.
Portanto, são eventos dessa natureza que merecem todo o prestigiamento. O espaço lá é muito grande, mas estava literalmente lotado, imaginamos que havia mais ou menos duas mil pessoas presentes. O almoço servido, às 14h, era típico, apesar de gostar muito de churrasco, o prato era muito bom, além do saquê, que foi servido, que é uma bebida feita à base de arroz e que pega facilmente.
Faço este registro, Sr. Presidente e Srs. Deputados, para falar da importância da presença dos japoneses em São Joaquim, que iniciaram as suas atividades com o plantio da batata semente, comercial, depois com a ervilha, e hoje estão diversificando com a cultura das chamadas pequenas frutas, tais como a ameixa, a pera, com destaque no Município de Frei Rogério, terra dos Deputados Romildo Titon e Onofre Santo Agostini, que se emancipou do Município de Curitibanos.
Ao registrar a realização deste evento, quero dizer que com pesquisa, com estudo, o solo catarinense tem condições de se projetar nas mais variadas culturas.
A Região Serrana tem vocação para a madeira, papel e pecuária, apesar de que a pecuária serrana é ainda rudimentar. Há outros Municípios para a vocação de hortigranjeiro, mas a Região Serrana tem uma vocação muito grande para a cultura de frutas.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)